Tayla Pinotty

Maquiagem para pele com acne é a solução ou o problema?

Na intenção de disfarçar cravos e espinhas, muitas mulheres acabam apostando em uma boa maquiagem para pele com acne, mas será que essa é a solução ou é o problema? Na verdade, é um pouco dos dois.

Isso porque ao mesmo tempo que os cosméticos ajudam a esconder imperfeições, eles podem prejudicar a pele, já que possuem uma série de ingredientes que acabam sendo absorvidos pela cútis.

Por isso, para que a maquiagem não se torne um problema, é preciso estar sempre atenta aos produtos que você aplica na sua pele e também à forma como você os usa.

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a usar a maquiagem como sua aliada e não como inimiga.

Dicas para usar usar a maquiagem como sua aliada

Escolha o produto certo para seu tipo de pele

De acordo com a dermatologista Dra. Juliane Viana, é fundamental usar produtos de boa procedência. Além disso, se você sofre com cravos e espinhas, deve optar por maquiagens para pele oleosa ou propensa a acne, evitando qualquer produto com fórmula hidratante desenvolvida para pele seca.

Prefira produtos não comedogênicos

Comedogênico quer dizer “entupimento de poros”, então um produto não comedogênico é aquele com fórmula que não entope os poros. Quem sofre com espinhas deve estar atenta aos rótulos e só comprar maquiagens e protetores solares que tenham esse termo na embalagem.

Evite produtos com fragrância

Você pode até não perceber, mas as fragrâncias também podem causar espinhas. Sendo assim, o ideal para evitar esse problema é usar produtos nos quais estejam escritos “livre de fragrâncias” nos rótulos.

Consulte um dermatologista

Se você sente que a maquiagem não está resolvendo seu problema com espinhas e ainda está piorando sua pele, não deixe de procurar um profissional especializado. Um dermatologista poderá orientá-la sobre o melhor tratamento para a sua pele, além de indicar as melhores maquiagens para pele com acne.

Dicas para não ter problema com a maquiagem

Não durma de maquiagem

Depois de um dia usando make, é fundamental limpar o rosto. “Isso é vital para a pele, pois, se você dormir de maquiagem, os poros poderão ser obstruídos, piorando o aspecto e saúde da pele. Após o uso de maquiagem é necessário lavar o rosto com sabonete adequado para o tipo de pele, evitando envelhecimento precoce, surgimento de acne e comedões (abertos e fechados), entre outros”, explica a dermatologista.

Não faça exercícios físicos de maquiagem

Limpar o rosto antes de se exercitar é importante para que a maquiagem e o suor não obstruam os poros da face. Por isso, não deixe de lavar a pele ou usar um lenço umedecido sempre que for para a academia ou para qualquer lugar onde vá se exercitar.

Use alguma máscara para secar espinhas

Cuidar da pele é o primeiro passo para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso, a dica é usar uma boa máscara facial semanalmente para desintoxicar impurezas. Pode ser uma máscara de argila ou alguma de gel com extrato de pepino.

Limpe a pele com os produtos certos

Outra dica para evitar que a maquiagem para pele com acne se torne um problema é limpar a face diariamente e de forma suave. Para pele com tendência a ter espinhas, a melhor opção é usar um demaquilante ou limpador facial que contenha ácido glicólico, que ajuda a remover detritos dos poros.

 

Maquiagem para pele com acne é a solução ou o problema?
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *