Tayla Pinotti

Lanches saudáveis: 8 dicas incríveis de receitas simples para lanches saborosos!

Lanches saudáveis

A falta de tempo pode ser um empecilho para quem deseja começar uma dieta ou levar uma vida mais saudável, pois nem sempre é fácil pensar em opções de baixa caloria para incluir na rotina de alimentação.

Muitas vezes, o período entre as refeições é a hora mais difícil de se alimentar, pois nem todo mundo sabe o que pode ou não pode comer nos lanches da tarde ou da noite. Barrinhas de cereais ou bolachas fits nem sempre satisfazem e já são opções muito “batidas”.

Por isso, separamos algumas receitas de lanches saudáveis deliciosos e supersimples para você fazer em casa! Veja!

Lanche da tarde saudável: opções práticas para você fazer em casa

Lanche no pão de sírio integral com ricota

Essa receita é muito intuitiva. Basta usar uma fatia de pão sírio e passar um creme de ricota por toda a fatia.

Apesar de simples, esse lanche é uma ótima fonte de fibras, carboidratos integrais (que tem baixo índice glicêmico e em proteínas). Essa “refeição” possui aproximadamente 90 calorias.

Ovos de codorna

O ovo de codorna é uma ótima fonte de vitaminas, além de possuir outros diversos nutrientes. Para um lanchinho da tarde, você pode fazer aproximadamente 6 ovos de codorna cozidos e comê-los com azeite e sal.

Torrada com patê de atum

Essa receita é super conhecida e muito simples de fazer. Você pode optar por uma torrada comum ou integral. Para fazer o patê de atum light, você vai precisar de:
Uma lata de atum em conserva light, duas colheres de sopa de maionese light, 1 colher cheia de cebola picada em cubos, salsinha a gosto, sal a gosto e pimenta do reino a gosto.

Misture todos os ingredientes até que a mistura fique com a consistência de patê. Em seguida, passe o patê nas torradas. Se preferir, opte por torradas integrais ou lights.

Salada de frutas

A salada de frutas é uma ótima opção de lanche da tarde e existem diversas receitas saudáveis que podem ser feitas. Nossa sugestão é combinar 1 maçã pequena, 1 pera média, 100 ml de suco natural de laranja e 2 colheres de suco de limão.

Corte as frutas em cubos e adicione apenas o suco de limão, mexa bem e, somente depois, acrescente o suco de laranja. Leve a mistura à geladeira e sirva-se quando a salada de frutas já estiver gelada.

Lanches saudáveis para noite: opções práticas para você fazer em casa

Mini bruschetta integral

As mini-bruschettas integrais são ótimas opções de lanchinhos, mas também podem substituir o jantar. Para fazer algumas porções, use 4 fatias de pão integral, 2 tomates picados, folhas de manjericão, 1 colher de azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

O preparo é simples: corte os pães em 4 pedaços e as doure no forno. Enquanto isso, coloque os tomates picados em uma panela pré aquecida e acrescente água até que eles fiquem cozidos, tempere com sal. Para montar as bruschettas, coloque o tomate cozido e o manjericão em cima das fatias de pão. Em seguida, acrescente um fio de azeite de oliva e pimenta do reino à gosto.

Pão sueco com queijo cottage

Poucas pessoas conhecem o pão sueco, mas ele é uma ótima fonte de fibras que ajudam na digestão. Além disso, com apenas uma fatia de pão de sueco você já se sente satisfeito, pois ele proporciona uma alta sensação de saciedade.

Para combinar com esse pão, nós indicamos o queijo cottage ou ricota, que são menos calóricos do que os queijos amarelos.

Tapioca ou crepioca

As tapiocas estão super em alta entre as pessoas adeptas de uma vida fitness, mas é claro que, para elas serem realmente saudáveis, é importante que elas também levem recheios saudáveis.

Existem três formas de fazer tapioca: a primeira é comprar a massa da tapioca pronta. A segunda é fazer uma massa com polvilho doce, água e sal. E a terceira é fazer uma massa com goma de mandioca hidratada, coco ralado, e sal.

Como opção de recheios saudáveis, podemos citar: frango desfiado com requeijão light, abobrinha com queijo cottage e tomate com queijo.

Wrap

Outro tipo de lanchinho que tem feito sucesso é o wrap. Para fazer uma receita fitness de wrap, você vai precisar de: meio quilo de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico, 4 colheres de manteiga, 1 xícara de chá de água morna, 4 colheres de chá de sal, 4 colheres de chá de açúcar e 1 clara de ovo.

Peneire a farinha e, em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Divida a massa em várias bolinhas (cerca de 14) e deixe ela descansar por meia hora. Depois desse tempo, abra as bolinhas e as coloque no forno por 20 minutos ou até que ela fique firme.

Para deixar esse lanchinho ainda mais fitness, substitua farinha de trigo pela farinha integral. Como opção de recheio saudável, você pode colocar cenoura ralada, tomate picado, peito de peru e azeitonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *