Priscila Esperandio

Frevo: Tudo sobre essa dança folclórica

Você com certeza já ouviu falar no frevo, esta expressão de arte que é a cara do Brasil. Quer saber mais sobre o assunto? Então me acompanhe na leitura deste artigo e descubra tudo!

O que é frevo?

O frevo é um tipo de dança folclórica e de música, nascido há mais de um século em Pernambuco. Ele foi criado como uma mistura de vários ritmos, como maxixe, marcha, dobrado, capoeira e polca, e hoje possui mais de 120 passos. Sua característica é de ter ritmo acelerado, e está muito presente principalmente no Carnaval, em especial nas cidades de Recife e Olinda.
Nosso frevo foi reconhecido e nomeado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007 e pela UNESCO em 2012.

História do frevo

A origem do frevo veio da rivalidade entre os escravos recém-libertos e as bandas militares. Seu nome vem do verbo ferver, inspirado no ritmo frenético da dança e música, além da agitação do momento vivido quando foi criado (abolição da escravatura). O dia do frevo é celebrado em 9 de fevereiro, e seus 100 anos foram comemorados durante o Carnaval de 2007.

Paço do frevo

Devido a toda sua popularidade e importância histórica, foi criado o Paço do Frevo em Recife. O espaço funciona como um museu do frevo com registros históricos e objetiva divulgar este patrimônio cultural do folclore brasileiro.

Frevo: dança e música

É muito comum, ao visitar Pernambuco, encontrar grupos dançando ao ritmo do frevo, de modo a apresentar aos turistas esta forma de expressão cultural do estado.

Homem jovem dançando frevo

Há diversos artistas renomados que ajudaram a difundir este tipo de música pelo Brasil e mundo afora, e que ainda se fazem presentes tocando seu frevo de carnaval em Pernambuco todos os anos.

Outras características do frevo

Além da melodia, há outras características como a roupa de frevo e a conhecida sombrinha de frevo, elemento chave nas apresentações. Estes acessórios são sempre coloridos, muitas vezes com a bandeira do estado, e a sombrinha tem ainda a função de auxiliar no equilíbrio para realizar as acrobacias presentes na dança.

Mulher jovem dançando frevo

Três tipos de frevo

O frevo é dividido em três tipos: o frevo de bloco, que é cantado, como as marchinhas de carnaval; o frevo de rua, que é dançado ao ritmo dos instrumentos musicais (também é conhecido como frevo de dança) e o frevo-canção, que tem melodia mais lenta e é orquestrado pela chamada Fanfarra.
Os instrumentos musicais mais presentes no frevo são o trompete, trombone, tuba e saxofone.

Tudo sobre o frevo você encontra aqui!

Não tem como ouvir frevo e ficar parado! Temos orgulho de ter esta expressão cultural como parte de nossa história, e que ainda se faz presente.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o frevo? Então compartilhe para que outras pessoas também possam aprender! Se quiser ler mais conteúdos como este, continue por aqui! Ficou alguma dúvida? Quer dar sugestões ou sua opinião? Basta escrever aqui embaixo! Até a próxima!

Frevo: Tudo sobre essa dança folclórica
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *