Tayla Pinotti

Maquiagem masculina? O Amigo Bee mostra que sim!

maquiagem masculina

Você pode até não se lembrar, mas a maquiagem masculina esteve presente em muitos momentos da história. Alexandre, o Grande, adorava quando os antigos habitantes escoceses pintavam o rosto de azul para as lutas, por exemplo. No Egito, a maquiagem ainda era um sinal de status e poder.

Durante o século XVIII, com a queda da monarquia, a vaidade da nobreza passou a ser questionada e o uso de maquiagem como forma de expressão teve sua queda. Com isso, a vaidade se voltou totalmente para as mulheres e os produtos de beleza passaram a serem desenvolvidos com foco no público feminino.

Nos dias atuais, porém, a maquiagem para homens voltou a entrar em cena e não é raro encontrar maquiadores profissionais e criadores de conteúdo de beleza do sexo masculino. É o caso do Daniel Mariano, também conhecido como Amigo Bee, que descobriu a make em 2017, quando fez um curso profissionalizante.

Conversamos com o digital influencer e embaixador da Salon Line para dicas, inspirações e até mesmo uma reflexão sobre o uso de maquiagem entre os homens e como a sociedade lida com isso. Confira abaixo!

Skincare também deve ser uma etapa da make masculina

make masculina

Não é a toa que os cuidados com a pele estão em alta entre as mulheres: além de ser a melhor forma de minimizar os danos causados pelo envelhecimento, os tratamentos com a cútis também fazem a diferença no resultado final da maquiagem. “Toda maquiagem começa com um bom skincare e proteção solar” aconselha Daniel, já que o protetor também é um item indispensável.

Maquiagem masculina nem sempre significa usar sombra e batom vermelho

Amigo Bee usando maquiagem masculina

Ao falar sobre maquiagem, muitos homens tendem a imaginar uma superprodução com batom vermelho, sombra esfumada e até iluminador, ma fazer maquiagem pode ser apenas passar uma boa base ou até mesmo um corretivo nas espinhas, por exemplo. O Amigo Bee ainda lembra: “Você também pode realçar os pontos do rosto que gosta ou disfarçar os que não gosta tanto”.

A sociedade e os homens de maquiagem

Daniel Mariano maquiagem masculina

Apesar de cada vez mais homens estarem ligados nas novidades de beleza, ainda há muito preconceito com a maquiagem masculina. Daniel Mariano lembra que que começou treinando algumas técnicas, mas demorou até ter coragem para postar uma foto completamente maquiado.

“No começo foi bem difícil, especialmente com família e amigos. Eu tinha vergonha de aparecer de make na frente deles. Quando comecei a me produzir, foi bastante impactante porque, na cabeça das pessoas, maquiagem é coisa só de mulher. Já sofri e sofro muito com comentários maldosos, mas meu papel é fazer as pessoas entenderem que maquiagem é uma arte e é para todos” reflete o beauty creator.

Maquiagem para homens como liberdade e arte de expressão

maquiagem masculina

E se engana quem acha que a maquiagem como forma de expressão ficou nos séculos passados. Ainda hoje, pintar o rosto é uma arte que expressa personalidade, estilo e até mesmo sentimentos. Para o Amigo Bee, maquiagem significa liberdade para ser quem quiser e, por isso, sua dica para os homens que querem investir na maquiagem masculina é: “se joga e seja feliz!”.

6 comentários neste post

  1. Danielle Borges disse:

    Matéria incrível, gostei de saber um pouco mais de você Amigo Be.

  2. Mandy disse:

    Você é maravilhoso mesmo <3 Orgulho define!

    1. Caio Costa disse:

      O Amigo Bee arrasaaaa!

  3. Ana Patrícia disse:

    Amigo Bee arrasaaaa

    1. Caio Costa disse:

      Se não for para arrasar ele nem vem! ‍♀️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *