Raquel Fialho

Lábios ressecados: dicas para recuperar a saúde dos seus lábios

Lábios ressecados

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é só no inverno que os lábios acabam ficando desidratados, não. O frio é sim um momento mais frequente, mas no verão os lábios também podem rachar e ressecar, caso os cuidados não sejam mantidos em dia.

Os lábios ressecados são mais frequentes do que muitos pensam, eles costumam aparecer pela falta de cuidado, seja com produtos de beleza até mesmo cremes hidratantes. Saiba aqui como recuperar a saúde dos seus lábios ressecados.

Lábios ressecados: Principais causas

Os lábios podem ressecar devido a diversos motivos, mas os principais e que aparecem com mais frequência é a exposição excessiva ao sol, frio, vento, ar, também a falta de vitaminas, gripe, baixa imunidade e até o simples movimento de passar a língua.

Lábios ressecados o que fazer?

É nessa hora que surge aquela pergunta: “Mas, o que fazer quando os lábios ficam ressecados? Devo comprar novos produtos? Mudar minha rotina ou procurar um profissional?”. Calma, não se desespere! Os lábios ressecados podem ocorrer pelos motivos mais comuns, portanto, não se preocupe!

Esfoliação é necessária

Assim como a pele, os lábios também necessitam passar por uma esfoliação, ela é importante para remover as bactérias e peles mortas contidas na região labial. Existem produtos específicos para pele que podem ser aplicados nos lábios, mas para uma esfoliação caseira, aposte no uso do açúcar. Para isso, basta pegar uma colher de açúcar, aplicar nos lábios e, com os dedos, esfregar devagar.

Hidratante labial

Apesar de simples e ser fácil de encontrar, os hidratantes labiais são ótimas opções para evitar o ressecamento dos lábios. Procure um produtinho com benefícios, vitaminas e que proteja os seus lábios. E nada de esquecer de usá-los, eles funcionam, principalmente, para proteger a pele dos fatores externos e prevenir contra o ressecamento.

Como evitar lábios ressecados

Para evitar, o melhor é levar sempre um batom hidratante na bolsa, secar bem a boca após lavá-la e tomar bastante água durante o dia. Os lábios ressecados ficam com esse aspecto, especialmente pela falta de hidratação e vitaminas necessárias. Assim como acontece com os cabelos, com os lábios é bem parecido. Por isso, não tem como escapar, o importante mesmo é cuidar.

Lábios rachados

Podendo ser confundido com os lábios ressecados, os lábios rachados acabam por ficar machucados, podem descamar e até mesmo a simples ação de abrir a boca pode ser dolorida.

Lábio ressecados e rachados: o que deve ser evitado

– Evite ficar passando a língua, a saliva motiva ainda mais a descamação e ressecamento do lábio;

– Prefira batons hidratantes, principalmente com fórmulas de contenha macadâmia e karitê, que são ricos em gorduras. Os batons de efeito matte podem causar ressecamento.

– Evite exposição demasiada ao sol ou ao vento, sem antes um protetor labial.

Os lábios rachados podem ocorrer por diversos outros motivos, como pelo uso de medicamentos, pasta de dente, alergia ou mesmo anemia. Portanto, nesses casos, o importante é procurar ajuda de um profissional dermatologista e conhecer o melhor tratamento e medicamento adequado. Mas, uma coisa é certa: hidratar é o melhor método em todos os casos!

Agora que já sabe como cuidar dos seus lábios ressecados que tal fazer um SPA em casa? Veja aqui!

Lábios ressecados: dicas para recuperar a saúde dos seus lábios
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *