Maquiagem passo a passo: dicas para iniciantes

Por: Tayla Pinotti

Fazer maquiagem ou não? Eis a questão! Existem meninas que gostam e tem muita praticidade em fazer maquiagem todos os dias, existem as que não se interessam em maquiar seus rostos e existem aquelas que gostariam de se maquiar, mas não sabem as técnicas. Para acabar com essas dúvidas fizemos a maquiagem passo a passo, para arrasar sem medo!

Se você se encaixa na terceira opção, não se preocupe! Nunca é tarde para aprender a se maquiar e, mesmo que se maquiar pareça um monstro de sete cabeças para você, acredite: não é!

Passo a passo de maquiagem: primeiros passos

Vamos te ensinar o passo a passo de maquiagem, mas, antes, vamos dar algumas dicas bem básicas, que toda iniciante deve saber.

A primeira delas é: pratique bastante. Ninguém aprende a se maquiar perfeitamente da noite para o dia, então, se você quer mesmo aprender, tenha paciência! Comece aos poucos, fazendo uma maquiagem simples, para depois tentar ousar mais.

Outra dica importante é escolher muito bem os tons de base, corretivo e pó corretos para a sua pele, pois se você usar o tom errado ou usar a maquiagem de outra pessoa, por exemplo, você pode não gostar do resultado final da sua maquiagem.

Então, se você ainda precisa comprar seus itens de make, vá até uma loja onde tenham vendedores que possam te auxiliar sobre quais tons são mais adequados para a sua pele. Mas, caso você vá fazer essa tarefa sozinha, faça testes no seu rosto antes para ver se os produtos são da cor certa.

Você pode adquirir pincéis e esponjas específicas para aplicar as maquiagens, mas também pode usar os dedos, se preferir (mas saiba que, nesse caso, a pele pode ficar oleosa, pois a oleosidade dos dedos passam para a pele).

Outro produto que é muito importante, tanto para iniciantes, quanto para as mais experientes em maquiagem, é o demaquilante. Ele é nada mais, nada menos do que um produtinho que remove a maquiagem com mais facilidade, mas ajuda bastante na hora de limpar o rosto.

Mas, agora, vamos ao que interessa!

Como fazer maquiagem passo a passo

1) Prepare a pele e aplique um primer

Antes de começar qualquer maquiagem, o rosto deve estar limpo. No “mundo das makes”, isso se chama “preparar a pele”. Use um adstringente para remover todas as impurezas que ficam na sua pele e, em seguida, aplique um hidratante próprio para o rosto. Espere o rosto ficar totalmente seco e aplique o primer (produto para fixar melhor a maquiagem).

2) Aplique a base

Depois que sua pele já estiver limpa e seca, comece a aplicar a base a partir do centro do rosto para fora. Faça isso com um pincel, esponja ou com a mão. Passe no rosto todo até ficar “homogêneo”, inclusive na boca, pois só assim seu batom vai conseguir atingir o tom original. Dica: não tenha medo de colocar base suficiente para cobrir seu rosto inteiro! Lembre-se: um pinguinho não vai conseguir cobrir o seu rosto inteiro e ainda vai deixar ele manchado.

3) Aplique o corretivo

Para quem tem muita olheira, esse processo deve vir antes da base. Mas se você tem pouca olheira, ele pode ser feito depois da aplicação da base mesmo. O corretivo não é super necessário, principalmente se você for mais jovem e tiver uma pele “perfeita”. Geralmente, esse produtinho é usado para disfarçar olheiras ou para cobrir espinhas e manchas.

4) Aplique o pó

O pó, além de deixar a pele com um efeito mais seco e aveludado, é o responsável por fixar outros produtos, como a sombra e o blush. Aplique com um pincel próprio para pó ou com a esponjinha que, geralmente, acompanha esse produto. Não exagere na aplicação, mas passe por todo o rosto.

5) Limpe as sobrancelhas

Depois de aplicar todos esses produtos no rosto, sua sobrancelha, provavelmente, vai ficar suja. Por isso, é importante limpar essa região com um cotonete ou aplicar algum produto específico para sobrancelhas, como um lápis. O lápis também pode te ajudar a corrigir as falhas da sua sobrancelha.

6) Passe o blush

Assim como nos produtos acima, o blush também deve ser de um tom que combine com a sua pele. Esse é um dos produtos que você deve ter mais cuidado, pois se for aplicado de forma exagerada, pode “acabar” com a maquiagem.

6) Aplique os produtos para olhos

Se você deseja aplicar sombra, lápis de olho, delineador ou rímel, essa é a hora. Como estamos ensinando um passo a passo de maquiagem clara simples, não vamos incluir a sombra. Mas você pode conferir como aplicar sombras nesse outro post (colocar link). Para uma make simples, aplique um lápis de olho na linha d’água e finalize o olhar com um rímel para alongar os cílios.

7) Passe o batom

Apesar de ser um dos itens chave de qualquer maquiagem, o batom deve ser o último produto aplicado. Se você optar por tons escuros, o ideal é fazer um contorno nos seus lábios antes de aplicar o batom, para não borrar. Esse contorno pode ser feito com um pincel ou com um lápis de boca. Mas se o tom do batom for mais claro, você pode aplicar o produto direto na boca sem medo de errar!

Pronto! Essa é a maquiagem passo a passo básica para iniciantes está pronta! Comece com esses produtos mais básicos e, quando se sentir mais à vontade para ousar, procure outras técnicas aqui na aba de “maquiagem” do nosso portal.

Leia também