Leila Mendes

Fungos nas unhas: 4 Formas de se proteger

Se existe um problema muito comum e que afeta principalmente os pés, são os fungos nas unhas. Eles são causados geralmente por parasitas microscópicos e costumam se proliferar em áreas úmidas e em épocas muito quentes. É fácil perceber quando se tem um ou mais, já que eles causam mudanças na cor, forma e textura das unhas. Dependendo do caso, pode até destruir por completo a unha afetada. Por isso, fique de olho nas dicas que vamos dar para você prevenir o desenvolvimento. Atenção: na dúvida procure sempre um médico dermatologista para analisar o caso e recomendar o tratamento adequado.

Imagem de um pé com fungos nas unhas

Fungos nas unhas: 1) Mantenha os pés limpos e secos

Manter uma boa higiene nos pés ajuda a prevenir o aparecimento de fungos uma vez que eles gostam de se desenvolver em lugares úmidos e escuros. Portanto, dê preferência a uma limpeza com gel ou sabonete de pH neutro, pois evita qualquer irritação e ainda diminui suas defesas. Não se esqueça também de secar bem os pés e as mãos depois de lavá-los ou depois de fazer qualquer atividade física.

Fungos nas unhas: 2) Corte sempre as unhas

Outra ótima opção para prevenir os fungos nas unhas é mantê-las sempre cortadas, tanto as das mãos, quanto as dos pés. Prefira um corte reto e limpo, evitando deixar bordas irregulares. Além disso, vale limpar e desinfetar sempre as ferramentas que são utilizadas para isso. Evite também compartilhar esses acessórios com outras pessoas. É legal ter o seu próprio kit. Afinal, os fungos nas unhas são muito contagiosos e se você usar um cortador infectado, poderá desenvolver o problema facilmente.

Imagem de um pé feminino saudável

Fungos nas unhas: 3) Locais públicos? Só se for com calçados

Andar descalço em um lugar público é uma das maneiras mais fáceis de contrair uma infecção por fungos. Sem contar que na maioria das vezes eles não são tão higiênicos como parecem. Ou seja, pensou em praia, piscina, academia, sauna ou chuveiro público… trate de colocar um calçado, como o chinelo, por exemplo.

Fungos nas unhas: 4) Utilize sapatos mais confortáveis

Calçados apertados tendem a desenvolver fungos nas unhas com maior facilidade devido à pressão. Neste caso, nada melhor do que investir em sapatos cômodos que permitem um espaço suficiente entre a pele para respirar. Dica: deixe o calçado que usou durante o dia ventilar a noite. Evite ainda compartilhar sapatos ou meias com outras pessoas a fim de evitar um contágio por fungos.

Imagem de um pé feminino com um coração de creme

Fungos nas unhas: 4 Formas de se proteger
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *