Jaqueta bomber: como montar um look perfeito

Por: Tayla Pinotti

A jaqueta bomber é a queridinha do momento. Mas você sabia que o corte, que parece supermoderno, é, na verdade, inspirado em pilotos de avião da Primeira Guerra Mundial? Os elásticos na “barra” e nos punhos, inclusive, foram pensados para amenizar o frio nas cabines do avião, que não eram fechadas e, por isso, tinham muita passagem de ar frio.

Jaqueta Bomber: surgimento de um novo look

A jaqueta bomber, então, tinha a função de evitar a passagem do vento e esquentar esses pilotos da forma mais confortável e adaptada possível. O formato, que ficou conhecido como “bomber” foi desenhado para ser usado sentado, pois era a posição que os pilotos passavam a maior parte do tempo e, por isso, o comprimento é um pouco mais curto do que as jaquetas tradicionais.

Além disso, os bolsos também não eram apenas enfeite, eles foram estrategicamente posicionados e serviam para que os pilotos conseguissem colocar e tirar peças com facilidade.

Outra curiosidade interessante sobre as jaquetas bomber, usadas pelos pilotos norte americanos, é que eles faziam uma espécie de customização nas peças para se diferenciarem uns dos outros. Se hoje em dia nós usamos “patches”, naquela época os pilotos usavam brazões, desenhavam mapas e até colocavam o número de suas missões bem sucedidas.

E, apesar de ter surgido como uma peça funcional e feita especialmente como proteção para o frio, a “bomber jacket” foi sendo adaptada com o tempo e se tornou uma peça bastante usada, quase atemporal. De uns tempos para cá, entretanto, ela realmente se tornou uma das peças coringas no guarda-roupa de muitos homens e mulheres, independentemente da estação ou clima.

E modelos não faltam. Eles vão dos mais clássicos, que remetem às jaquetas originais de pilotos de avião, até as mais modernas, como a jaqueta bomber floral e as metalizadas, por exemplo.

Como usar Jaqueta Bomber?

Mas se você não é tão criativo quanto os pilotos, nós separamos algumas dicas de como usar jaqueta bomber, femininas e masculinas!

Jaqueta bomber

Uma das formas mais básicas e tradicionais de usar a jaqueta bomber é com um look básico como a calça jeans, tênis e blusa básica branca. Essa combinação nunca sai de moda e pode ser usada tanto em dias mais frios, quanto em dias mais quentes.

Jaqueta bomber

Mas, se você quer deixar a combinação bomber + calça mais moderna, você pode apostar em uma calça estampada e uma jaqueta lisa em veludo. Acrestar um boné deixa o look bastante despojado.

Jaqueta bomber

E por que não unir duas peças tendência? Colocar uma jaqueta bomber florida com uma calça jeans “rasgada” pode te deixar descolada em dobro!

Jaqueta bomber

Nos dias frios, aposte na combinação de bomber com moletom de capuz. Esse visual com pegada mais street, se usado com cores mais suaves, pode acabar ficando até “romântico”.

Jaqueta bomber

Se engana quem acha que só os pilotos faziam customizações criativas nas suas jaquetas. Nos dias atuais, a customização está super em alta. Bichos como tigres e onças estão entre alguns dos mais queridinhos. Esse modelo com as mangas com a cor diferente da do tronco também é uma opção super moderna.

Jaqueta bomber

E como não incluir nessa lista um dos modelos mais clássicos, a jaqueta bomber preta? São tantas opções de look que não dá nem para contar. Nesse look da imagem, um visual mais sóbrio: calça e bomber preta, com apenas a blusa rosa para dar um diferencial.

Jaqueta bomber

As peças em tons metalizados também ganharam vários adeptos nos últimos anos e chegaram nas jaquetas bomber! Elas são ideais para serem usadas com peças mais sóbrias ou looks monocromáticos, por exemplo. Mas se você gosta de ousar, também pode combinar com peças de roupas coloridas.

Jaqueta bomber

E quem disse que jaqueta com vestido não pode? Pode sim! Tanto vestidos na versão “tubinho” quanto nas versões mais soltinhas no corpo.

Jaqueta bomber

Elas estão fazendo tanto sucesso que podem até mesmo serem usadas na academia. Basta casar com uma calça legging e um tênis para malhar.

Jaqueta bomber

Esse tom de rosa também está super em alta e pode ser usado com uma saia preta para que o look não fique tão exagerado. Aliás, está mais do que liberado usar jaqueta bomber com saia. Inclusive, a bomber, nesse caso, pode ficar fechada, dando a impressão de ser uma blusinha mesmo.

Jaqueta bomber

Caso você queira ousar mesmo, aposte nessa sugestão de saia midi, cropped e jaqueta bomber aberta.

Jaqueta bomber

Se você escolher usar uma jaqueta bomber estampada, opte por colocar camiseta e calça lisas para que o visual não fique com muitas misturas de estampa.

Agora, se você está buscando um look com jaqueta bomber masculina, também temos sugestões!

Jaqueta bomber

Usar roupas predominantemente escuras e finalizar com uma jaqueta bomber mais colorida e um óculos de sol é uma ótima pedida para usar no dia a dia ou também para festas ou saídas noturnas.

Jaqueta bomber

Para uma combinação mais moderna e descontraída, use a jaqueta sobre um moletom com capuz.

Jaqueta bomber

As jaquetas bomber verde sempre foram as mais usadas porque lembram os modelos originais dos soldados norte americanos. O casamento dela com calça jeans e blusa básica também fica muito bem para os homens.

Leia também