Maquiagem com batom vermelho para arrasar

Por: Luiza Olinda

maquiagem com batom vermelho

Ele é e sempre será um dos queridinhos das mulheres. O batom vermelho é um ícone atemporal da beleza feminina e toda mulher precisa ter pelo menos um deles na sua nécessaire de maquiagens.
Mas como é uma cor bem forte e marcante, é preciso tomar alguns cuidados para combiná-lo corretamente com o resto da maquiagem e deixar o visual equilibrado e harmônico.
Para te ajudar com isso, separamos algumas inspirações e dicas de como fazer uma boa maquiagem com batom vermelho para usar em qualquer situação! Vamos a elas!

Maquiagem com batom vermelho: a clássica

maquiagem com batom vermelho

Umas das makes mais clássicas que podem ser feitas com batom vermelho é a combinação com delineado gatinho. A junção desses dois elementos remonta aos anos 50 e 60, o que dá uma cara retrô e bem feminina para a maquiagem.
O mais tradicional aqui seria usar um batom vermelho elétrico, um delineado fino, rímel e blush bem suave, apenas para deixar o rosto mais corado e delicado.
Por ser muito clássica, essa maquiagem com batom vermelho funciona bem em praticamente toda situação. Vale para casamentos? Sim! E para sair com os amigos no fim de semana? Também! Com essa make não tem como errar!

Maquiagem com batom vermelho: a básica

maquiagem com batom vermelho

Se você ainda não tem o costume de usar batom vermelho, e geralmente opta pelas cores mais clarinhas, pode se sentir um pouco insegura nas primeiras vezes. Então essa é uma excelente inspiração de maquiagem para que você comece a usar o vermelho nos lábios sem se preocupar com a make estar “over”.
A ideia aqui é manter, como o restante da composição, o mais simples possível, chamando atenção apenas para a boca. Faça uma boa pele, use um blush ou bronzer discreto para marcar as bochechas e abuse do rímel. Pronto! Aí é só completar o look com o batom.
O ideal para quem está usando a maquiagem com batom vermelho pelas primeiras vezes é optar pelos tons mais apagadinhos e matte, que não destacam tanto os lábios e vão deixar você mais confiante.

Maquiagem com batom vermelho: a divertida

maquiagem com batom vermelho

Um dos pontos mais bacanas dos batons vermelhos é que existe uma infinidade de tons para serem explorados. Eles podem ser mais rosados, mais puxados para o vinho, para o roxo ou para o laranja, como é o caso nessa inspiração.
Esse tom de batom vermelho é uma ótima opção para deixar o visual mais divertido e descolado. Nos olhos, você pode repetir a ideia do delineado gatinho, mas usando delineador colorido, ou mesmo uma sombra em gel e um pincel chanfrado para fazer um delineado diferente e divertido, mantendo a make harmonia.

Maquiagem com batom vermelho: a rica

maquiagem com batom vermelhoQuando usamos um batom vermelho muito pigmentado pode ser difícil combiná-lo com sombras coloridas, mas é possível. Nessa inspiração, por exemplo, o dourado e o prateado ficaram perfeitos com o batom vermelho elétrico e deram um ar de elegância e sofisticação para a make.
Além do mix de sombras e do batom, fazer uma boa pele, aplicar iluminador e contorno para dar profundidade na face vão deixar o visual ainda mais marcante.
Essa maquiagem com batom vermelho é perfeita para eventos noturnos e formais, como casamentos, formaturas e bailes.

Maquiagem com batom vermelho: a sofisticada

maquiagem com batom vermelho

Essa maquiagem com batom vermelho escuro é perfeita para quem quer criar um visual mais marcante e fino, mas que também pode ser usada no dia a dia em um ambiente profissional.
O batom vermelho vinho dá certa elegância e maturidade para o visual, enquanto o efeito glossy é capaz de trazer um pouco de sensualidade. Como o batom já é escuro e marcante, o ideal é que os olhos sejam discretos. Nessa inspiração, os tons de cobre e rosé presentes na sombra combinam muito bem com o tom de pele da modelo, o que deixa a sombra bem sutil.
O delineado preto também aparece nesta inspiração, mas o traço é bem fino, principalmente perto dos cantos internos dos olhos, e serve apenas como um acabamento.

Maquiagem com batom vermelho: a casual

maquiagem com batom vermelho

O batom vermelho matte aparece aqui novamente como uma opção para quem quer usar o batom vermelho no dia a dia sem chamar tanta atenção.
Para esse look casual, uma pele com pó translúcido, iluminador e blush bastam para uma pele com um aspecto uniforme, iluminado e saudável. Você pode completar essa maquiagem com batom vermelho com um pouco de sombra marrom ou bege e abusar do rímel para dar volume aos cílios.

Maquiagem com batom vermelho: a poderosa

A regra é clara: deu destaque aos lábios? Então faça olhos mais discretos. Mas, em algumas ocasiões, é bom quebrar as regras! Se você quer fazer uma maquiagem poderosa para chamar a atenção em um evento especial, vale sim investir em uma sombra mais forte e no batom vermelho.
A dica aqui é manter boca e olhos no mesmo tom. Se a sombra será escura, use um batom vermelho mais fechado, se a sombra é clara, escolha um batom vermelho mais claro.
Para essa inspiração, o tom escolhido fica entre um vermelho vinho e um pink e acompanha muito bem a sombra que é preta, mas tem nuances de rosa e chumbo.

Leia também