Talitha Benjamin

Aprenda como criar o hábito da leitura e saiba o porquê ler é tão importante nos dias de hoje

Não há dúvidas de que a leitura é uma atividade que enriquece a vida de diversas maneiras: é saudável, relaxante, enriquecedora cultural e intelectualmente, desenvolve a memória e tem a incrível habilidade de nos fazer viajar sem sair do lugar, apenas mergulhando em um bom livro. Mas, para algumas pessoas, o hábito da leitura é bem difícil – ou quase impossível – de se manter.

Não à toa, segundo a 4a. edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita em 2016, revela que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. Um número bastante baixo se comparado a Índia, que, segundo o Índice de Cultura Mundial, dedica 10 horas e 42 minutos semanais para ler.

Para incentivar você a adotar essa atividade, bem como ajudar a entender qual é a importância dela, trouxemos algumas dicas e informações sobre a leitura. Confira abaixo.

Qual a importância da leitura em nossas vidas?

Habito de leitura

Seja por prazer, por estudo ou apenas pela necessidade de se informar, praticar a leitura oferece uma quantidade enorme de benefícios para o nosso desenvolvimento: aumenta o vocabulário, melhora a capacidade de raciocínio, interpretação e escrita, além de aumentar o aprendizado pessoal.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Universidade Emory, dos EUA, apontou que ler afeta o cérebro de forma que ele entende que você realmente está vivenciando os eventos narrados no livro. Além disso, segundo um estudo feito em 2009 pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, ler apenas seis minutos por dia por reduzir os níveis de estresse em até 68%!

Leia também: Desestressar: Melhores técnicas de relaxamento

Através da leitura é possível também se tornar uma pessoa mais empática – e porquê não, menos preconceituosa? Um estudo publicado pelo periódico Trends in Cognitive Sciences apontou que a leitura ajuda a entender melhor o sentimento dos outros. Isso porque, através desse hábito, descobre-se situações e personagens complexos que nos fazem refletir sobre eles.

E tem mais: no mundo globalizado em que vivemos, estar bem informado é essencial para ajudar a formar uma opinião bem estabelecida sobre os mais diversos assuntos – isso também é possível através da leitura.

Mas, como criar o hábito de ler?

habito de ler

Para quem lê por prazer, devorar vários livros por mês, mesmo com a correria do dia a dia, é fácil, ao contrário de quem não tem esse hábito. Isso porque, quando você se habitua a essa atividade e transforma a leitura em prazer, fazê-la sempre que possível fica bem mais fácil.

O primeiro passo para atingir seu objetivo de leitura é: pegar um livro! Seja de leitura obrigatória ou algum de seu interesse, não importa. Se ainda tiver dúvidas em relação ao título, é possível achar diversas informações na internet, como resenhas e listas de indicações de acordo com temas específicos. Procure aquele que seja do seu interesse ou escolha de forma aleatória, acredite: este é um ótimo jeito para descobrir do que gosta.

Leia também: Hábitos saudáveis: 7 praticas para ter a qualidade de vida melhor

Você pode encontrar os títulos em livrarias físicas ou online, mas também pode visitar sebos e bibliotecas – lugares mais que perfeitos para você pode experimentar toda a magia de revisitar histórias mais antigas.

como criar o habito de ler

Estabeleça também uma meta: reserve um espaço do seu dia para se dedicar somente à leitura. Pode ser trinta minutos, duas horas ou mais. No entanto, assim que estabelecer a meta, se concentre! Sem celular, televisão, música ou internet no seu momento de leitura, isso distrai a mente e não permite a total imersão no livro.

Leia também: Nomofobia: Conheça o medo exagerado de não poder ficar offline

E pode ficar tranquila se não gostar de um gênero literário – só não desista antes de trocar de livro! Existem centenas de gêneros, tipos de narrativa e milhões de histórias disponíveis para você se apaixonar. Não fique presa aos gêneros mais famosos, ou os mais “respeitados”.

A última dica e mais importante dica: não se cobre tanto. A leitura precisa ser prazerosa, uma distração, um tempo só seu, que com toda certeza vai desenvolver o seu crescimento pessoal. Dê uma chance para esse hábito e descubra todos os prazeres que um livro pode oferecer.

Aprenda como criar o hábito da leitura e saiba o porquê ler é tão importante nos dias de hoje
5 (100%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *