Maquiagem para dia: dicas para não errar

Por: Tayla Pinotti

Quando o assunto é maquiagem para dia, muitas dúvidas podem surgir na cabeça das mulheres. Existem muitas “regras” que foram inventadas sobre as makes para o dia, como, por exemplo, não poder usar sombra preta.

Exagerar nos tons escuros não é mesmo muito indicado, pois as cores mais escuras podem deixar o visual carregado. Um olho todo preto esfumado é um exemplo disso. Imagine só, você aparecer no trabalho às 8h da manhã com uma make preta poderosa. É claro que você tem o direito de arrasar como e quando quiser, mas provavelmente algumas pessoas podem estranhar o look superproduzido logo cedo.

Isso porque os tons escuros são mais associados à festas e eventos noturnos e, algumas makes, realmente não ficam tão legais durante o dia quanto ficam à noite.

Mas isso quer dizer que você nunca deve usar maquiagem preta de manhã?

Claro que não. Você pode, sim, usar sombra preta durante o dia, mas o ideal é que não seja muito carregada. Além disso, tudo depende da ocasião.

Make preta para ir trabalhar, como já dissemos, não é muito indicado. Mas se você for à uma festa ou evento, o preto pode combinar bem.

A maquiagem com sombra preta também é uma boa pedida para ser usada durante o dia em estações mais frias e dias mais cinzas. Uma dica para não deixar a maquiagem tão forte nesses casos é não combinar sombra preta com batons que tenham cores fortes.

Maquiagem para dia: dicas preciosas!

Apesar do “pretinho básico” estar liberado para ser usado durante o dia, uma make mais discreta é o ideal para situações cotidianas. Cores em tons pastéis e nude são super indicadas para festas durante o dia. Tons de rosa também ficam bem, tanto na boca, quanto nos olhos.

Escolha batons com boa pigmentação e de longa duração para que você não precise se preocupar em retocá-lo várias vezes durante o dia. Você pode optar pelos matizados, os mais cremosos ou até mesmo por um gloss.

Se você preferir uma maquiagem para dia, deixe as sombras de lado e faça apenas uma pele bonita e iluminada, com um batom de cor vibrante.

Como a temperatura é mais elevada durante o dia, uma dica para não ficar com a pele “derretendo”, escolha uma base com boa cobertura e que não escorra pelo rosto. Você pode optar por uma base matte, que fica mais sequinha no rosto, ou então passar uma base comum e finalizar com um pó facial.

Tenha sempre um pó na bolsa para retocar a maquiagem, principalmente nos dias mais quentes, em que a maquiagem pode começar a “derreter”. O pó translúcido, aquele que não tem pigmentação de cor, é uma ótima opção para retocar a make. Basta aplicar uma camada bem fininha, de preferência com um pincel estilo “vassourinha” que já ajuda a retirar o excesso do produto do rosto.

Leia também