Tayla Pinotti

Dicionário da transição capilar: todos os termos que você precisa conhecer

Transição capilar

Quem passa pela transição capilar acaba se deparando com termos complicadinhos (inclusive alguns em inglês) no meio do processo, como bigchop, fitagem e texturização, por exemplo.

Por isso, se você está passando ou está pensando em assumir o formato natural dos seus fios, confira abaixo as principais palavrinhas que vão aparecer durante a sua transição.

Dicionário da transição capilar

Bad hair day

Traduzindo para o português, o termo quer dizer “dia ruim para o cabelo” e é usado para se referir àqueles dias nos quais o cabelo não acorda muito legal e os produtinhos para arrumá-lo parecem não funcionar.

Big chop

O “grande corte” recebe esse nome porque é mesmo um divisor de águas, já que é o corte que tira toda a parte alisada dos cabelos em transição, deixando apenas o cabelo que já está crescendo com sua forma natural (cacheada ou crespa).

Bigudinho

É um acessório bastante antigo com um formato que ajuda a formar cachos no cabelo. Eles são usados para texturizar os fios indefinidos durante a transição, mas também podem ser usados em cabelos lisos.

Box braids

Grandes aliadas de quem abandona os alisamentos, as tranças box braids são ideais para acelerar o crescimento dos fios, além de serem superestilosas e um símbolo de luta e resistência do povo negro.

Co-wash

O termo vem de “conditioner washing”, que traduzindo, significa “lavar com o condicionador”. Essa técnica consiste em substituir o uso do shampoo por um condicionador na hora da lavagem e é indicada para quem tem cabelos crespos e cacheados, ou seja, fios naturalmente mais ressecados.

Cronograma Capilar

É uma agenda de cuidados com os fios que intercala os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, devolvendo aos cabelos nutrientes necessários para um crescimento forte e saudável.

Day after

Pode ser considerado o tempo entre uma lavagem e outra, mas também é usado para se referir ao dia (ou aos dias) seguinte(s) que os cachos duram após a higienização.

Dedoliss

Como o nome sugere, é uma técnica que usa os dedos da mão para deixar os fios do cabelo com formato cacheado. É uma das queridinhas das cacheadas, pois é prática, econômica e não exige o uso de ferramentas de calor.

Definidor de cachos

É um produtinho que ajuda, justamente, na definição dos cachos. Sua textura ajuda a promover uma fixação dos fios, fazendo com que o formato dure mais tempo nos fios em transição ou não.

Fitagem

Outra técnica de finalização que ajuda a definir os cachos. Consiste em separar o cabelo em “fitas” e ir passando os dedos de baixo para cima usando creme de pentear.

Gelatina capilar

Por oferecerem uma boa fixação, as gelatinas e géis capilares são ótimos produtinhos para modelar os cachos durante a transição. O efeito no cabelo é de gel mesmo, por isso os fios ficam durinhos.

Liberado

Um produto “liberado” é aquele que não possui parabenos, petrolato, sulfatos, silicones, parafinas ou qualquer derivado do petróleo. Algumas meninas optam pela técnica liberada, que usa pouco ou nenhum shampoo e óleos minerais nas lavagens e cuidados com os fios.

Plopping

É uma técnica que consiste em esticar uma camiseta ou toalha de algodão sobre uma superfície lisa e, depois, jogar o cabelo sobre o tecido. Depois, basta dar nózinhos para formar uma espécie de touca que vai deixar o cabelo seco e definido.

Scab hair

Ao parar com as químicas alisantes, novos cabelos começam a nascer, porém eles tem aspecto quebradiço, áspero e sem definição. Esses fios são chamados de “scab hair”.

Shampoo bomba

É um tipo de shampoo que estimula o crescimento capilar e ajuda o cabelo a crescer com mais força, já que conta com ativos como vitamina A, d-pantenol, biotina e whey protein.

Tabela de curvatura

A tabela de curvatura é a responsável por ajudar as mulheres a entenderem qual é a curvatura do seu cacho depois que ele começa a crescer com o formato natural. Ela começa com as curvaturas 2abc (ondulados), passa pelas 3abc (cacheados) e termina nas 4abc (crespos).

Texturização

Alguns exemplos de técnicas de texturização já foram citados aqui, como bigudinho, dedoliss e fitagem. No entanto, essas são apenas algumas dos diversos métodos para formar cachos no cabelo sem o uso de ferramentas de calor.

Tranças nagô

Assim como as box braids, as tranças nagô são ótimas para ajudar no crescimento dos fios, além de serem uma alternativa para disfarçar as duas texturas do cabelo. A diferença é que esta é uma trança enraizada, ou seja, começa a ser feita na raiz do cabelo.

Tônico para crescimento capilar

É um produtinho que pode ser aplicado diretamente na raiz do cabelo e que, assim como o shampoo bomba, tem como objetivo auxiliar no crescimento e fortalecimento dos fios.

Umectação

Pode ser considerada um banho de óleo no cabelo. A umectação é responsável por devolver a oleosidade e repor o lipídio dos fios cacheados e crespos. Ela pode ser realizada na etapa de nutrição do cronograma capilar

Dicionário da transição capilar: todos os termos que você precisa conhecer
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *