Glicerina no cabelo faz bem? Saiba como usar e quais os benefícios

Glicerina no cabelo

Quem tem os cabelos cacheados e crespos é expert em encontrar diferentes produtos para fazer uma hidratação capilar caprichada, não é mesmo?

E um dos produtos “inusitados” que prometem hidratar e definir os fios é a glicerina.

Mas, glicerina é bom mesmo?

Para ficar com as madeixas hidratadas, é preciso usar o ingrediente de forma adequada ou os resultados podem não ser o desejado. Isso porque a glicerina age da seguinte maneira: ela atrai a umidade do ar e a leva para os fios. Se for usada em um dia seco, o efeito pode ser reverso, ou seja, o composto pode acabar extraindo a umidade do próprio cabelo o que, consequentemente, vai deixá-lo ressecado.

Por este motivo, o produto deve ser usado nos dias em que a umidade do ar estiver acima de 60% – basta acessar sites que mostram previsão do tempo que, por lá, você encontra esse tipo de informação. Bem fácil! Caso prefira, escolha fazer o procedimento em um dia chuvoso, pois é garantido que o dia estará úmido.

A glicerina é encontrada facilmente nas farmácias em um potinho com o líquido. Mas, fique atenta ao rótulo: prefira as versões vegetais, que são feitas a partir de óleo e, por isso, não possuem origem animal.

Quais são os resultados?

Além de hidratar, a glicerina também ajuda a diminuir a quebra dos fios, combate as pontas duplas e ressecadas e fortalece a fibra capilar.

Para quem tem o cabelo cacheado, principalmente, ela também ajuda a combater o frizz, a definir os cachos e a deixá-los mais resistentes.

Como usar?

A glicerina é totalmente solúvel em água, podendo ser adicionada ao shampoo, ao condicionador ou a máscara de hidratação.

Veja abaixo o passo a passo para fazer uma hidratação com glicerina em casa.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de alguma máscara de hidratação capilar
  • 1 colher de sopa de glicerina líquida
  • 1 borrifador com água
  • 1 touca de banho
  • 1 leave-in

Passo a passo:

1º passo: misture os ingredientes

Em um recipiente limpo, misture a colher de sopa de glicerina com as duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você escolheu.

2º passo: aplique a mistura no cabelo

Para este passo, é importante que seus cabelos estejam limpos e um pouco úmidos. A aplicação deve ser feita cuidadosamente, passando a mistura mecha por mecha em todo o cabelo, do sentido da raiz até as pontas – mas não precisa passar a mistura na raiz do cabelo, ok? Dica: se você quiser potencializar a hidratação, borrife água por todo o cabelo.

3º passo: coloque uma touca de banho e deixe agir

Para que a umidade do ar seja melhor absorvida pelos fios, prenda os cabelos e coloque uma touca de banho. Caso você não possua a touca, não tem problema, apenas prenda os cabelos no topo da cabeça. Feito isso, deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos à meia hora.

5º passo: enxágue

Passado esse tempo, enxágue o cabelo apenas com água. Em seguida, use uma toalha para retirar o excesso.

6º passo: aplique um leave-in

Para finalizar a hidratação, aplique um leave-in por todo o cabelo e deixe que ele seque naturalmente. Nunca use secador ou prancha alisadora depois de fazer uma hidratação capilar com glicerina, pois isso pode retirar toda água reposta pelo ingrediente.

Leia também