Leila Mendes

Leite faz mal? Conheça a verdade sobre esse alimento polêmico que divide opiniões

Será que o leite faz mal ou bem para a saúde? Esse é um assunto um tanto quanto polêmico e que divide muitas opiniões. Nessa hora, nada melhor do que conhecer mais sobre o alimento para a partir daí ter o seu próprio ponto de vista. O fato é que o leite é um dos alimentos mais completos que existem, e ainda contém vitaminas e sais minerais que são essenciais para a saúde. Veja as principais dúvidas que selecionamos.

duas jarras e um copo cheios de leite

Leite faz mal ou bem – por que o homem é o único mamífero que toma leite depois de virar adulto?

Realmente, o leite é ingerido pelo homem na vida adulta mesmo após o desmame, embora outros mamíferos adultos também apreciem o alimento. Isso acontece pelo simples fato dele ser o único ser que tem acesso fácil a bebida, uma vez que o leite é um alimento caro e não costuma ser destinado a alimentação dos animais. Muitas fêmeas de diversas espécies acabam fazendo o desmame de suas crias não porque o leite é inadequado, mas sim pelo fato de que a cria precisa ingerir outros alimentos que são necessários para suas necessidades nutricionais. Além do que, muitas delas, inclusive, estão em novo processo de gestação.

Leite faz mal ou bem – quais problemas de saúde o consumo de leite pode gerar?

Algumas pessoas devem restringir parcialmente ou completamente seu consumo por possuir disfunções como, por exemplo, intolerância a lactose, hipersensibilidade as proteínas do leite de vaca e as aminas biogênicas e galactosemia. O leite ainda em sua versão integral possui ácidos graxos saturados e colesterol. Por isso, se você tem qualquer problema de saúde relacionado a fatores como os citados acima, deve dar preferência as versões desnatadas ou light.

Leite faz mal ou bem – quais são seus benefícios?

O leite de vaca é rico em Vitamina B2 e Biotina. Em sua versão integral, ainda possui as Vitaminas A e D. Em relação a saúde óssea e dentária, os lácteos representam a melhor fonte de cálcio dietético. E para finalizar, ele ainda contém componentes com propriedades funcionais.

Leite faz mal ou bem – por que algumas pessoas têm alergia ao alimento e outras não?

É muito comum as pessoas confundirem intolerância a lactose e alergia ao leite. O primeiro caso está relacionado a incapacidade que as pessoas possuem de digerir a lactose, que representa o “açúcar do leite”. Já a alergia ao leite está ligada a fração protéica do alimento e é uma doença quase que exclusiva dos lactentes e da infância, normalmente desaparecendo entre os 3 e 4 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *