Luiza Olinda

Leave-in: saiba tudo sobre esse finalizador de cabelo

leave-in

Felizmente, o que não falta hoje na vida das mulheres são produtinhos capilares para que a gente possa cuidar das madeixas e modelá-las como quisermos. Há uma infinidade de shampoos, máscaras, cremes para pentear, mousses, géis e, entre essa gama infinita de cosméticos para os cabelos, está o leave-in.

Esse produto ainda não é muito popular e não são todas as mulheres que fazem uso ou mesmo conhecem o leave-in. Mas, acredite, depois que você o conhecer, com certeza vai se apaixonar e não vai largá-lo nunca mais!

Trata-se de um finalizador que tem o poder de fazer um tratamento instantâneo no cabelo, deixando-o mais brilhante, hidratado e alinhado. E o melhor é que o leave-in ainda é um produto democrático, que pode ser usado tanto para deixar os cabelos lisos mais retos, como para valorizar as curvas das cacheadas e crespas. Incrível, não acha!?

Ficou interessada nesse produtinho mara? Então venha com a gente, porque vamos conhecer mais sobre esse poderoso cosmético pelo qual você vai se apaixonar!

O que é leave-in e para que ele serve

O leave-in é um produto capilar sem enxágue que pode ser cremoso ou líquido e serve para finalizar os cabelos depois que eles estiverem lavados, e de preferência ainda úmidos.

Como existem diferentes fórmulas e marcas de leave-in no mercado, esses cosméticos podem servir a propósitos diferentes, mas podemos dizer que, de modo geral, o leave-in serve para hidratar e disciplinar os cabelos.

Uma das ações mais interessantes do leave-in é que ele ajuda a reduzir o frizz e aqueles fiozinhos rebeldes que insistem em se levantar, deixando as madeixas mais alinhadas e comportadas por mais tempo.

Leave-in X creme de pentear

Muita gente não entende a diferença entre o leave-in e o creme de pentear, e, realmente, esses dois produtos tem ações e finalidades bem parecidas.

Mas enquanto o creme de pentear (assim como o nome denuncia) serve para ajudar a desembaraçar os cabelos e dar forma a eles, o leave-in é um produto muito mais leve, cujo foco não é, necessariamente, ajudar a pentear os fios, mas fim finalizá-los logo antes de sair de casa.

Como costuma ser um produto menos denso, o leave-in dá leveza e suavidade para os cabelos, enquanto o creme de pentear pode deixá-los com um aspecto um pouco mais pesado e artificial.

Cabelos muito secos e sem forma podem receber os dois produtos combinados, sem problemas. Nesse caso, o ideal é usar o creme para pentear enquanto estiver desembaraçando e modelando os fios, e, depois, aplicar uma pequena quantidade de leave-in para garantir que os cabelos se mantenham alinhados.

Leave-in vale para todos os tipos de cabelo?

O leave-in é um produto bem democrático e pode ser usado em cabelos lisos, cacheados, ondulados e crespos sem problemas. Mas o ideal para fazer a escolha do produto ideal para você é levar em consideração a textura e os componentes para ter um resultado melhor.

Em cabelos oleosos:

Mesmo que esse cosmético seja mais leve e menos gordurosos do que outros tipos de produtos, como os cremes para pentear, eles ainda podem deixar os cabelos oleosos com um aspecto pesado se você optar por um leave-in em creme e aplicá-lo na raiz.

Quem tem cabelos oleosos deve optar por um leave-in mais fluído que possa ser aplicado com um borrifador, para dar um efeito mais natural e não interferir na oleosidade natural dos cabelos.

Também vale lembrar que qualquer produto em excesso faz mal para os cabelos e pode prejudicar a aparência das suas madeixas. Por isso, mesmo o mais fluído dos leave-ins deve ser aplicado com moderação.

Em cabelos cacheados:

As cacheadas e crespas também podem se beneficiar da aplicação do leave-in já que o produto também ajuda a ativar os cachos e hidratar. Se quiser cachos ainda mais definidos, é só aplicar o seu creme para pentear favorito para texturizar os cabelos com técnicas como o dedo liss e o twist, e, depois, finalizar com o leave-in.

Em cabelos lisos:

Também existem leave-ins específicos para cabelos lisos, que ajudam a manter os fios mais retos e comportados. Quem usa frequentemente secador e prancha para manter os fios lisos também pode usar o leave-in para proteger seus cabelos do calor intenso destes aparelhos e para fechar as escamas capilares, garantindo um efeito ainda mais liso.

Em cabelos fragilizados:

Quem enfrenta diariamente a poluição, luz solar intensa e outros fatores que prejudicam a estrutura dos cabelos também pode usar o leave-in como uma forma de proteger os fios das agressões do dia a dia.

• Gostou? Leia também: Todas as dicas do vinagre de maçã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *