Mães lisas contam como aprenderam a cuidar do cabelo cacheado dos filhos

Por: Luana Queiroz
Cirlene de Santana
Ciça procura conteúdo de outras mães para aprender mais sobre cachos

Para muitas mulheres, os dilemas sobre cabelo não são apenas questões pessoais, mas atingem as pessoas ao seu redor, como os filhos. Para aquelas que nasceram com os fios lisos ou optaram pelo alisamento em alguma fase da vida, cuidar do cabelo cacheado ou crespo dos filhos pode ser um grande desafio.

Mais do que buscar dicas para cabelo crespo e cacheado, essas mães procuram empoderar as crianças e exaltar a beleza do cabelo natural.

Criança com cabelo crespo e cacheado: onde buscar informação?

Atualmente, as mães têm usado uma grande ferramenta como aliada na hora de buscar informações de como cuidar das madeixas das crianças: a internet. 

Se nas décadas anteriores, a televisão e a mídia impressa foram grandes impulsionadoras da cultura do liso e tudo em torno desse tipo de cabelo, é a internet que mais contribui para propagar conhecimento sobre as outras curvaturas e como cuidar de cabelo crespo e cacheado.

E foi esse o caminho seguido por Cirlene de Santana, a Ciça, mãe do Miguel de 9 anos: “eu sempre segui dicas de algumas mamães que falam sobre cabelos cacheados na internet, isso facilitou muito o meu aprendizado no cuidado do cabelo do meu filho. Com o tempo, eu descobri mais sobre o tipo de formato do cabelo dele e os cuidados ideais.”

Ainda há quem, por escolha, tornou-se lisa, mas entende a importância dos pequenos cuidarem e terem amor pelo próprio cabelo, que é o caso da Bruna Silva, mãe do Nicollas de 2 anos: “eu tive o cabelo enrolado quando eu era criança, aí entrou na adolescência e teve toda aquela questão de ter o cabelo liso…  antigamente era muito julgado o cabelo enrolado, era cabelo feio, não era legal. Aí eu passei a fazer progressiva e hoje eu uso o meu cabelo liso. Confesso que já fiquei um ano sem fazer a progressiva, tentando fazer a transição capilar, mas não consegui. No comecinho, o cabelo do Nicollas ainda era lisinho, então não me dava muito trabalho. Aos poucos, os cachinhos foram se formando e aí eu buscava muito na internet ‘cabelo de menino cacheado’ para ver como eu deixaria, porque geralmente mãe de menino que tem cabelo cacheado corta curtinho e não tem o trabalho de cuidar. Mas como eu sempre achei o cacheado bonito, eu fui em busca disso.”

Bruna Silva
Bruna aprendeu, aos poucos, a cuidar de cabelo cacheado

Dicas de como cuidar de cabelo crespo e cacheado infantil

São muitos os caminhos que as mães buscam na hora de cuidar dos cachos e crespinhos. É possível, inclusive, usar a hora do banho para exaltar a beleza dos fios naturais das crianças com brincadeiras.

Como dica, Ciça conta sobre os produtos que usa no cabelo do Miguel: “Uma linha que eu gosto muito e uso faz um bom tempo é a #todecachinho Kids. Do spray desembaraçante até a máscara de hidratação, me ajuda e facilita muito a nossa rotina de cuidados por aqui, além de deixar um cheirinho maravilhoso.”

Já Bruna, que teve dificuldade no começo para cuidar dos cachos do Nicollas, hoje já encontrou o caminho: “no começo, eu não conseguia fazer a finalização correta, era complicado para mim. Mas o cabelo dele já é definido, então, eu lavo, condiciono todos os dias, por muitas vezes eu faço hidratação no cabelo dele e depois eu passo o creme para pentear. Hoje a minha rotina com o cabelinho dele é muito mais prática: ele toma banho, eu lavo, passo condicionador, aí depois que ele sai do banho, eu desembaraço com o creme pra pentear e os cachinhos dele se formam por si só.”

Se você é lisa, tem filhos cacheados ou crespos e não sabe nada sobre universo, busque informação em sites e blogs sobre cabelos cacheados, como o #todecacho, una-se a outras mães nessa mesma situação e mostre aos seus filhos a beleza de ser quem é.

Leia também