Talitha Benjamin

Aprenda a controlar os gastos com o cartão de crédito

Gastos com cartão de crédito

Se você usa o cartão de crédito com frequência, sabe que ele pode ser muito útil para emergências ou para aliviar aquela compra de valor mais alto através do parcelamento. Mas esse recurso, apesar de oferecer praticidade em várias ocasiões, também pode ser o motivo de um grande aperto financeiro.

E o problema é sério: uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 25% das pessoas que usaram cartão de crédito em 2018 estão inadimplentes, isto é, não conseguiram pagar a dívida. Apesar de ser a modalidade de crédito (dinheiro que se pega emprestado de instituições financeiras) com os juros mais altos, ele ainda é o método de pagamento mais escolhido pelos brasileiros.

Uma boa educação financeira e planejamento podem ajudar a evitar deslizes na hora de comprar usando o cartão e te manter longe das taxas gigantescas e de uma possível dívida. Confira a seguir 4 dicas para controlar os gastos com o cartão de crédito:

Evite ao máximo o parcelamento da fatura

O banco oferece um recurso de parcelamento da fatura, o que pode parecer muito tentador nos meses em que a conta veio muito mais alta do que o esperado. Ele pode ser uma boa opção em emergências para evitar que o seu nome entre em serviços de proteção ao crédito por inadimplência, mas também pode fazer com que você entre em um espiral muito maior de dívida, já que os juros do rotativo do cartão de crédito são absurdamente altos. Por isso, sempre que possível, prefira quitar o valor integral da fatura mensal.

Tenha disciplina e limite o uso do cartão

A primeira regra para não sair dos eixos no uso do cartão de crédito é simples: use apenas para o necessário. Evitar ao máximo os gastos supérfluos é importante para garantir que as contas não saiam do controle. Criar o hábito de questionar se o que você está prestes a comprar é realmente necessário ajuda a evitar a compra por impulso. Isso vale também para aceitar aumento de limites, novos serviços de crédito ou outros cartões.

Faça um bom planejamento

É importante conhecer as datas do seu serviço de cartão de crédito: isto inclui a data da virada da fatura, o vencimento da conta, o valor da anuidade e o limite disponível. É importante também anotar todos os gastos feitos no cartão de crédito, uma dica boa é utilizar o aplicativo do seu cartão para que ele te envie uma nova notificação a cada gasto e ter os dados do seu uso na palma da mão. Se preferir, anote ou crie uma planilha para controlar os gastos.

Programe o vencimento da fatura perto do salário

Ao usar o cartão de crédito, a maior prioridade precisa ser pagar a fatura em dia para evitar os juros abusivos. Programe a data de pagamento para próximo do seu salário, pois, dessa forma, é mais fácil quitar a dívida e evitar o parcelamento ou o rotativo (que é o recurso de parcela mínima, com juros ainda maiores).

Seguindo essas dicas, os gastos com o cartão de crédito permanecem sob controle, e você escapa dos juros abusivos e preserva a sua vida financeira, e ainda aproveita para gastar seu dinheiro de forma mais consciente e poupar para realizar seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *