Tayla Pinotti

8 sinais de que indicam que seu corpo pode estar com a imunidade baixa

Imunidade baixa

Muitas pessoas costumam dizer que estão com a imunidade baixa, mas você sabe o que exatamente isso significa?

A imunidade abrange um conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores no organismo. Quando a imunidade está baixa, a pessoa fica suscetível ao ataque de vírus e bactérias, que podem provocar diferentes doenças.

Algumas pessoas já nascem geneticamente predispostas a sofrerem com a baixa imunidade, mas qualquer pessoa pode acabar se expondo à situações que dificultem o equilíbrio imunológico em algum momento da vida, por mais saudável que ela seja.

Isso porque a imunidade do corpo pode variar de acordo com diversos fatores, como o uso de medicamentos, má alimentação, consumo de álcool, uso de drogas, estresse em excesso, exposição à radiação, falta de repouso e doenças crônicas, por exemplo.

Diversos sinais podem indicar que seu corpo está com imunidade baixa, mas é importante lembrar que alguns sintomas (como cansaço, problemas de pele ou unhas fracas, por exemplo) são muito vagos e podem estar relacionados à uma série de complicações.

Para saber, então, se você está realmente com o organismo comprometido, o ideal é sempre procurar um médico ao perceber sintomas persistentes. Somente um profissional pode te orientar sobre exames e tratamentos necessários.

Confira abaixo quais são os sinais que indicam que a imunidade do seu corpo pode estar baixa e, claro, fique atento(a) à eles.

Gripes e resfriados

Pessoas com imunidade baixa são mais vulneráveis à infecção pelos vírus do resfriado e, por isso, quando alguém está resfriado, significa que o sistema imunológico está enfraquecido.

Pneumonias

Duas ou mais pneumonias em um período de um ano indicam baixa imunidade. Os sintomas dessa infecção são: febre, tosse com expectoração, dor no peito, falta de ar, dores e corpo e vômitos.

Herpes, estomatite e amigdalite

As feridas na região na boca, como herpes, estomatite e amigdalite costumam aparecer quando o sistema imune está com problemas. Por isso, é importante estar atento à essas sintomas de imunidade baixa.

Otites recorrentes

Provocada pelo acúmulo de líquido no ouvido, a otite é uma inflação que causa dor intensa, febre, secreção e diminuição da audição. Se uma pessoa tem otite mais de oito vezes no ano, isso significa que a imunidade está baixa.

Infecções de pele recorrentes e abscessos

Problemas de pele como infecções recorrentes, doenças no geral causadas por fungos, vírus e bactérias e abscessos (os furúnculos) podem ser indícios de imunodeficiência.

Infecção sistêmica grave

Doenças como meningite, artrose ou septicemia comprometem o organismo como um todo e, inclusive, podem ser perigosas. Um episódio de qualquer uma dessas infecções também indicam baixa resistência.

Diarreia crônica ou infecções intestinais de repetição

Apesar de existirem diversas causas para o mau funcionamento do intestino, frequentes diarreias ou infecções intestinais de repetição podem ser um alerta para algo mais grave.

Queda de cabelo

Quando o organismo está deficiente de vitaminas e com imunidade baixa, os fios do cabelo podem cair drasticamente. É importante lembrar que a queda de cabelo acentuada antes dos 50 anos de idade deve ser investigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *