Talitha Benjamin

Manual dos cabelos ruivos: entenda qual tom investir e como cuidar

Os cabelos ruivos são o sonho de consumo de muita gente e, por isso, as tonalidades avermelhadas estão entre as mais pedidas nos salões de beleza. De cor intensa e marcante, o ruivo traz personalidade e destaque para o rosto. Por chamar bastante atenção e desbotar facilmente, no entanto, ele precisa estar muito bem cuidado.

O primeiro passo para ter cabelos vermelhos perfeitos é prepará-los para o processo de mudança de cor. É provável que a descoloração seja necessária, uma etapa que clareia os fios e que costuma agredir bastante. Para evitar ressecamento e danos pós-descoloração, invista no fortalecimento do cabelo algumas semanas antes com uma rotina de hidratação intensa. Adotar o cronograma capilar pode ajudar.

Outro ponto importante é levar ao seu cabeleireiro referências sobre o tom exato que você quer atingir. Escolha também um visagista com conhecimento em colorimetria, pois este profissional é capaz de analisar com mais precisão a estrutura do seu fio e avaliar as possibilidades de nuances. Além disso, pesquise muito o trabalho do profissional e quais são as mudanças drásticas que serão feitas para realizar uma transição para o ruivo com segurança.

Para te ajudar na mudança de visual, trouxemos alguns tons de ruivo e quais são os cuidados que precisam ser tomados ao atingi-los. Confira abaixo!

Quais são os tons de ruivo

Vermelho fantasia

 Vermelho fantasia

Dificilmente encontrado nas farmácias, esse tom de ruivo faz parte das cores fantasia. As tintas coloridas costumam ser fabricadas em linhas diferentes das colorações de cabelo comum e, por isso, você pode encontrá-las em linhas especializadas para essas cores (azul, verde, laranja, entre outros). No entanto, devido à grande febre de cabelos coloridos nos últimos anos, é relativamente fácil encontrá-las em lojas grandes de cosméticos de grande porte.

Para atingir o vermelho fantasia, é necessário que o cabelo esteja descolorido e platinado. Esse tom pode ser puxado para o rosa ou laranja.

Laranja fantasia

Laranja fantasia

É semelhante ao anterior e só pode ser atingido com uma base platinada e logo em seguida com tinta fantasia de laranja. É um pouco mais difícil de encontrar, já que laranja não é uma das cores mais comuns de se ver por aí.

Borgonha

Borgonha

Também conhecido por marsala ou acaju, é o tom de ruivo mais polêmico, pois muita gente não o considera como “ruivo de verdade”. No entanto, ele possui reflexos avermelhados suficientes para entrar na lista. Tem também toques azulados que resultam em um efeito roxo. É também o mais acessível, pois não necessita de descoloração para que a cor fique nos fios. Então, caso esteja querendo entrar no mundo dos ruivos mas não está pronta para descolorir, o borgonha é a cor para você.

Vermelho cereja

Vermelho cereja

Ao contrário do borgonha, os reflexos do vermelho cereja são puxados para o vinho, o que dispensa a descoloração platinada para a base. É um tom bem fácil de se atingir usando apenas tintas de farmácia, mas o ideal mesmo – caso você tenha condições – é investir em um bom profissional para realizar a aplicação do tom e atingir um melhor resultado.

Cobre avermelhado

Cobre avermelhado

O cobre avermelhado pode ser considerado o melhor de dois mundos, já que junta o melhor das cores fantasia com o cobre. Caso queira um visual mais natural, procure pelas nomenclaturas “loiro cobre avermelhado” nas caixinhas de tintura. Mas se o seu desejo seja por reflexos vermelhos mais destacados, a opção mais indicada é “loiro vermelho acobreado”.

Cobre escuro

Cobre escuro

Esse tom foca em pigmentos cobres ao invés de vermelhos, ou seja, é o contrário dos tons cereja. É um ruivo fechado, discreto, que leva o nome de “castanho avermelhado” ou “loiro escuro acobreado” em algumas tinturas.

Cobre médio

Cobre médio

É bem parecido com o tom anterior, mas tem a sua base de cor bem mais clara. Pode ser necessário uma descoloração leve, no entanto, esse tom não possui tons avermelhados.

Cobre claro

Cobre claro

É o tom que mais se aproxima ao rutilismo, o ruivo natural. Totalmente pigmentado de cobre e com a base claríssima, ele costuma desbotar com muita facilidade. Por isso, quem escolhe essa cor precisa estar comprometida com a manutenção da raiz e do retoque do pigmento.

Cobre claríssimo

Cobre claríssimo

Também conhecido como strawberry blonde, é um ruivo super claro e natural, podendo até ser confundido com o loiro. O tom é parecido com a cor anterior, mas a base é ainda mais clara. Consequentemente, o clareamento necessário para atingir essa cor é intenso, e os cuidados com o cabelo de quem escolhe essa cor precisa ser redobrado antes, durante e depois da descoloração e tintura.

Como cuidar do cabelo ruivo depois da coloração

É importante notar que, independentemente do tom, é necessário que o cabelo esteja bem hidratado e preparado para receber a tinta. Além disso, por mais que algumas tonalidades possam ser conquistadas sem passar pela descoloração, ainda assim, as tinturas de cabelo possuem componentes químicos que podem causar ressecamento e danos.

Para garantir cabelos ruivos saudáveis, siga o cronograma capilar de acordo com as necessidades dos fios. Além disso, é fundamental usar shampoos e condicionadores feitos especialmente para cabelos coloridos, pois eles ajudam a manter a coloração por mais tempo.

Outra dica é investir em máscaras matizadoras para cabelos ruivos ou em banhos de brilho para manter a cor dos fios sempre incrível do jeitinho que você gosta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *