Lábios ressecados: 6 dicas para ter lábios perfeitos e hidratados

Cada parte do nosso corpo é importante e precisa de cuidados especiais e, com a nossa boca, não pode ser diferente.

Muitas pessoas só se lembram de cuidar dos lábios quando eles estão ressecados, machucados ou rachados, o que é um erro muito grande!

Hidratar bem os lábios é fundamental em qualquer época do ano e mesmo quando eles aparentam estar saudáveis.

Se você já passou, passa ou está passando por uma fase na qual seus lábios estão ressecados ou rachados, veja quais são as possíveis causas e algumas dicas para deixá-los hidratados!

Lábios ressecados: causas

O ressecamento dos lábios pode estar relacionado com diversos fatores, que variam desde coisas mais “simples” até alergias ou outras doenças.

Veja algumas das possíveis causas para o ressecamento dos lábios:
– Desidratação do organismo
– Exposição ao sol
– Alterações no clima (muito calor ou muito frio)
– Poluição
– Alergias a produtos usados diretamente na boca (como pasta de dente, batons, etc.)
– Anemia, falta de vitamina e outras doenças relacionadas com problemas de nutrição
– Falta de vitamina B no organismo
– Uso de medicamentos que fazem os lábios ressecarem, como remédios para acne
– Quimioterapia
– Uso de aparelho odontológico
– Uso frequente de batons mattes
– Hábito de lamber os lábios
– Hábito de respirar pela boca

Como hidratar os lábios: dicas para mantê-los saudáveis

1 – Faça esfoliação nos lábios regularmente

A esfoliação tem como função remover as células mortas e isso faz com que os lábios fiquem mais hidratados e macios. É possível esfoliar os lábios usando ingredientes simples que você tem em casa. Uma ótima receita para esfoliação é misturar bem 1 colher de chá de açúcar mascavo, 1 colher de chá de azeite e 1 colher de chá de mel.

Para aplicar a mistura e esfoliar, use uma escova de dentes macia e faça movimentos circulares nos lábios. Depois que terminar de esfoliar, deixe a mistura agir nos lábios por cerca de 20 minutos. Em seguida, use água para remover a mistura.

2- Aplique algum hidratante labial antes de dormir

O melhor momento para usar um hidratante labial é durante a noite, antes de se deitar. Você pode usar uma pomada que tenha efeito hidratante e que ajude a nutrir e a cicatrizar os cortes e as feridas dos lábios rachados.

Você também pode usar o mel, em vez de uma pomada para lábios ressecados. Basta aplicar um pouco de mel por todo o lábio e ficar com ele na boca durante toda a noite.

3- Dê preferência para batons com ação hidratante

Quando se fala em batom hidratante, muitas pessoas logo pensam em manteiga de cacau, mas, atualmente, existem outros tipos de batom que ajudam na hidratação dos lábios. É o caso do “lipbalm”, que, além de proteger, hidratar e deixar os lábios com um efeito de gloss, também possuem protetor solar em sua fórmula.

Cera de abelha e geléias hidratantes também são ótimas opções para hidratar, nutrir e reparar os lábios desidratados e ressecados.

4- Não passe a língua muitas vezes nos lábios

Muitas pessoas acreditam que passar a língua nos lábios ajuda a deixá-los mais “molhados”, mas, na verdade, fazer isso só provoca ainda mais o ressecamento da boca. Isso porque a saliva humana contém sais e um pH ácido que fazem com que os lábios fiquem ressecados.

Por isso, se você tem costume de ficar passando a língua pelos lábios, é melhor parar já!

5- Beba bastante água

Hidratação é sinônimo de água, por isso, para manter os lábios hidratados e evitar rachaduras, é muito importante beber muita água. A quantidade necessária de ingestão de água varia de acordo com diversos fatores, mas, o ideal é sempre tomar, pelo menos, um litro por dia. Ande sempre com uma garrafinha e lembre-se que não é só no calor que precisamos beber bastante água.

6- Evite batons de duração muito longa

Por mais que os batons de longa duração sejam os queridinhos das mulheres, os compostos que fazem com que ele fique fixado por muito tempo podem deixar os lábios ressecados. Por isso, se você está com os lábios secos, procure usar batons mais cremosos ou com efeito hidratante.

Os cuidados acima são apenas algumas opções para te ajudar a prevenir que seus lábios fiquem ressecados, rachados e descascando. Se você notar outras alterações como o surgimento de bolhas ou feridas, o ideal é procurar um dermatologista para verificar se esse problema pode estar relacionado com alguma doença ou situação atípica do seu organismo.

Leia também