Look para casamento: look perfeito para convidados

Escolher um look para casamento pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil para os convidados. Isso porque o “dress code” envolve uma série de fatores, como cores certas, comprimento ideal, sapatos apropriados para a ocasião, entre outros.

É claro que todos nós gostamos de nos sentir confortáveis, então, antes de buscar o “look perfeito”, experimente várias opções até encontrar a que mais se encaixa com o seu estilo e também a que vai te deixar mais à vontade para aproveitar a festa.

Look para casamento: quais cores evitar?


Sobre as cores, a regra principal é: não use branco, afinal, essa cor está reservada para a noiva! Tome cuidado e, se possível, evite também escolher vestidos com tons nudes e crus que se aproximam do branco, pois estes também podem ser escolhidos pela noiva.

Muitas pessoas ainda acreditam que usar preto nos casamentos também não é permitido, mas isso não passa de um mito. O preto para as convidadas está mais que liberado, principalmente se for em um look para casamento a noite.

Look para casamento de dia: o que posso usar?

O período do dia no qual o casamento for acontecer também influencia bastante na escolha do look. Casamentos durante o dia não exigem uma super produção e, nesses casos, tanto homens quanto mulheres podem optar por roupas mais “simples”, com cores mais alegres e claras. As mulheres podem ainda usar vestidos estampados e floridos, pois eles ficam ótimos como look para casamento de dia ao ar livre.

Neste horário, as sapatilhas sem salto estão permitidas e são ótimas para quem busca conforto. Se quiser deixar o look sem salto um pouco mais refinado, use uma sapatilha de bico. Scarpins e sandálias também são boas opções de sapato para casamento durante o dia.

Sobre o tamanho dos vestidos, para casamentos diurnos o mais recomendado é optar por vestidos na altura do joelho, podendo variar tanto para um pouco mais curto, quanto para um pouco mais comprido. Se você é apenas convidada, não há necessidade de usar vestido longo no casamento de dia, mas se você preferir, é claro que também pode usar.

As convidadas podem ainda optar por acrescentar um chapéu, se a previsão do tempo para a data for de bastante sol. Esse acessório fica ótimo em cerimônias em sítios, chácaras e clubes, por exemplo.

Look para casamento a noite: qual look eu escolho?

Se o casamento for à noite, provavelmente a cerimônia vai terminar em festa, e isso quer dizer que a produção no visual pode ser mais carregada. Para as convidadas, é sempre válido usar vestidos com tons mais sóbrios e compensar com acessórios e uma make poderosa.

Os tons de azul escuro, verde e vinho ficam ótimos, além do bom e velho “pretinho básico”. Assim como em casamentos diurnos, o longo não é necessário no look para convidada de casamento. As melhores opções são longuetes ou vestido na altura no joelho. Lembre-se de que os “vestidos de balada” nem sempre são adequados para casamentos por serem mais curtos.

É importante dizer que, em casamentos à noite, bolsas muito grandes não são indicadas. Se você é convidada, procure ter uma “bolsa carteira” adequada para este tipo de evento, mas, caso não tenha, tente usar uma bolsa bem pequena.

Nesse período do dia, os sapatos de salto e sandálias noturnas são os mais recomendados. Procure evitar anabelas de corda ou saltos de madeira, por exemplo, pois esses materiais combinam mais com o período da manhã.

Look masculino para casamento: não são só elas que têm dúvidas

E claro que não são só as mulheres que têm dúvidas na hora de escolher que roupa usar neste evento, os homens também. O look masculino para casamento ideal é: calça e camisa social, paletó, gravata e sapato social.

Apesar disso, esse dress code também pode variar de acordo com o horário da cerimônia. Os convidados podem deixar o paletó de lado em casamentos durante o dia e até mesmo optar pelo uso de calça jeans, desde que estejam em bom estado e não sejam muito clarinhos.

No look masculino para casamento de dia, os sapatos sociais também podem ser trocados por sapatênis, por exemplo, e até por tênis ou mocassins de estilos mais sóbrios.

Já durante a noite, os clássicos social e esporte fino são os mais recomendados. Caso o estilo esporte fino seja escolhido, a calça social pode dar lugar a uma com tecido de chino ou sarja. O blazer pode ser um ótimo substituto do paletó nesse caso e ajuda a compor muito bem o traje de esporte fino masculino!

Veja abaixo algumas fotos que separamos para te servir de inspiração e escolha o look para casamento que mais combina com você.

Leia também