Tayla Pinotti

Saiba quais as diferenças entre a maquiagem para o dia e maquiagem para a noite

Diferenças Entre Maquiagem Para o Dia e Noite

Quando vamos procurar dicas de makes, sempre escutamos falar que existem maquiagens para o dia e maquiagens para a noite, certo?

Mas você sabe o que uma tem de tão diferente para a outra? Será que é só a cor da sombra ou a do batom que distinguem as duas coisas?

Descubra agora! Confira abaixo quais são as principais diferenças entre as makes diurnas e noturnas.

Intensidade de cores

Tanto para sombras quanto para batons e blushes, as cores fazem a diferença na make. É muito comum ouvir falar que “maquiagem preta só pode ser usada a noite” “batom vermelho é muito forte para o dia”, mas a verdade é que o problema não está nas cores e sim na intensidade que elas são usadas.

Uma make com olho super preto com batom escuro, por exemplo, com certeza vai ficar exagerada para o dia a dia, mas você pode tranquilamente usar um delineado preto e um batom vermelho mais discreto.

É claro que tons suaves e leves são sempre os mais indicados para makes diurnas, enquanto tonalidades mais vibrantes ajudam a deixar o visual noturno ousado e chamativo. No entanto, você pode brincar com as cores independentemente do período do dia, contanto que use o bom senso para não deixar o look muito “over” ou apagado demais.

Textura da base

Em uma maquiagem para o dia a dia, não é necessário usar uma base com cobertura muito forte, já que nas makes diurnas geralmente não são aplicados muitos produtos na pele. Além disso, durante o dia a cobertura deve ser mais leve porque a própria maquiagem é mais leve.

Inclusive, você pode substituir a base por um bb cream, que é um produtinho menos denso do que as bases tradicionais, mas que também cobre a pele.

Já durante a noite, período no qual as makes costumam ser mais carregadas e com várias etapas, é indicado usar uma base com cobertura alta para que todos os produtos fiquem fixos na pele por mais tempo.

Além disso, bases de alta cobertura também ajudam a disfarçar manchas e espinhas, deixando a pele com aquele efeito maquiagem de festa.

Aplicação do primer

O primer é um produto multifuncional, mas sua principal função é fazer com que a maquiagem dure por mais tempo na pele. Ele também retira a oleosidade do rosto, dando um acabamento mais aveludado e amenizando as linhas de expressão.

Não existe uma regra sobre o uso do primer e ele pode ser usado tanto de dia quanto de noite. Porém, durante o dia, a necessidade de fazer com que os produtos fixem na pele é menor, enquanto em eventos noturnos o uso do primer é indispensável para fazer com que a maquiagem dure a noite toda.

Uso de técnicas mais avançadas

Olho esfumado preto, contorno de rosto e outras técnicas mais avançadas de maquiagem são mais indicadas para a noite.

Isso porque elas deixam o visual muito com cara de “superprodução”, além de exigirem mais tempo e praticidade na hora de executá-las.

Apesar disso, você pode, sim, fazer um olho esfumado de manhã ou apostar em um contorno, contanto que faça isso com cores e de forma mais suave.

Uso de artifícios como glitter e cílios postiços

Muitas mulheres não abrem mais mão dos cílios postiços ou das makes com glitter, mas, por mais que esses artifícios tenham caído nas graças da mulherada, eles devem ser usados com moderação.

O uso dos cílios postiços, por exemplo, é super dispensável durante o dia, inclusive porque ele pode ficar artificial ou forçado em uma maquiagem simples para o trabalho ou para um passeio no parque com os amigos.

Já o glitter, que se tornou o queridinho dos carnavais, pode ser usado durante o dia, mas com cautela e bom senso. Se fizer questão de incluir o glitter nas suas produções diurnas, prefira usá-lo em batons ao invés de usá-lo como sombra.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre maquiagem para o dia e maquiagem para a noite, aproveite para conferir como fazer uma maquiagem leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *