Talitha Benjamin

5 dicas para manter o foco no seu objetivo

Aprender a manter a cabeça no lugar e não se distrair do seu objetivo é uma das mais importantes lições da vida. A determinação não é uma qualidade biológica, que você nasce ou não com ela, mas sim uma habilidade que pode ser adquirida e aperfeiçoada.

Pode parecer difícil manter o foco – principalmente com constantes distrações que às vezes aparecem justamente para te desviar do caminho. No entanto, com algumas dicas, ajustes de comportamento e mudanças de visões, você aprende a ter mais determinação e consequentemente, a alcançar seus objetivos com mais facilidade!

Confira 5 dicas para manter o foco no objetivo:

Manter o foco

Estabeleça quais são suas metas

Começando pela etapa mais simples, mas também a mais importante: defina, de forma sincera, fria e realista, quais são os seus objetivos. Esse é o momento de deixar a emoção de lado e organizar a cronologia dos seus desejos, por exemplo: se o seu objetivo final é fazer uma viagem longa e cara, antes disso, você precisa alcançar outra conquista, que é a de juntar dinheiro. Portanto, o seu objetivo primário é economizar e trabalhar mais para alcançar os meios de atingir o seu desejo final.

Reserve um dia para fazer isso, sente, pesquise, faça planos, pesquise mais, planeje, planeje e planeje! Botar as ideias e sonhos no papel vai te ajudar a materializar algo que antes só existia na sua imaginação e, uma vez que você sabe exatamente o que precisa fazer para conseguir realizar seu objetivo, mais próximo da realidade ele fica.

Coloque os planos em prática

Lembra da viagem que usamos de exemplo? Vamos imaginar que, para conseguir juntar o dinheiro para realizar esse sonho, você precise de uma fonte extra de renda. Qual serviço você pode oferecer para garantir essa renda? Como você vai oferecer? Onde vai fazê-lo e para quem? Quanto vai cobrar e quanto tempo vai demorar para conseguir a quantia necessária?

O exemplo é específico, mas o raciocínio é o mesmo: usando o planejamento que você fez, comece a traçar uma estratégia de ação. Lembre-se de que tudo começa quando você se movimenta pela primeira vez.

Manter o foco é manter a organização

A falta de organização é a maior inimiga da concentração, pois o esforço mental gasto para que você organize tudo em cima da hora é desperdiçado, quando poderia ser direcionado à uma atividade muito mais importante.

Organizar-se inclui estabelecer horários e metas para cumprir as suas tarefas, mas também inclui estar em dia com o lazer, descanso, saúde física, mental e com a vida pessoal – afinal, elas são tão importantes quanto as suas obrigações.

Pode parecer impossível organizar toda sua vida dessa forma, mas a verdade é que, quando você tem um objetivo para alcançar, o quanto mais focado você estiver, mais fácil será para seguir os seus planos. Além disso, o foco ajuda você a não negligenciar o seu bem estar.

Não subestime o poder da motivação

Calma, não estamos falando daquelas mensagens clichês do “eu posso, eu consigo!”. Motivar-se é muito menos sobre frases prontas, e muito mais sobre estar sempre em contato com os seus sonhos. Por mais impossível ou “bobo” que seu objetivo pareça, lembre-se sempre de que, se te faz feliz, é válido.

Pense sempre no seu objetivo final, e quando as coisas estiverem mais difíceis, mentalize-o com ainda mais força. Fica muito mais fácil de lembrar o porque você está passando por dificuldades. É por você e pelo seu sonho.

Celebre suas conquistas com a mesma intensidade que você sofre as derrotas

Entre os seres humanos – sobrecarregados com tarefas, trabalho, estudos, famílias, relacionamentos -, há um tendência muito forte em focar apenas no que deu errado e esquecer que no que deu certo. Geralmente, os revezes são sentidos com bastante intensidade, principalmente se estamos falando de objetivos e metas com grande significado emocional, como a carreira profissional, por exemplo.

No entanto, também há a tendência de não comemorar as conquistas, o que é um erro. Suas vitórias precisam ser sentidas, comemoradas, vividas com o alívio de saber que você superou! Exercitar a autoestima também é extremamente importante para se sentir bem consigo mesmo, assim como fortalecer a autoconfiança, pois essas qualidades vão te ajudar a manter o foco nos seus objetivos.

Para garantir que que você mantenha o foco nos seus objetivos sem estresse, siga as dicas acima para dicas e garante uma caminhada muito mais suave, com destino à sua próxima aventura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *