Tayla Pinotti

Maquiagem para pele oleosa: saiba como fazer a make durar mais no seu rosto!

Maquiagem para pele oleosa

Quem tem pele oleosa sabe que usar maquiagem pode ser um pesadelo! Dependendo do produto usado, a pele pode ficar ainda mais oleosa e com aquele aspecto brilhante que nenhuma menina gosta.

Além disso, as makes costumam durar pouquíssimo no rosto de pessoas que têm a pele oleosa.

Mas, isso significa que meninas que têm a pele oleosa não podem usar maquiagem? Claro que não!

Nesses casos, o ideal é usar maquiagens específicas para quem sofre com oleosidade na pele e, claro, manter a pele sempre limpa!

Veja agora um passo a passo de maquiagem para pele oleosa que vai fazer a make durar muito mais tempo no seu rosto!

1º passo: Limpe bem a pele!

Antes de começar a aplicar os produtos, é muito importante que você limpe bem a sua pele! Lave o rosto com um sabonete líquido para pele oleosa e, na sequência, aplique um adstringente que seja específico para peles com essa textura. Depois, faça uma esfoliação com um esfoliante para pele oleosa para se certificar que seu rosto está completamente limpo.

2º passo: Aplique um primer

O primer pode ser um ótimo aliado para quem tem a pele oleosa, pois esse produtinho faz a maquiagem fixar muito melhor na pele e evita que a make fique com aquele efeito “derretido” ao longo do dia. Então, depois que sua pele já estiver limpa e seca, aplique o primer por todo o rosto.

3º passo: Aplique a base

É muito importante usar uma base específica para peles oleosas. Quando você for escolher a sua base, além de prestar atenção se ela é da cor do tom da sua pele, você também deve estar atenta para qual tipo de pele ela é indicada. Caso seja necessário, peça ajuda para um vendedor na hora de escolher a base perfeita para o seu rosto e tente sempre optar pelas que são livres de óleo na composição. Você também pode optar por bases com efeito matte.

Para aplicar a base, você deve passar o produto no rosto todo até ficar “homogêneo”, inclusive na boca.

Faça isso com um pincel ou esponja, mas nunca com a mão! As mãos transmitem ainda mais oleosidade para a pele e não é isso que nós queremos, não é mesmo!? Por isso, invista em um bom pincel ou uma boa esponja.

Dica: não tenha medo de colocar base suficiente para cobrir seu rosto inteiro! Lembre-se: um pinguinho não vai conseguir cobrir o seu rosto inteiro e ainda vai deixar ele manchado.

4º passo: Aplique o corretivo

Para quem tem muita olheira, esse processo deve vir antes da base. Mas se você tem pouca olheira, ele pode ser feito depois da aplicação da base. O corretivo não é super necessário, principalmente se você for mais jovem e tiver uma pele “perfeita”. Geralmente, esse produtinho é usado para disfarçar olheiras ou para cobrir espinhas e manchas. Ele também deve ser aplicado, preferencialmente, com a ajuda de um pincel. O ideal para quem tem pele oleosa é usar corretivos em bastão ou os menos cremosos.

5º passo: Aplique o pó por todo o rosto

O pó, além de deixar a pele com um efeito mais seco e aveludado, é o responsável por fixar outros produtos, como a sombra e o blush. Aplique com um pincel próprio para pó e evite a esponjinha que geralmente acompanha esse produto, pois ela também ajuda a transmitir mais oleosidade para a pele. Espalhe o produto pelo rosto, dando mais atenção para a “zona T”, as regiões da testa, olhos e nariz, pois elas são naturalmente mais oleosas.

Lembre-se que o pó é um dos maiores aliados para quem tem pele oleosa, porque ele deixa o rosto com aspecto mais opaco. Retoque sempre que preciso com um pó específico para peles oleosas ou com um pó translúcido.

6 º passo: Passe o blush

Assim como nos produtos acima, o blush também deve ser de uma textura que não aumente a oleosidade da pele, então opte sempre pelos blushs em pó. E, claro, aplique com um pincel.

7º passo: Aplique os produtos para olhos

Se você deseja aplicar sombra, lápis de olho, delineador ou rímel, essa é a hora. Para uma make simples, aplique um lápis de olho na linha d’água e finalize o olhar com um rímel para alongar os cílios. Escolha sempre produtos à prova d’água para obter maior duração.

8º passo: Passe o batom

A textura do batom não interfere muito, então, mesmo se sua pele for oleosa, você pode usar batom cremoso, sim! Escolha a cor de sua preferência e use sem medo de errar!

Pronto! Sua maquiagem para pele oleosa está finalizada! Lembre-se de, no final do dia, sempre retirar sua maquiagem antes de dormir. Passar o dia todo com a maquiagem no rosto só vai fazer a oleosidade do seu rosto piorar. Para isso, você pode usar um demaquilante. Lave sempre o rosto ao acordar e antes de dormir e mantenha uma rotina de cuidados com a sua pele usando hidratante facial para pele oleosa e outros produtos que sejam específicos para esse tipo de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *