Talitha Benjamin

Conheça os benefícios e os ingredientes da maquiagem orgânica

Maquiagem orgânica

A maquiagem é uma das a maiores aliadas das mulheres, capaz de fazer transformações incríveis – além disso, é um ótimo instrumento para brincar, experimentar novas cores, técnicas e, acima de tudo, se divertir. Nada de se sentir obrigada a usar, ok?

No entanto, bases, pós, blushes, máscara para cílios e diversos outros itens não deixam de ter certas substâncias que, a longo prazo, podem ser prejudiciais à pele. Para diminuir esses prejuízos, diversas marcas estão apostando em maquiagens orgânicas, veganas, naturais e cruelty-free. E, ao que tudo indica, esse mercado tende a crescer cada vez mais. Um relatório feito pela Grand View Research, o Brasil é o país da América Latina que mais consome produtos deste tipo. Por ano, o mercado orgânico movimenta cerca de R$ 3 bilhões.

Entenda mais sobre o assunto e prepare-se para renovar o nécessaire!

Os benefícios dos produtos naturais

produtos naturais

Um dos problemas do uso da maquiagem é que a pele acaba absorvendo-a e isso inclui algumas substâncias que são prejudiciais, como chumbo, amônia, formol, parabenos e alguns corantes. Ao utilizar a maquiagem orgânica, a derme entra em contato apenas com produtos naturais, que possuem propriedades nutricionais e antioxidantes que hidratam e permitem que os poros respirem ao serem absorvidas pela corrente sanguínea, ao contrário das outras substâncias, que podem causar reações alérgicas, inchaços, vermelhidão, e podem até ser cancerígenas.

Dessa forma, além do efeito estético típico da maquiagem, você também cuida da pele – essa é uma ótima alternativa para pessoas sensíveis as makes tradicionais.

Importante: para ser considerado um produto orgânico, o cosmético precisa ter pelo menos 95% da sua fórmula proveniente de obras primas naturais, como por exemplo, óleos essenciais, extratos naturais e manteigas vegetais. Dessa forma, a produção desses cosméticos não só faz bem para a saúde, já que é livre de agrotóxicos, como ainda promovem o pequeno agricultor e causam menos danos ao meio ambiente.

Diferenças entre os produtos tradicionais e os orgânicos

Maquiagem orgânica

Na maquiagem tradicional, pelo menos 5% da fórmula é composta por ingredientes naturais, livres de parabenos, sulfatos e corantes.

No caso da maquiagem orgânica, esse número aumenta para 95%. No entanto, ela ainda pode conter produtos de origem animal, como cera de abelha, por exemplo.

A maquiagem vegana é aquela livre de qualquer produto de origem animal, como mel, leite, gorduras bovina e afins. Também não realiza testes em animais, mas pode conter componentes químicos e sintéticos, como corantes e solventes.

Quando a maquiagem é cruelty-free, quer dizer que não é testada em animais, porém, não é necessariamente vegana, já que pode apresentar componentes de origem animal.

Apesar da diversidade de produtos ser maior do que nunca, ainda se trata de um mercado em desenvolvimento. Portanto, é necessário, além de ler os rótulos e composições dos produtos, pesquisar sobre os posicionamentos da marca quanto à assuntos importantes para você.

Fique de olho na embalagem!

As maquiagens orgânicas e veganas costumam carregar em sua composição extratos e manteigas de ingredientes naturais e óleos vegetais, alguns minerais e também diferentes tipos de argila. Por isso, é importante sempre ficar de olho no rótulo para garantir que você consuma produtos de qualidade.

A boa notícia é que a várias marcas e técnicas surgem todos os dias e já é possível encontrar até mesmo receitas para fazer os seus próprios produtos em casa, com alimentos e outros componentes naturais e orgânicos. A dica é pesquisar e pesquisar, e achar a melhor técnica e segmento para a sua pele.

Receita de maquiagens naturais feitas em casa

Dá para se aventurar nas makes orgânicas com ingredientes que você acha em casa.

BASE

Para fazer a sua própria base com ingredientes naturais, você vai precisar de argila branca ou araruta em pó misturado com um creme hidratante da cor branca. Para atingir o seu tom de pele, vá adicionando cacau em pó e canela até atingir a tonalidade desejada. Adicione poucas quantidades de óxido de zinco para uma base caseira com proteção solar.

BATOM

Aqui, você pode usar diferentes ingredientes para obter as cores desejadas: a beterraba pode te ajudar a chegar a uma cor mais arroxeada, já a raiz de açafrão vai te dar um pigmento laranja. Para um batom vermelho, use pó de urucum.

A dica é misturar o ingrediente da pigmentação escolhida com óleo de amêndoas em um recipiente em banho-maria. Depois de derreter, espere esfriar e coe. Agora, é só juntar essa mistura com manteiga de cacau – também derretida em banho-maria -, esperar esfriar e pronto! Para um efeito parecido com um gloss, adicione um pouco de óleo de coco.

Curtiu as dicas de maquiagem orgânica? Aproveite para conferir essas dicas para uma make mais simples e rápida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *