Thauany Lima

Hidratação capilar: Como e quando fazer?

Todos os cabelos, sem exceção, têm suas necessidades e carências, por isso, precisam de hidratação para manter a saúde do cabelo sempre em dia. Essas necessidades se dão por excesso de chapinha, secador, sol, piscina, procedimentos químicos, shampoo ou até os produtos usados no cotidiano.

hidratação capilar

A hidratação nada mais é que a reposição de umidade e nutrientes dos fios. Ela é uma aliada necessária para manter o cabelo com brilho, sedoso, macio e saudável.
Existem várias maneiras de hidratar o cabelo, os componentes necessários para realizar uma hidratação são: silicone; frutas; vitaminas; extratos vegetais; açúcar e derivados; pantenol; glicerina e etc.
A hidratação deve fazer parte da rotina de qualquer cabelo, um dos sintomas que podem evidenciar a necessidade de uma hidratação é o excesso de frizz, embaraço e um leve ressecamento. A partir dessas aparições, invista em máscaras de hidratação ou misturinhas caseiras, existem muitas maneiras de manter o cabelo saudável e os produtinhos caseiros podem ajudar.

10 Hidratações caseiras

A forma mais simples de hidratar o cabelo em casa é utilizando máscaras prontas, pois já são bem potentes e de rápida ação. Mas caso não queira gastar muito ou os fios estejam em uma situação mais complicada, é possível dar uma potencializada nas máscaras mais baratinhas vendidas nas perfumarias ou usar ingredientes caseiros para reparar os danos.

Hidratação com azeite de oliva:

A hidratação com azeite de oliva pode ser feita de duas maneiras, a primeira é misturando duas colheres (sopa) de azeite extra virgem com a quantidade de máscara de hidratação que geralmente usa em uma hidratação cotidiana. Misture bem e aplique nos fios. Deixe agir por 30 minutos e enxágue completamente dos fios. A segunda maneira de hidratar com o azeite é aplicar ele diretamente no couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma toalha aquecida. Deixe agir por 30 minutos e lave completamente com shampoo na sequência.

Hidratação com vinagre:

Separe em um recipiente uma quantidade de vinagre que seja suficiente para aplicar em todo o cabelo. Com a ajuda de um algodão, aplique vinagre em todo o comprimento dos fios e raiz. Aguarde de 5 a 10 minutos e enxágue.

Hidratação com maionese:

Mesmo já existindo no mercado a máscara de hidratação de maionese, há quem prefira a hidratação tradicional caseira. A aplicação deve ser feita com uma quantidade de maionese que cubra todos os fios. A partir disso, envolva a cabeça com uma touca térmica ou de banho. Deixe agir por uma hora e enxágue.

Hidratação com abacate:

Amasse bem um abacate maduro (sem casca) em um recipiente e misture com duas colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem. Aplique nos cabelos úmidos e limpos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

Hidratação de mel:

Misture em um recipiente meio copo de mel e três colheres de azeite de oliva extra virgem. Aplique nos cabelos começando do couro cabeludo até as pontas. Cubra o cabelo com uma toalha aquecida e deixe agir por, no mínimo, 30 minutos. Após o tempo de ação, lave com shampoo e aplique o condicionador em seguida.

Hidratação de banana:

Misture em um recipiente uma banana amassada com uma colher de óleo de amêndoas e duas colheres de mel. Aplique em todo o cabelo, da raiz até as pontas, aguarde 30 minutos e enxágue.

Hidratação com leite em pó:

Com ¼ de leite em pó acrescente água até formar uma pasta homogênea. Aplique a mistura em todo o cabelo, da raiz até as pontas e deixe agir por 15 minutos. Lave dos fios usando o shampoo de sua preferência.

Hidratação de maionese e abacate:

Em um recipiente, amasse um abacate inteiro e misture com meio copo de maionese. Aplique a mistura nos fios e envolva o cabelo em uma touca de banho ou toalha. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos.

Hidratação com ovo:

Misture em um recipiente três ovos, duas colheres de azeite de oliva extra virgem e uma colher de mel. Aplique a mistura em todo o cabelo, da raiz até as pontas e deixe agir por, no mínimo, 20 minutos. Após o tempo de ação, enxágue com água em abundância.

Hidratação de gelatina:

Em um copo de água quente, acrescente um pacote de gelatina sem sabor. Mexa até que fique com uma textura de gel e, aplique nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

As misturinhas caseiras são maravilhosas para dar aquela ajudinha na hidratação cotidiana, mas já existem máscaras prontas e potentes no mercado, como a Máscara de Abacate ou a Maionese Capilar #todecacho, viu!?

Muitos itens da sua cozinha podem ser acrescentados à máscara de hidratação, um exemplo, é o azeite de oliva, o abacate, óleo de amêndoas, mel e etc. Vale a pena apostar neles para arrasar com os cabelos saudáveis, economizando e usando os ingredientes que você tem aí na sua casa!

Hidratação capilar: Como e quando fazer?
4.5 (90%) 8 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *