Tayla Pinotti

7 coisas que você faz errado ao lavar o cabelo

como lavar o cabelo corretamente

Você sabia que além do shampoo e do condicionador, algumas atitudes fazem toda diferença na hora de lavar o cabelo?

Pois é! Pequenos detalhes podem alterar completamente o resultado da lavagem, a curto ou a longo prazo.

Por isso, é importante estar atenta, já que muitos errinhos podem acabar passando despercebidos, afinal, lavar o cabelo é um hábito quase “automático”, não é mesmo?

Quer saber quais são as 7 coisas que você faz errado quando o assunto é lavagem capilar? Então confira abaixo!

Lavar o cabelo todo dia

Erro clássico, comum principalmente entre mulheres com o cabelo oleoso. Isso porque a lavagem diária pode acabar solucionando o problema aparentemente, já que deixa o cabelo com aspecto limpo. No entanto, a melhor alternativa é sempre intercalar os dias de lavagem para não retirar todos os óleos naturais do cabelo.

Lavar o cabelo com água muito quente

Tomar banho quente é mesmo uma delicinha, mas a água em alta temperatura pode causar ou piorar problemas no couro cabeludo, como a caspa e descamamento. O ideal é usar sempre água morna ou fria para lavar os fios, pois isso também garante mais movimento e brilho às madeixas.

Usar shampoo demais e aplicar direto no cabelo

Se você é do tipo que coloca um monte de shampoo na mão e depois já joga tudo no cabelo, apenas pare! Provavelmente você nem imagina, mas o mais correto a se fazer é diluir o shampoo em um poquinho de água e depois aplicar o produto na raiz, deixando que a mistura escorra pelos fios e facilite a lavagem.

Usar as unhas para esfregar o couro cabeludo

Mantenha suas unhas longe do seu couro cabeludo! Além de criar nós no cabelo, esfregar com muita força pode causar machucados e a quebra dos fios. Prefira massagear levemente, usando apenas as pontas dos dedos.

Usar máscara de hidratação ao invés de condicionador

Hidratar o cabelo é tudo de bom, mas um produto não substitui o outro! A máscara serve para repor nutrientes nos fios, mas o uso do condicionador é sempre necessário após o uso da máscara (que, inclusive, não deve ser usada diariamente), pois é ele que irá fechar as cutículas do cabelo.

Deixar resíduos de condicionador no cabelo

Achar que deixar um pouco de condicionador nos fios vai potencializar o resultado desse produto é um tremendo erro! Todos os produtos (exceto alguns finalizadores, é claro) devem ser enxaguados completamente após o uso. Ah! E nada de de aplicar condicionador na raiz do cabelo, certo?

Não retirar a umidade dos fios antes de aplicar máscara de hidratação

Durante o banho, é comum que as mulheres apliquem a máscara de hidratação logo após a lavagem, com os fios totalmente encharcados. Por isso, sempre tire a umidade do cabelo (pode ser com a toalha ou com as mãos mesmo) antes de aplicar qualquer máscara de tratamento – ajuda a penetração dos nutrientes nos fios.

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns ao lavar o cabelo, fique atenta para não cometê-los! Dessa forma, seus fios ficarão muito mais bonitos, brilhantes e macios. Veja também os benefícios do shampoo bomba na hora da lavagem e nos deixe um comentário com a sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *