Jet Lag: Como não sofrer com o fuso horário

Quem não ama viajar, né?! Ainda mais quando aparece aquela oferta de vôo internacional barato. Aí não tem como resistir. Quando nos damos conta já compramos as passagens para um lugar maravilhoso. E sempre esquecemos, ou não nos preocupamos mesmo, com o “jet lag”. Mas, afinal, o que é isso? Veja abaixo tudo sobre esse assunto incômodo que afeta vários viajantes e saiba como evitá-lo.

Avião

Jet lag: o que é?

Embora não exista uma tradução exata para “jet lag”, o sentido que mais se aproxima no português é “descompensação horária”, ou em termos médicos, dissincronose. Ou seja, nada mais do que todo mal estar que a troca de fuso horário causa. Por exemplo, ao viajar para um lugar muito longe, o turista pode sentir ao chegar enjôo, irritação, fadiga, insônia, entre outros problemas que aparecem em consequência de alterações no ritmo circadiano (que significa um ciclo que dura um dia).

Relógio despertador

Jet lag: por que acontece?

O nosso corpo naturalmente está programado para desempenhar coisas ao longo de 24 horas, como por exemplo, comer e dormir. Quando viajamos para longas distâncias, há uma mudança drástica de fuso horário e isso faz com que o corpo fique muito confuso e origine os sintomas mencionados acima. De acordo com pesquisas realizadas, normalmente os jovens são os mais afetados com essa mudança. Porém, independente da idade, o bacana é evitar isso e aproveitar a viagem da melhor forma possível.

Lado de dentro do avião

Jet lag: como evitar?

Alguns truques para evitar o mal estar são sempre bem-vindos. Colocamos 6 opções que podem te ajudar nessa missão.

Jet lag: 1º) Viaje descansado

Uma boa noite de sono antes de viajar faz toda a diferença. Portanto, organize suas malas com antecedência e deixe tudo pronto pelo menos dois dias antes da viagem. Deste modo, na noite anterior ao embarque, você estará tranquilo e descansado;

Jet lag: 2º) Tente se adaptar a horários diferentes

Algumas semanas antes da viagem, procure acordar no meio da madrugada. Levante, troque de roupa e use um pouco o computador (ou ligue a TV). Em seguida, volte a dormir. Isso ajuda você a se acostumar com horários mais flexíveis.

Jet lag: 3º) Dê preferência para vôos que cheguem durante o dia

Ao comprar sua passagem aérea, prefira vôos com horário previsto de chegada em seu destino final durante o dia. Assim, você tem um tempo maior de se “acostumar” com o novo fuso horário.

Jet lag: 4º) Não tome remédios para dormir

É muito comum as pessoas tomarem remédios para dormir nos vôos. Mas isso pode acentuar os efeitos de “jet lag” e trazer ainda problemas futuros quando não receitados por um médico. Prefira chás naturais para não agredir o organismo.

Jet lag: 5º) Ajuste seu relógio

Entrou no avião? Ajuste o relógio de acordo com o horário local do seu destino final.

Jet lag: 6º) Não fique parado

É sempre bom se exercitar durante o vôo. Por isso, levante, estique as pernas e caminhe com frequência para manter uma boa circulação do sangue.

Com essas dicas, você pode evitar o jet lag de forma mais natural e leve. Que tal pesquisar uma nova passagem aérea, hein?! Para saber dicas de intercâmbio, clique aqui.

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