Leila Mendes

Machismo: o que é e suas influências sociais

Após anos de lutas, as mulheres passaram a ganhar espaço na sociedade. Diferente das nossas avós e mães, nós podemos escolher se queremos casar, ter filhos ou apenas nos dedicarmos a uma carreira profissional. E sim, finalmente o empoderamento feminino veio para ficar! Mas, infelizmente, isso ainda não agrada a todos! Acredite, existem muitos homens que pensam na mulher como um sexo frágil e como apenas dona do lar, o que é inadmissível. Essas pessoas têm em sua veia o famoso machismo. Mas você sabe o que é isso e como ele pode influenciar negativamente em uma sociedade mais justa e igualitária? Veja mais sobre o assunto!

machismo

Machismo: o que é?

O machismo é a supervalorização de características culturais e físicas que fazem os homens acreditarem que são superiores às mulheres. Essas características vão desde pensamentos, atitudes, fatos e até costumes que julgam a superioridade do sexo masculino sobre o sexo feminino. A crença dessa ideologia machista é de que os homens têm mais direitos do que as mulheres.

Machismo: por que eles se sentem superiores?

Por muitos e muitos séculos, os homens foram os protetores da família. Eram eles quem caçavam, pescavam, lutavam e enfrentavam o perigo a fim de proteger o seu grupo. Com o passar dos anos, esse papel de hegemonia permaneceu e eles foram tendo cada vez mais privilégios, inclusive no que se refere a questões profissionais. Felizmente, de algumas décadas para cá a mulher foi conquistando seu lugar e, hoje, é reconhecida na sociedade, embora esse processo de reconhecimento ainda tenha muito que evoluir.

Machismo: situações do cotidiano:

É comum presenciar no dia a dia situações de machismo em que as mulheres são submetidas a papéis inferiores aos dos homens. Isso acontece de várias maneiras, como as que vamos citar abaixo:

machismo

Machismo na escola!

Já reparou como nas aulas de história só escutamos falar e evidenciar sobre personagens masculinos? Dificilmente é comentado algo sobre uma contribuição histórica feminina. E os uniformes das meninas? Ah, elas devem seguir as regras e andar com a aparência comportada para que ninguém comente nada. Essas são algumas das “lições” que a escola “ensina”. Portanto, fale mais com as suas crianças sobre o que é o machismo e as ensine desde cedo a lutar contra ele.

Machismo no trabalho!

Já parou para pensar quantos homens estão em cargos de lideranças no seu trabalho? E mulheres? Aposto que na maioria das vezes o sexo masculino está presente em cargos de alta chefia. E o salário? Provavelmente, em alguns lugares, eles ainda devem ganhar mais do que elas. Reflita sobre isso e exija os mesmos salários.

Machismo velado!

Esse é um tipo perigosíssimo, pois ninguém assume que tem. Pense comigo em algumas situações que você já deve ter presenciado e talvez nem tenha percebido, como:

– Você está em um restaurante e o garçom entrega a conta para o homem, independente de quem tenha pedido;

– Em um jantar com a família ou amigos, a mulher prepara a comida e depois ainda lava a louça;

– A cor rosa e a boneca para as meninas. Isso mesmo, elas precisam viver no mundo da fantasia e serem bonitas.

Veja como tudo isso é característica de um machismo velado, o qual não devemos aceitar.

Leia mais sobre o tema, reveja seus conceitos, explique aos seus amigos e familiares o que é machismo e lute para ajudar a combatê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *