Luiza Olinda

Hidratação com amido de milho: entenda quais são os benefícios

hidratação com amido de milho
Além dos produtinhos incríveis que encontramos nos mercados, farmácias e perfumarias, existem itens do que nosso dia a dia que são excelentes para os cabelos e a gente nem imagina. E um dos mais inusitados provavelmente é o amido de milho.
Esse ingrediente que serve para fazer bolos, pães, molhos e outros quitutes, também pode funcionar como um poderoso agente hidratante nos cabelos secos e danificados. Não acredita? Então vem com a gente conhecer e se apaixonar pelos benefícios da hidratação com amido de milho.

Hidratação caseira com amido de milho: como e porque ela funciona

Hidratar o cabelo com amido de milho pode ser uma novidade para algumas mulheres, mas essa técnica, também conhecida como touca de gesso, já era muito usada lá pelos anos 40 para hidratar e diminuir o volume dos cabelos.
O princípio aqui é que o amido de milho, além de ter diversos nutrientes, potencializa o efeito da máscara de hidratação capilar, porque sela os fios. Como resultado, os cabelos ficam muito mais hidratados, macios e brilhantes.
Com é um componente bem seco, a hidratação com amido de milho deixa as mechas mais durinhas, enquanto você está com a misturinha nos cabelos. Por conta disso, o amido de milho ainda ajuda a reduzir o volume.

Hidratação caseira com amido de milho: alisamento

Como o amido de milho sela os cabelos e o deixa bem durinhos (daí o nome touca de gesso), o amido de milho realmente pode deixar suas madeixas com um aspecto mais liso. Isso, é claro, se os seus cabelos já são lisos. Esse procedimento não se trata de um alisamento de fato, ok!?
Portanto, nas cacheadas e crespas o efeito não deve ser com aquele aspecto superliso, mas apenas de maciez, alinhamento dos fios, hidratação e controle do volume e frizz.

Hidratação caseira com amido de milho: como fazer a mistura

Só o amido de milho puro nos cabelos não tem função hidratante, é preciso combiná-lo com outros ingredientes para que ele possa, realmente, hidratar os seus cabelos.

O amido de milho pode ser dissolvido em água ou leite, mas a escolha aqui deve levar em conta o seu tipo de cabelo.

Como o leite tem bastante gordura, é interessante para quem tem os cabelos secos, mas se seus fios forem oleosos, é preciso evitá-lo.

Para exemplificar e criar uma receitinha que vale para todo mundo, vamos usar a água.

O primeiro passo é lavar os seus cabelos normalmente com o shampoo neutro de sua preferência. Não aplique o condicionador. Depois, misture 2 colheres de sopa de amido de milho com meia xícara de água. Leve ao fogo baixo, mexendo até a mistura engrossar.

Quando esfriar, misture uma colher de sopa do seu creme de hidratação preferido e aplique nos cabelos, mecha a mecha, da raiz até as pontas. Se quiser potencializar ainda mais o efeito, pode acrescentar ampolas de vitaminas.

Deixe agir nos cabelos de 20 a 30 minutos e lave abundantemente com água até retirar toda o amido de milho.

Finalize com óleo vegetal capilar ou um creme para pentear de sua preferência.

Se estiver focada em deixar os seus cabelos já lisos com um aspecto ainda mais liso, outra opção é aplicar a misturinha de amido de milho e água por cima da máscara hidratante, de forma que fique uma camada sobre a outra. Na sequência, penteie delicadamente e deixe agir por 30 a 40 minutos, de preferência com uma touca térmica.

Você pode repetir a receitinha a cada 15 dias, ou toda semana se os cabelos estiverem muito danificados.

Agora, para você que quer poupar tempo e deixar o fogão de lado, pode apostar no Amigo de Milho, que é ideal para cabelos cacheados com curvatura 2, 3 e 4 (mas também é ótimo para as lisas). É só misturar um dos saches do produto no seu creme de hidratação e aplicar nos fios. Além das propriedades naturais do amido de milho, ele é enriquecido com manteiga de karité, azeite de oliva e D-Pantenol.

Outras formas de usar o amido de milho no cabelo

Além de hidratar e deixar os seus cabelos com aquele aspecto superliso e alinhado, há ainda outras formas de usar o amido de milho nos cabelos.
Naqueles dias em que o seu cabelo está oleoso e nada dá certo com ele, aplicar uma pequena quantidade de amido de milho na raiz dos cabelos cumpre o papel de um shampoo a seco, melhora o visual e dá volume para as madeixas. Só é preciso ter o cuidado de pentear e espalhar bem o produto para que os fios não fiquem brancos.
Se as pontas dos seus cabelos costumam ficar secas ou você sofre com pontas duplas, pode misturar o amido de milho com óleo de argan ou reparador de pontas e aplicar uma pequena quantidade nas pontas dos fios. O amido de milho ajuda a selar os cabelos, agindo contra a quebra e ressecamento.

Hidratação com amido de milho: entenda quais são os benefícios
5 (100%) 3 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *