Entenda como a máscara contribui para o aparecimento de acne. Saiba tratar a maskne!

mascne
Saiba o que é mascne e como evitar cravos e espinhas causados pelo uso de máscara

A máscara de proteção tornou-se item essencial do cotidiano com o surgimento do coronavírus. O uso contínuo é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde para a contenção da doença, mas o acessório tem provocado efeitos colaterais na pele e, com eles, o surgimento da mascne.

Termo ainda um pouco desconhecido, a mascne ou maskne é a junção das palavras “máscara” e “acne” e nada mais é que do que a formação de acne em virtude da utilização de máscara constantemente.

O que causa a mascne?

O surgimento de cravos e espinhas é muito comum ao longo da vida, mas até quem não tem pele acneica notou um aumento durante a pandemia.

Mascne é um tipo de acne mecânica e, assim como em outros tipos, surge a partir da inflamação de poros obstruídos.

A diferença está que, em vez de aparecer por questões hormonais, a mascne se manifesta por conta do atrito da máscara com o rosto, somado à obstrução ou abafamento da pele, que aumenta a umidade da região.

A combinação de ar úmido, ambiente quente, oleosidade e bactérias forma o cenário ideal para a aparição de espinhas no rosto.

Como evitar espinhas no rosto usando máscara?

Existem alguns hábitos que podem ser adotados para afastar cravos e espinhas da sua pele, mesmo usando máscara frequentemente:

Mantenha o rosto limpo e hidratado

Crie uma rotina diária com produtos específicos para o seu tipo de pele. Lave o rosto pela manhã e à noite com sabonete apropriado para a região e use um hidratante leve.

Use produtos oil free caso tenha a pele acneica

Para quem já tem propensão à acne, os produtos livres de óleo são os mais indicados, pois tem a fórmula mais leve e não alteram o nível de oleosidade da pele.

Aplique protetor solar

A proteção solar é fundamental mesmo para quem tem pele acneica. Para esses casos, já existem versões específicas que protegem sem atribuir mais oleosidade, como os protetores em gel e de toque seco.

Evite maquiagem quando for usar máscara

O uso de máscara já contribui para a obstrução dos poros e produtos como maquiagem podem agravar ainda mais esse cenário. O ideal é que não se crie mais uma barreira que impossibilita a pele de respirar.

Escolha uma máscara que proteja, mas tenha tecido macio

Para quem quer se proteger e manter a saúde da pele, há modelos com materiais mais leves e macios como algodão, que evitam um maior atrito com a pele.

Como tratar a maskne?

Se você já está lidando com espinhas no rosto por conta do uso da máscara, as dicas de prevenção podem não surtir efeito neste estágio.

Por isso, mesmo que você tenha uma rotina de skincare, o ideal é consultar um dermatologista para avaliar o caso e seguir com o tratamento mais indicado.

O especialista vai poder indicar sabonetes, cremes e medicamentos específicos para o seu diagnóstico, permitindo que você retome a saúde da sua pele sem deixar a proteção de lado.

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »