Luiza Olinda

Maquiagem para afinar o rosto: conheça técnicas para conquistar o melhor resultado

maquiagem afinar o rosto
Cirurgia plástica? Para quê? A maquiagem está aí para realçar a beleza das mulheres, corrigir pequenas imperfeições e ressaltar aquilo que cada uma tem de melhor.
A diferença é que com a maquiagem você não precisa sentir dor, tudo o que tem a fazer é conhecer algumas técnicas e usar os produtos certos para alcançar o resultado que deseja.
Um dos maiores desejos das mulheres quando falamos da beleza da face é afinar o rosto, e a maquiagem também é eficiente em cumprir esse objetivo. E o melhor é que isso é muito fácil!

Maquiagem para afinar o rosto

As técnicas de maquiagem para afinar o rosto se baseiam na lógica de luz e sombra, ou seja, o que você quer destacar e dar volume deve ser mais iluminado e o que você pretende disfarçar e dar a sensação de profundidade deve estar alguns tons mais escuros na pele.
Por isso, muitas vezes encontramos no mercado kits com contorno e iluminadores juntos. Quando eles trabalham juntos você consegue criar um efeito mais natural e harmonioso.
Antes de aplicar o contorno e iluminador é interessante que você use um BB Cream ou uma base com cobertura mais leve. O que precisamos nesse momento é apenas um fundo para a pele.
Depois que utilizar o contorno e o iluminador você poderá selar os produtos no rosto com um pó translúcido, então não se preocupe em fazer uma cobertura muito pesada, porque isso pode até atrapalhar o efeito.
Ah, e se você não tiver um contorno e iluminador pode usar dois tons de base, um mais escuro e outro mais claro do que a sua pele, ou ainda uma sombra em creme, de preferência opaca.

Como afinar o nariz com maquiagem

afinar o rosto com maquiagem
Afinar o nariz é uma das prioridades das brasileiras quando o assunto é beleza facial, e isso é possível com a maquiagem. Com o BB Cream ou base aplicada no rosto, use um pincel para fazer duas linhas paralelas nas laterais do nariz com o contorno.
O ideal é começar o traço um ou dois dedos abaixo da linha das sobrancelhas e finalizá-lo perto das narinas, suavizando um pouco a linha quando chegar no fim.
Use outro pincel, um pouco mais fino, para criar uma linha com o iluminador bem no meio do nariz, em cima do osso. Quando chegar na ponta, faça uma pequena bolinha para um nariz mais arrebitado. Essa é a forma de afinar o nariz com maquiagem!

Maquiagem para afinar as bochechas

rosto afinado com maquiagem
Deixar as bochechas mais finas e o rosto menos oval implica em criar uma profundidade e ressaltar as maçãs do rosto.
Fazemos isso aplicando o contorno ou sombra escura no meio da bochecha e o iluminador logo em cima. Um truque para saber exatamente onde vai cada produto é morder as bochechas. A parte que ficar mais profunda recebe o contorno, o iluminador vai na parte que continuar alta.

Como disfarçar um rosto mais comprido

técnicas para afinar o rosto
Se o seu rosto for do tipo oval e você quiser disfarçar o formato também é possível. O que precisamos fazer é aplicar o contorno nas extremidades do rosto, de forma que pareça que os limites da face são mais profundos, o que dá a ideia de um rosto mais arredondado.
Com um pincel mais grosso, aplique o contorno bem na raiz dos cabelos, próximo das têmporas. Se quiser disfarçar as laterais inferiores, também pode aplicar o produto ao redor da mandíbula.
Com o iluminador, puxe a linha que você fez no nariz e faça um círculo na testa e outro no queixo. Como as extremidades vão parecer mais profundas, o destaque na testa e no queixo cria a impressão de que o rosto é mais redondo do que oval.

Como dar mais profundidade ao olhar

Para dar mais destaque ao olhar e intensificar ainda mais a impressão de que suas maçãs são proeminentes, você pode aplicar um pouco de contorno no côncavo dos olhos, essa região mais funda da pálpebra.
Para finalizar, faça uma linha com iluminador logo abaixo das sobrancelhas. Essa marcação contribui com a profundidade e ainda destaca as suas sobrancelhas.
Se tiver olheiras, essa é a hora de trocar de pincel e aplicar o seu corretivo preferido ou o próprio iluminador logo abaixo dos olhos para amenizar a cor escura.
Com todas as marcações feitas é hora de esfumar! Você pode fazer todos esses procedimentos com o contorno e o iluminador ou fazer apenas um deles, mas depois é preciso esfumar para dar um efeito mais natural.
Utilize um pincel bem cheio de cerdas macias ou uma esponja para misturar as marcações ao produto aplicado como base para a pele. Assim o tom do iluminador e do contorno continuará na pele, mas não será possível ver as linhas de cada um.
Lembra do passo final que falamos lá no início do texto? Sim, o pó! Sele os produtos com um pó translúcido e admire o resultado do seu rosto mais fino e ainda mais bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *