Limpeza de pele: passo a passo

Por: Tayla Pinotti

mulher limpando a pele

Na correria do dia a dia, muitas vezes, nossa pele acaba acumulando várias impurezas devido à poluição que estamos expostos. Além disso, a alimentação inadequada e o estresse da rotina acabam refletindo no nosso corpo, inclusive na pele.

Por este motivo, dermatologistas recomendam que uma limpeza de pele seja feita pelo menos uma vez ao mês. No caso de pele oleosa e com muita acne, a frequência deve ser ainda maior: duas vezes ao mês é o indicado.

Esse procedimento é muito importante, pois, além de remover cravos e espinhas, a limpeza de pele também ajuda a remover as impurezas acumuladas e também as células mortas. Mas, ao contrário do que imaginam, se o rosto estiver com espinhas inflamadas, a limpeza de pele não é aconselhada. Nesses casos, o mais recomendado é procurar um profissional para que ele indique produtos ou até mesmo um tratamento específico para a remoção das espinhas.

Limpeza de pele profunda: passo a passo

A limpeza de pele profunda é feita por profissionais capacitados, mas a versão caseira tem ganhado cada vez mais adeptos pela praticidade. Veja o passo a passo para realizar uma boa limpeza de pele em casa, o tempo de duração é de mais ou menos 15 minutos:

O primeiro passo é fazer uma limpeza superficial, que pode ser realizada com um sabonete neutro seguido da aplicação de um demaquilante. Nessa primeira etapa, você estará apenas retirando restos de maquiagem e também resíduos de poluição da pele. O ideal é ir passando o sabonete em movimentos circulares por todo rosto e pescoço e enxaguar em seguida.

O segundo passo é o processo de esfoliação da pele, que é o que tirará a oleosidade e células mortas da camada superficial da pele. Você deve colocar o esfoliante em um algodão e espalhar por todo o rosto, principalmente nas áreas onde há maior acúmulo de sujeira como testa, nariz e entre as sobrancelhas. Caso você não possua um esfoliante em casa, pode produzir um caseiro usando apenas duas colheres de aveia e duas colheres de mel para fazer uma mistura.

Em seguida, o terceiro passo consiste numa limpeza mais profunda da pele. Você deve fazer uma “sauna facial” em casa, colocando um saquinho de chá de camomila numa vasilha contendo 1 litro de água fervente. Em seguida, incline o rosto sob o recipiente durante cerca de cinco minutos para que o vapor da água atinja o seu rosto e abra os poros do tecido cutâneo. Passado esse tempo, envolva seus dedos em duas gazes esterilizadas (ou algodão embebido em algum produto antisséptico) e esprema suavemente os cravos e espinhas, tomando cuidado para que a unha não entre em contato com a pele. Caso você não possua o chá de camomila em casa, uma opção alternativa é mergulhar uma toalha em água quente e deixar sobre o rosto durante cinco minutos.

A quarta ação é feita com o intuito de “desinfectar” a pele. Depois que todas as impurezas já foram removidas, é necessário aplicar uma loção com efeito bactericida, pois isso evitará infecções.

Dando continuidade a esse processo, a quinta etapa consiste em “acalmar a pele”. Uma máscara “calmante” deve ser aplicada no rosto para diminuir a vermelhidão e ajudar nesse processo de “acalmar” a pele. Essa máscara pode ser feita tanto com produtos específicos, quanto de forma caseira, basta fazer uma mistura com mel e iogurte, que é um ótimo hidratante natural. Ela deve ser aplicada por todo o rosto e depois removida com água.

O sexto e último passo é proteger a pele. Uma fina camada de hidratante com protetor solar (mínimo fator 30) deve ser aplicada em todo o rosto, pois isso evitará a aparição de manchas. Além disso, é importante lembrar de sempre proteger a pele e não usar a unha no rosto.

E após fazer a limpeza de pele caseira ou profissional, os cuidados com a pele devem continuar: é importante usar filtro solar para que não apareçam manchas e evitar a exposição direta ao sol durante pelo menos 48 horas, pois a pele estará mais sensível e a luz solar pode fazer mal. Além disso, produtos ácidos e oleosos não devem ser aplicados no rosto nesse período. Água termal, produtos calmantes e cicatrizantes podem ser aplicados e, inclusive, são recomendados.

A limpeza de pele profunda não é recomendada para pessoas que possuem a pele sensível, com descamações ou alergias, pois pode afetar ainda mais a pele.

Leia também