Maquiagem para festa de dia ou noite: passo a passo

Por: Tayla Pinotti

Sempre que temos um evento ou festa importante para ir, surge aquela dúvida: “qual maquiagem vou usar?”. A gente também se pergunta: “será que maquiagem, roupa e unha devem estar combinando?”, “posso usar sombra preta durante o dia?”… Enfim, são muitas dúvidas em relação a maquiagem para festa!

Mas como fazer a make perfeita para uma festa? Na verdade, tudo vai depender da ocasião. Por isso, nós separamos um passo a passo de algumas maquiagens de festa. Veja qual se encaixa mais no que você procura e lembre-se de adaptar as cores de base, pó e corretivo para o seu tom de pele.

Lembrando que o passo a passo sempre começa da mesma forma: antes de começar a se maquiar, é necessário preparar a pele e deixá-la limpa para receber os produtos. Você pode usar um demaquilante (se já estiver com algum resíduo de maquiagem) ou apenas lavar o rosto, caso já esteja de cara limpa. Após a lavagem, o ideal é aplicar um primer para que a maquiagem dure por mais tempo na pele, mas, caso você não tenha, não tem problema.

Depois disso, em primeiro lugar, devemos aplicar a base, pois, como diz o nome, ela é a base tudo, né!? É ela que vai segurar o resto dos produtos. Caso você julgue necessário, depois da base é a hora de aplicar o corretivo. Em seguida, para quem gosta e é adepta, vem o pó facial. E é depois da aplicação desses três produtos que entram os outros (batom, sombra, blush, delineador, etc).

Maquiagens para festas e casamentos de dia ou de tarde

Em festas que acontecem durante o dia ou à tarde, o indicado é não usar uma maquiagem muito carregada. Você até pode usar uma sombra preta, por exemplo, desde que não exagere e não fique com aquele famoso olho “panda”, sabe!? Uma make mais discreta é o ideal e pode ajudar a deixar o look mais sofisticado. Cores em tons pastéis e nude são super indicadas para festas durante o dia. Tons de rosa também ficam bem, tanto na boca, quanto nos olhos.

O delineador de gatinho apenas, junto à uma cor de batom bonita também é uma boa pedida, pois é uma make simples para festa, discreta e bonita. Basta aplicar o delineador sobre os olhos, puxar o pincel até a parte de fora (efeito gatinho) e finalizar com um rímel para destacar os olhos. O batom pode ser qualquer um à sua escolha, pois, como os olhos já estarão num visual mais “clean”, o batom pode ser de alguma cor mais “ousada”, ou até mesmo um metalizado, que está super em alta atualmente.

Mas, se você quiser usar sombra, você pode iluminar os cantos dos olhos, ir aplicando uma sombra em tom nude no meio da pálpebra e finalizar os côncavos e canto externo dos olhos com um tom mais marrom.

Maquiagens para festas à noite

Nas festas noturnas, abusar da maquiagem está permitido! Carregar o olho de preto, também. O olho todo preto esfumado é um dos preferidos entre as mulheres e pode ser feito em casa tranquilamente.

Diferente do que se imagina, essa maquiagem não se inicia com a aplicação da sombra preta, mas sim com uma no tom marrom, começando pelo côncavo dos olhos e indo em direção à pálpebra. Só depois disso a sombra preta deve ser aplicada, pois é isso que dará o tom esfumado escuro. O segredo é ir esfumando bastante com o pincel (ou com o dedo) até ter certeza de que a sombra não ficou manchada. A sombra também deve ser aplicada abaixo da linha d’água, para dar o efeito desejado de olho preto.

Como o olho já estará carregado, recomendamos que o batom escolhido seja numa cor mais clara e não tão chamativa, pois assim a make não ficará tão pesada. Mas se a ocasião for favorável, você também pode se jogar e usar batons escuros!

Além da sombra preta, você pode usar outras cores marcantes para fazer o olho esfumado, como o dourado, azul, roxo, ou outra que você gostar mais.

Maquiagem para festa: o poder do glitter

O glitter veio com tudo para o carnaval deste ano, mas ele também é um ótimo aliado nas makes para a noite e, às vezes, até para as festa durante o dia. O estilo “glow” dá um super “up” no visual, mas ele não é sinônimo de festa de carnaval. O truque é saber aplicar o glitter sem que ele fique espalhado pelo rosto, então, deve ser cuidadosamente aplicado na pálpebra com um pincel.

Usar um gloss incolor ou rosinha na boca, para compor o visual glow, é uma ótima pedida para o look ficar equilibrado.

Essas makes “noturnas” podem ser usadas em festas de formatura, casamentos, e até mesmo em baladas.

Agora que te demos as dicas para maquiagem para festa, é só escolher a que mais vai combinar com o seu look e arrasar nas festas!

Leia também