Raquel Fialho

Hidratação profunda: como identificar a necessidade dos fios

Hidratação profunda

A hidratação é um dos processos que mais costumamos fazer em casa ao lavar as madeixas, certo? E não é à toa, né? Ela é uma etapa importantíssima para devolver a água perdida aos fios, repondo dessa forma os nutrientes essenciais para um cabelo saudável e com vida, principalmente, após o uso de química.
Sendo assim, para garantir um tratamento com hidratação profunda e resultado eficaz, veja as dicas a seguir.

Como saber se meu cabelo precisa de hidratação profunda?

Simples! Faça o teste de porosidade. A porosidade define o que o nosso cabelo precisa, assim como a quantidade de água que ele consegue absorver. Portanto, ela pode ser baixa, média ou alta – o que acaba sendo definido por hidratação, nutrição e reconstrução. Para isso, você só vai precisar de um copinho com água e um fio do seu cabelo. Coloque então o fio dentro do copo e fique de olho na ação:
Fio afundou: alta porosidade, seu cabelo necessita de reconstrução;
Fio não afundou, ficou no meio: média porosidade, seu cabelo precisa de nutrição;
Fio boiou: baixa porosidade, seu cabelo precisa de hidratação.

Como fazer a hidratação profunda no cabelo?

Para uma hidratação profunda, a melhor opção é investir em bons produtos, com vitaminas e fórmulas essenciais para um cabelo saudável, como é o caso do óleo de coco que possui diferentes propriedades. Depois, é só seguir o passo a passo:
1° passo: lave os fios com shampoo. Dica: escolha o produtinho de acordo com o seu tipo de cabelo e necessidade;
2° passo: depois do shampoo, prefira aplicar a máscara de hidratação, isso porque o shampoo abre as cutículas, assim é mais fácil os nutrientes da máscara entrarem no fio. Deixe agir de acordo com a indicação do rótulo e, em seguida, enxágue;
3° passo: para fechar as cutículas e manter o fio hidratado, sele e finalize com condicionador.
Para potencializar ainda mais a hidratação, misture algumas gotinhas de óleo vegetal na máscara.

Hidratação profunda para cabelos loiros

Todo tipo de cabelo necessita de hidratação, mas quem tem os fios loiros deve redobrar os cuidados. Para isso, é fundamental investir em um cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, é essencial usar produtos matizadores para neutralizar, desamarelar e matizar os fios.

Hidratação profunda para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados também sofrem com o ressecamento. Isso porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem dificuldade de chegar até as pontas por conta de seu formato em espiral. Sendo assim, opte por fazer hidratação sempre que surgir a necessidade, além de investir em produtos liberados e óleos de umectação para repor o óleo natural que os fios ressecados tanto precisam. Quer mais? Na hora de finalizar, escolha ativadores ou cremes para pentear com fórmulas hidratantes, pois além de definir, eles protegem os fios.

Para um cabelo macio, brilhante e saudável, não deixe de fazer a hidratação profunda.

Hidratação profunda: como identificar a necessidade dos fios
4.8 (95%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *