Saiba qual a importância de beber água e quantos litros beber por dia

Tomar água

A importância de beber água já virou até meme na internet. Um post do Instagram traz o recado: “Não crie expectativas, beba água. Se nada der certo, pelo menos você fica hidratada”. Brincadeiras à parte, é impossível negar que o líquido é realmente essencial para o corpo humano como um todo.

Apesar disso, ainda há muita gente que espera ter sede para beber água, o que é um erro, já que o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. Dessa forma, a reposição diária é fundamental para manter o equilíbrio e fazer a “manutenção” da saúde e das funções básicas do organismo.

Mas, afinal, por que o “simples” ato de tomar água é tão importante? Para não restar dúvidas, confira abaixo qual é o papel desse líquido no corpo humano, seus benefícios e saiba também como calcular quantos litros de água você precisa beber por dia!

Papel da água no corpo humano

O corpo humano é constituído em aproximadamente 70% a 75% de líquido – ou seja, água -, o que significa que beber água é tão importante quanto se alimentar. Isso porque a água tem participação em quase todos os processos fisiológicos do corpo e sua ausência pode fazer com que ele entre em “colapso”.

A água é o elemento que constitui todas as células do corpo e atua em outras estruturas como os músculos e outros órgãos. Ela participa de todas as reações corporais que precisam acontecer no meio aquoso. Por ser “solvente”, ela também age no processo digestivo por meio do suco gástrico.

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O líquido também é responsável por transportar oxigênio e vitaminas, além de permitir que as células se movam pela corrente sanguínea. Graças à ele, também eliminamos toxinas e outros agentes perigosos através da urina. Além disso, a água também tem função termorreguladora, aparecendo em forma de suor para controlar a temperatura do corpo.

Benefícios da água

Ajuda a proteger o coração: o sangue fica mais diluído e flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, o que diminui as chances de derrames e infartos.

Auxilia no controle da pressão sanguínea: a água pura tem um papel importantíssimo para regular a pressão sanguínea, pois sua presença determina a densidade do sangue.

Previne pedra nos rins: a água ajuda na diluição do sangue, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são necessários em nosso organismo.

Aumenta a resistência física: a perda de água pelo suor piora o desempenho e a disposição, por isso, é preciso se hidratar para aumentar a resistência física.

Deixa a pele mais bonita: ingerir água para favorecer a excreção de toxinas, que são aquelas substâncias que prejudicam a pele, deixando-a mais viçosa.

Evita a prisão de ventre: no caso da prisão de ventre, a água atua junto às fibras, pois o líquido se misturam à elas, evitando o ressecamento das fezes e facilitando o movimento intestinal.

Quantos litros de água beber por dia

Embora haja um senso-comum de que é necessário beber 2 litros de água por dia – o equivalente a 8 copos d’água -, a verdade é que existem alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente, como o clima da sua cidade e o nível de atividade física que você costuma praticar.

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Além disso, é preciso levar em consideração o seu próprio peso. Para saber a quantidade ideal de água que você deve consumir por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Deste modo, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar em média 2,1 litros de água por dia.

Vale lembrar que água em excesso também pode ser prejudicial. Ao tomar água além do ideal necessário, você pode causar a diluição do sangue e, em casos mais extremos, do sódio no organismo. Por isso, o ideal é sempre distribuir a quantidade diária necessária ao longo das horas e não ingerir tudo de uma vez. Agora, falando sério: já bebeu água hoje?

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