Luiza Olinda

Girl Power e o empoderamento feminino: o que tudo isso quer dizer?

Girl Power

As mulheres sempre estiveram decididas a lutar pelos seus direitos e por um mundo melhor e, por conta disso, já tivemos conquistas importantíssimas para o gênero.

Mas hoje, por vivermos em um mundo em que a internet facilita o contato com a informação, cada vez mais temos visto como está crescendo o movimento que luta pela igualdade de direitos entre os sexos e por uma sociedade mais justa com as mulheres.

Todo esse debate é essencial para o desenvolvimento social e para que sejamos capazes de criar um mundo melhor para essa e para as próximas gerações.

Nesse contexto, vira e mexe surgem alguns termos que não conhecemos, e dois dos que mais têm sido utilizados são o “Girl Power” e o “empoderamento feminino”. Mas você sabe o que essas palavras significam e por que seus conceitos são tão importantes para a luta contra o machismo?

Girl Power e o verdadeiro poder da mulher

Quando falamos de Girl Power estamos evocando um conceito que mostra o quanto as mulheres são incríveis, e inspirando outras mulheres a reconhecer e mostrar o verdadeiro poder feminino de transformar o mundo.

Sabe quando a gente houve aquela música inspiradora da sua diva pop preferida e sente que pode fazer qualquer coisa? Isso é Girl Power! E quando olha para o lado e vê que praticamente toda a equipe que trabalha com você é mulher? Isso também é Girl Power! E quando vê as mulheres se unindo pela luta dos direitos femininos? Girl Power neles!

O Girl Power inspira a autoestima, a confiança e a certeza da mulher como um ser capaz de ter voz ativa na sociedade e se reconhecer como a dona da sua própria felicidade e de sua vida.

Nesse sentido, a mulher se torna amplamente consciente de que é dela o poder sobre suas escolhas profissionais, sexuais e pessoais, em qualquer esfera que seja. Ela só vai se casar se quiser, só vai ter filhos se quiser e só vai usar uma roupa se gostar, porque tem plena ciência de que é poderosa o suficiente para decidir sua própria vida. Isso é Girl Power!

Girl Power e o empoderamento feminino

O empoderamento feminino está intimamente ligado com o conceito de Girl Power, mas cobre, também, um outro aspecto, o da colaboração e apoio entre as mulheres.

Empoderar uma mulher significa dar poder a ela. Por exemplo, quando uma mulher que tem os cabelos crespos é apresentada à outras mulheres crespas e descobre produtos e técnicas para manter seus fios naturais sem ter que alisá-los, obrigatoriamente, ela está sendo empoderada. Ela agora tem o poder de decidir o que fazer com seus próprios cabelos. E uma vez que uma mulher é realmente empoderada, nada pode pará-la, e ela seguirá empoderando outras mulheres.

As mulheres também podem empoderar a si mesmas, buscando conhecimento, informações e experiências que as permitam que ajam e sejam vistas como pessoas que têm pleno conhecimento sobre elas e seus papéis na sociedade, e têm a escolha de ser aquilo que escolherem.

O conceito de empoderamento feminino é tão importante que a ONU já definiu 7 princípios para propagação desse conceito. Eles envolvem a igualdade de gêneros no mundo corporativo, não discriminar, assegurar saúde, educação e segurança para o desenvolvimento profissional das mulheres, divulgar o empoderamento feminino através de iniciativas de desenvolvimento empresarial e marketing, investir em estratégias comunitárias e acompanhar os resultados.

Como colocar o conceito de Girl Power e empoderamento na prática

Empoderar mulheres e disseminar o conceito de Girl Power é um trabalho diário que pode ser fortalecido quando adotamos algumas dessas práticas:

Girl Power playlist

Ato de juntar, ouvir e divulgar músicas que tenham mensagens relacionadas ao Girl Power para inspirar a si mesma e a outras mulheres.

Ensinar algo a uma mulher

Sabe um pouco mais sobre finanças? Sobre moda? Sobre beleza? Sobre administração? Então que tal transmitir esse tipo de informação para uma mulher que possa estar precisando de conhecimento e empoderamento para mudar de vida?

Enraizar o empoderamento nas meninas

As crianças também precisam saber que são capazes de ser e fazer o que quiserem, independente do gênero. Comece conversando com sua sobrinha, sua prima ou qualquer menina que seja próxima a você e mostrando que o quanto as mulheres são poderosas, e ela também é!

Seja você mesma

Você já parou para pensar que você também pode estar inspirando outras mulheres? A sua irmã mais nova, por exemplo, pode estar de olho em tudo o que você faz, então, seja confiante e mostre como você é feliz e linda da forma que é.

Una-se a outras mulheres

Já passou da hora de colocarmos um fim nessa história que as mulheres estão sempre querendo passar umas por cima das outras. Unidas nós somos mais fortes e quanto uma mulher vence, todas vencem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *