Maquiagens para iniciantes: ideias de sombra para fazer sozinha

Por: Tayla Pinotti

Fazer a própria maquiagem nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, maquiar o rosto requer bastante prática e paciência.

Para as iniciantes, a parte mais “temida” é a hora de maquiar o olho, pois a sombra é o produto mais pigmentado e mais fácil de borrar. Além disso, no começo, é difícil conseguir fazer algumas técnicas de maquiagens, como o olho esfumado, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas de maquiagens para iniciantes, com foco nas sombras. Veja:

Maquiagens simples: dicas de sombras para iniciantes

Olho com sombra rosada

Se você é daquelas que tem medo de se arriscar, a dica é optar sempre por cores mais claras ou de tons pastéis. Os tons rosas clarinhos são ideais para fazer uma make simples com poucas chances de borrar. Basta escolher a nuance que mais combina com a sua pele e aplicar a sombra por toda a pálpebra de modo que ela não fique muito escura ou marcada.

Para destacar o olhar, invista em um delineado rente à pálpebra. Se você não tiver prática com o delineador, use um lápis comum de olho para fazer a linha preta.

Olho com sombra marrom

Por ser um tom neutro, o marrom é ótimo para ser usado por iniciantes. O ideal é priorizar tons mais claros para que o olho não fique muito marcado e também para não borrar.

Você também pode usar mais de um tom de marrom e usar um mais claro na parte interna do côncavo para deixar o olhar mais iluminado. Essa make é ótima para ser usada durante o dia, mas também cai muito bem a noite, já que ela é simples e elegante.

Olho com sombra arredondada

Uma boa dica para quem não tem tanta prática com sombra é aplicar esse produto apenas na pálpebra móvel e no côncavo, evitando aplicar na pálpebra superior dos olhos. Fazendo isso, as chances de errar são muito menores e o visual fica mais discreto.

Você pode aplicar a sombra com um pincel normal por toda a pálpebra móvel e, em seguida, molhar um pincel para esfumar apenas no canto externo do olho, fazendo uma sombra arredondada.

Maquiagens para noite: dicas de sombras para iniciantes

Olho com sombra preta e preto esfumado

Quando se fala em maquiagem para noite, muitas pessoas logo imaginam o olho preto esfumado, afinal, ele é o queridinho das mulheres e é uma das opções de maquiagens para festa mais usadas. Veja como fazer essa técnica de sombra:

Primeiro você deve passar a sombra mais clara por toda pálpebra (nessa etapa, você pode usar o pincel normal e não o de esfumar). Em seguida, com o mesmo pincel, comece a passar a sombra escura pelo canto de fora e vá passando quase chegar quase no meio da pálpebra.

Se você quiser deixar o olhar mais marcado, aumente a sombra escura até o côncavo e vá esfumando com o mesmo pincel, do canto de dentro para fora da pálpebra.

O último passo, que é a hora de esfumar o olho, o jeito é misturar as duas sombras com o pincel esfumador e ir fazendo movimentos circulares. Você percebe que sua maquiagem esfumada preta está perfeita quando seu olho não tem indícios e marcas de onde começa uma cor e termina outra.

Você também pode esfumar a parte de baixo dos olhos usando um lápis de olho. Basta passar uma camada não muito grossa de lápis rente aos cílios inferiores e depois ir esfumando o lápis de dentro para fora usando um pincel delineador. Para deixar o olhar ainda mais poderoso, finalize com um rímel nos cílios superiores e inferiores.

Olho com sombra prata

A maquiagem prata é uma das queridinhas das mulheres, principalmente para a noite. Esse tom de cor é ideal para deixar o visual mais elegante e iluminado!

Além disso, a sombra prata é uma das mais clássicas e que nunca saem de moda. Mas, para fazer uma make prata incrível, é preciso ter alguns cuidados para não borrar e também para deixar essa cor em evidência.

Os tons de prata podem ser mais claros ou escuros. A sugestão é priorizar tons mais fortes para as maquiagens a noite, mas nada impede que você use um tom mais claro para deixar os olhos mais iluminados.

Você pode fazer uma maquiagem prata e preto. Primeiro, você deve passar uma sombra prata mais clara por toda pálpebra (nessa etapa, você pode usar o pincel normal e não o de esfumar). Em seguida, com o mesmo pincel, comece a passar a sombra escura pelo canto de fora e vá passando quase chegar quase no meio da pálpebra.
Se você quiser deixar o olhar mais marcado, aumente a sombra escura até o côncavo e vá esfumando com o mesmo pincel, do canto de dentro para fora da pálpebra.
No último passo, esfume o olho, misturando as duas sombras com o pincel esfumador e ir fazendo movimentos circulares até que as sombras não fiquem marcadas.

Leia também