Tayla Pinotti

Conheça o manual para cabelo liso e alisado

Cabelo liso

Se você tem o cabelo liso ou alisado e não dispensa cuidados com os seus fios, com certeza já ouviu por aí diversos termos que fazem parte do universo capilar.

Técnicas, produtos, cuidados e cortes recebem nomes que nem todas as mulheres conhecem e, por isso, é normal se pegar confusa ao ouvir certas palavrinhas quando o assunto é cabelo.

Para te ajudar a entender esses termos de beleza, nós separamos um manual para cabelo liso com nomes de A a Z. Confira!

Termos capilares – cabelos lisos e alisados

Alisamento

A primeira letra já começa com a palavrinha “alisamento”, que pode abranger uma série de técnicas como escova progressiva, escova marroquina e botox capilar, por exemplo. Esses procedimentos têm como objetivo alterar a estrutura natural dos fios, deixando-os com aspecto liso, chapado e sem frizz.

Botox Capilar

Já mencionado acima, o botox capilar é uma técnica considerada menos agressiva do que as outras. O tratamento atua diretamente na fibra capilar, reduzindo o volume e o frizz dos fios.

Cauterização

Conhecida também como “plástica capilar”, a cauterização é uma técnica famosa por contribuir com a restauração das cutículas dos fios. O tratamento é feito a base de queratina e tem como objetivo tratar os fios de dentro para fora, proporcionando uma reconstrução intensa.

Cabelo elástico

O cabelo elástico é aquele no qual o fio apresenta o efeito “emborrachado”, em que estica ao ser puxado. A elasticidade acontece porque as químicas fazem com que as madeixas percam queratina, proteína e pigmento, o que resulta em fios fragilizados, finos e elásticos.

CC cream

Enquanto no universo das makes existe o BB cream, no capilar é possível encontrar o CC cream. Ele é um produtinho finalizador que oferece diversas funções como ação antifrizz, proteção térmica, desembaraço, hidratação, selagem da cutícula e das pontas do cabelo.

Chapinha

Também chamada de prancha, a chapinha é uma ferramenta de calor que serve para alisar os fios, deixando-os com efeito chapado.

Defrizante

Esse produtinho é indispensável para todas as curvaturas, mas é ainda mais necessário para quem tem cabelo alisado. Isso porque o defrizante é um produto que protege o cabelo das altas temperaturas de ferramentas de calor como o secador e a chapinha, por exemplo.

Escova progressiva

Um dos métodos mais antigos de alisamento, a escova progressiva altera completamente a estrutura do cabelo, diminuindo seu volume. Apesar do resultado ser considerado eficiente, é preciso ter cautela para apostar nessa técnica, já que ela pode carregar os fios com elementos químicos.

Frizz

Frizz é o nome dado para fiozinhos espetados que ficam no cabelo. Para algumas mulheres, o frizz é um vilão, enquanto outras usam o cabelo com frizz a seu favor.

Hidratação

A hidratação é o tratamento capilar mais conhecido entre as mulheres e ela é mais do que a reposição de umidade e nutrientes dos fios. É uma aliada necessária para mantê-los brilhantes, sedosos, macios e saudáveis. Pode ser feita tanto com ingredientes caseiros quanto com máscaras de hidratação.

Liberado

Produtos chamados “liberados” são aqueles que não possuem silicone, parafina, petrolato, parabenos ou qualquer outro ingrediente derivado do petróleo. A técnica liberada é a que utiliza pouco ou nenhum shampoo na limpeza e nos cuidados com o cabelo.

Matizador

Grande amigo das loiras, o matizador é um produto roxo que serve para neutralizar a cor dos fios loiros por meio da remoção de pigmentos indesejados. Ele também pode realçar a tonalidade, além de consertar danos causados pela água do mar, da piscina ou até do chuveiro quente.

Modelador de cachos

Esse é um aparelho utilizado por quem tem o cabelo liso para fazer cachos nos fios, dando mais movimento às madeixas.

Reconstrução

A reconstrução é um tratamento mais intenso, pois é responsável por repor a proteína e as propriedades naturais dos fios, sendo ideal para quem tem química ou tintura no cabelo ou para quem já está com a madeixa bastante danificada. O tratamento pode ser feito com o uso de máscaras de reconstrução ou de queratina líquida.

Selante térmico

Selante térmico é a mesma coisa que defrizante, ou seja, um produto que serve para blindar os fios contra os efeitos de ferramentas de calor.

Shampoo a seco

A salvação dos cabelos lisos! Quem tem fios sem curvatura costuma ter uma raiz bastante oleosa e, para isso, o shampoo a seco é uma ótima alternativa. Esse produto libera uma espécie de pózinho que absorve a oleosidade do cabelo, dando aspecto de limpo novamente.

Umectação

Umectação é um termo usado para se referir a um banho de óleo no cabelo. Ideal para nutrir os fios, os óleos vegetais servem justamente para repor a oleosidade, recuperando cabelos danificados. Enquanto as cacheadas podem apostar no tratamento sem medo, quem tem o cabelo liso precisa ter cuidado para não deixar o aspecto dos fios pesados ou ensebados.

Conheça o manual para cabelo liso e alisado
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *