Thauany Lima

Matizador: Como e quando usar?

matizador

Existem dezenas de matizadores no mercado, feitos para cabelos de diversas tonalidades, mas nem todos são para a mesma finalidade, então é importante conhecer perfeitamente a tonalidade do seu cabelo, para não errar no produto.
Geralmente esses produtos são usados para tirar a cor desbotada e dar brilho aos fios, por isso é preciso entender o tom do seu cabelo para escolher a cor certa para matizar.

Desamarelador x matizador

O desamarelador tem a função de neutralizar os tons amarelados ou alaranjados e recuperar a cor ‘’original’’ do momento da descoloração. Eles apresentam um resultado um pouco mais sutil. Por precisar ser usado com mais frequência para apresentar um resultado satisfatório, o desamarelador pode apresentar ressecamento nos cabelos depois do uso por repetidas vezes. Por esse motivo é indicado intensificar as hidratações nos períodos de uso do produto.
Já os matizadores, além de neutralizarem o amarelado ou alaranjado das madeixas, ainda são capazes de proporcionar um novo tom aos fios, sejam platinados, prateados, etc… Entretanto, requer muito mais cuidado do que os desamareladores, pois, dependendo do tempo de ação nos fios, o efeito pode ser contrário ao esperado. Por isso é sempre bom respeitar o tempo solicitado na embalagem de cada produto e ir acompanhando o resultado de tempos em tempos. Ambos os produtos podem ser encontrados em forma de shampoo, máscara, condicionador e até mesmo ampolas.

Matizador roxo

matizador

Os cabelos loiro médio, abaixo do tom 9, devem usar matizadores roxos, pois são os mais indicados para essa tonalidade de cabelo. Eles vão dar uma ótima “desamarelada”, já que essa tonalidade é bem alaranjada.
O matizador roxo é o mais indicado para os cabelos loiros que não querem ficar com um tom acinzentado, mas caso o objetivo seja outro, existe o matizador roxo bem escuro, que é o apropriado para quem está querendo dar aquela acinzentada e platinada no loiro.

Matizador preto

matizador

Não são apenas as loiras que precisam de matizadores, os cabelos pretos também necessitam muito desses produtinhos maravilhosos que vem salvando a vida de todos.
O matizador para cabelo preto tem a função de preservar por mais tempo a cor negra dos fios, deixando o efeito mais uniforme e brilhante, como se tivesse acabado de colorir.
Ele também consegue salvar aquela coloração que não deu muito certo, ou porque não pegou muito bem ou porque manchou o cabelo. Ele vai absorver a nova tonalidade dos fios, devolvendo uma cor mais uniforme e brilhante.
Os matizadores para cabelos pretos contam com aminoácidos essenciais para o cabelo preto e quimicamente tratado, pois tem a capacidade de neutralizar os tons oxidados que surgem ao logo do tempo.
O matizador preto pode apresentar um resultado imediato ou progressivo, vai depender da marca ou tom do cabelo. Mas é preciso repetir a aplicação do tonalizante até que se note a diferença.
Dica: fique sempre de olho na embalagem do produto, pois, alguns matizadores de cor preta não são necessariamente para os cabelos negros, ok!? Existem matizadores pretos destinados aos cabelos loiros, por exemplo.

Matizador vermelho

matizador

As máscaras matizadoras são para todos os cabelos, agora até as ruivas conseguem dar uma melhorada na cor do cabelo usando essas maravilhas.
O matizador vermelho realça os tons avermelhados, prevenindo o desbotamento natural e dá um brilho maravilhoso a cabeleira.
Esse matizador também pode apresentar ótimos resultados já na primeira aplicação, mas caso isso não aconteça, continue usando até o produto dar a cor avermelhada aos seus fios.
Os matizadores geralmente são comercializados como máscaras de hidratação, por isso, além de matizarem os cabelos, dão brilho, devolvem a cor e ajudam a não desbotar. É uma evolução maravilhosa para a vida dos cabelos coloridos, pois a manutenção pode ser feita em casa e com um produto que não agride o cabelo.

Como usar os matizadores?

O primeiro passo para usar a máscara matizadora é lavar muito bem o cabelo, de preferência use um shampoo matizador, o resultado será ainda mais intenso.
Em seguida, enxágue muito bem o cabelo e certifique-se que tirou todo o shampoo. Seque o cabelo com uma toalha e separe em várias mechas para começar a aplicar o produto.
Em seguida, aplique o produto em cada mecha do cabelo, da raiz até as pontas. Você pode usar uma luva, se preferir, pois evita manchas nas mãos, devido ao pigmento da massa.
Depois da aplicação, espere o tempo sugerido na embalagem para a ação do produto. Em seguida lave os fios com água fria ou morna.
Para um resultado mais completo, você pode finalizar selando as pontas com um condicionador matizador, ou com outro de sua preferência.

Dica: Indicamos o uso da Linha Meu Liso da Salon Line, que possui matizadores para diferentes resultados de cabelo matizado (prateado, platinado, etc.), contendo shampoo, condicionador, máscara e até mesmo uma super ampola de matização.

Lembrando que todo produto, antes de ser aplicado no cabelo, deve passar pelo teste de mecha, pois ele irá certificar se o cabelo vai ficar da maneira que você deseja.

Também é importante lembrar que, mesmo usando a uma máscara matizadora, não se deve abandonar a rotina de hidratação comum e nem outros tratamentos como nutrição e reconstrução dos fios.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *