Limpeza de pele caseira com açúcar

Por: Luiza Olinda

Limpeza de pele caseira com açúcarA limpeza de pele é uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados com a pele, mas acaba sendo esquecida por muitas mulheres.
A limpeza que fazemos diariamente, com sabão e água, não consegue remover todas as impurezas que aderem à pele durante o dia, e uma limpeza mais profunda é necessária para manter a pele da face realmente limpa.
Além de retirar as impurezas, esse procedimento também ajuda a eliminar as células mortas, remove cravos e equilibra a oleosidade do rosto.
Como resultado, você ganha uma pele ainda mais saudável, lisinha e que vai receber melhor os cremes hidratantes e outros produtos que você aplicar para hidratá-la e nutri-la.

Quem pode fazer a limpeza de pele e contraindicações

Diferente do que muitas pessoas imaginam, não é uma boa ideia fazer limpezas de pele quando seu rosto está com muitas espinhas. O procedimento pode acabar agredindo a área que já está sensível e comprometendo ainda mais a situação.
Você também não deve fazer uma limpeza de pele atrás da outra. O ciclo de renovação celular demora alguns dias, por isso, quanto mais intensa for a limpeza de pele, maior o tempo de intervalo deve ser.
A maioria das limpezas de pele é benéfica para todos os tipos de pele, mas as peles oleosas podem obter resultados ainda melhores, já que são as que costumam ter mais cravos.
Para fazer uma limpeza de pele profissional você pode procurar uma clínica estética da sua confiança, mas também há como fazer uma limpeza de pele caseira que, mesmo sendo mais leve do que a profissional, também vai ajudar a deixar sua pele mais limpa, macia e renovada.
Existem várias receitinhas caseiras para limpar a pele profundamente, e algumas das comuns levam açúcar. Sim, açúcar! Os grãozinhos do açúcar ajudam a esfoliar a pele e podem ser combinados com diversos produtos.
Vamos ver na sequência 4 receitinhas para você fazer sua limpeza de pele caseira com açúcar.

Limpeza de pele com açúcar e mel

Para essa receita você vai precisar de quantidades iguais de açúcar cristal e mel. Para o rosto, o ideal são duas colheres de açúcar e duas colheres de mel. Aí é só misturar esses dois ingredientes e aplicar cuidadosamente na face, fazendo movimentos circulares em todo o rosto.
O mel é um poderoso aliado na limpeza de pele, porque ajuda a eliminar toxinas, clareia manchas do rosto e colabora para manter a pele sempre elástica e viçosa. Ele também conta com propriedades cicatrizantes, que ajudam a recuperar a pele mais danificada.
Depois de massagear o rosto com a mistura de açúcar e mel, lave abundantemente a pele com água fria e aplique um gel adstringente. Repita a aplicação uma vez por semana. Essa receitinha é ideal para quem tem pele oleosa e é também uma ótima forma de esfoliar os lábios.

Limpeza de pele com açúcar e creme hidratante

Sabe aquele creme super-hidratante que você adora? Ele pode te ajudar a fazer uma limpeza de pele caseira com açúcar! Basta misturar os dois ingredientes.
Se quiser uma limpeza mais leve para o rosto, braços e pernas, pode misturar na proporção de uma parte de creme hidratante para uma parte de açúcar refinado. Para áreas que precisam de mais cuidados, como cotovelos, calcanhares e joelhos você pode misturar duas partes de açúcar cristal com uma de hidratante.
Enquanto o açúcar remove gradativamente as células mortas, o creme hidratante já começa a agir de uma forma mais intensa, pois penetra mais na derme.
O procedimento é o mesmo, basta aplicar a mistura e massagear o rosto, lavando logo em seguida.

Limpeza de pele com açúcar, azeite e óleo de coco

Se a sua pele está seca e desidratada, essa receita de limpeza de pele com ação umectante é exatamente o que você está procurando. Misture em uma tigela uma colher de sopa azeite extra virgem, uma colher de chá de óleo de coco e uma colher de sopa de açúcar refinado.
Aplique sobre a pele do rosto massageando vigorosamente. Depois deixe a mistura sobre a pele por 3 minutos. Então, é só lavar e aplicar o tônico facial.
O azeite e o óleo de coco contribuem para trazer mais elasticidade e viscosidade para as peles secas, mas, como são agentes bastante oleosos, o ideal é que essa limpeza de pele seja feita a cada 15 ou 20 dias.

Limpeza de pele com açúcar, mamão e aveia

Essa é uma forma de limpar e cuidar de todos os tipos de pele. Aqui também é jogo rápido, você vai misturar a polpa de meio mamão (sem sementes ou casca) com uma colher de sopa de açúcar cristal e uma colher de chá de aveia.
Massageie o rosto com a misturinha por alguns minutos, lave e aplique o tônico de sua preferência.
O mamão tem ação antioxidante, que elimina toxinas, e ainda estimula a produção de elastina e colágeno, dois dos elementos que mantém a pele bonita e saudável. A papaína, uma enzima do mamão, ainda contribui para deixar a sua cútis mais iluminada e macia. Além de nutrir a pele, a aveia tem propriedades calmantes, que vão ajudar a reestruturar a pele depois da limpeza de pele.

Leia também