Mau Hálito: tratamento e causas

mulher com mau hálito

Desde muito cedo, todos nós somos ensinados a cuidarmos de nossos dentes e boca, escová-los todos os dias pelo menos três vezes e ir ao dentista regularmente. Mas, mesmo sabendo da necessidade de todos esses cuidados, muitas pessoas acabam não dando tanta importância para a saúde bucal e passam anos sem se consultar com um dentista. Uma das coisas que essa falta de atenção e cuidados com os dentes e a boca pode causar é o mau hálito. A halitose não é uma doença, mas pode ser um sintoma de que algo no organismo não vai bem e, por isso, deve ser levada à sério!

Mau hálito: causas

Algumas pessoas costumam dizer que o mau hálito vem do estômago, mas isso não passa de um mito. Na verdade, quase 100% das causas do mau hálito são de origem bucal, como má higienização ou por complicações na boca, dentes, gengiva ou garganta, por exemplo.

Mas a halitose também pode ser causada por fatores extra-bucais, que tem origem em outros órgãos do corpo e acabam refletindo no hálito da pessoa. Porém, isso corresponde à apenas uma parcela pequena dos casos de mau hálito.

Higienização

Um dos principais fatores de origem bucal que causam o mau hálito é a falta de higienização da boca e dos dentes. Higienizar de maneira errada ou não higienizar a boca faz com que restos de alimentos fiquem acumulados e, quando expostos a ação da saliva, causam o mau cheiro.

Doenças bucais

Quem sofre com doenças na gengiva, como gengivite e periodontia, também costuma ter mau hálito por causa das bactérias que se instalam na gengiva. Essas doenças, inclusive, também estão ligadas à má higiene bucal.

E por falar em bactérias, nossa boca é cheia delas. As bactérias que se alimentam de restos de alimento causam mau hálito quando os dentes não escovados corretamente. A má escovação ou a falta de escovação forma uma placa bacteriana que fica alojada na gengiva e nos dentes, causando um cheiro bem desagradável.

Existe relação entre aparelho dentário e mau hálito

O que causa mau hálito também, mas poucas pessoas imaginam, é o uso de aparelho dentário. No caso dos aparelhos móveis, se eles não forem higienizados sempre que são retirados, eles podem ficar com um forte odor de saliva que é beem desagradável. Já nos fixos, a questão é um pouco mais complicada, pois eles podem armazenar bactérias e alimentos. Por isso, nesses aparelhos a limpeza deve ser feita de maneira cuidadosa e constante.

Cigarros podem causa mau hálito

O uso de cigarros, além de prejudicial para a saúde no geral, também pode fazer muito mal para a saúde bucal. O tabaco presente nos cigarros deixa um odor forte e característico na boca dos fumantes e, muitas vezes esse odor não sai com escovação simples.

Outras causas do mau hálito

Já entre as causas do mau hálito que não estão ligadas à higiene bucal, estão a hipoglicemia (baixo açúcar no sangue), a ingestão de alimentos e remédios com odor forte e o jejum prolongado.

Muito tempo sem comer pode causar mau hálito

Sabe quando a pessoa fala que está com mau hálito porque está muito tempo sem comer? Então, isso realmente acontece! Por isso, manter uma alimentação saudável é fundamental.

E, como não existe um remédio para o mau hálito, a dica é cuidar muito bem da saúde bucal e sempre higienizar os dentes e a boca. Escovar os dentes é o procedimento básico, mas além da escovação, o fio dental também deve ser usado da maneira correta, pois é ele que vai tirar os restos de comida que não são alcançados pela escova.

Anote essa dica, pois ela também é importante: use um raspador de língua! Você pode nem perceber, mas é nela que a maioria das bactérias presentes na boca ficam alojadas. Por isso, escove muito bem a língua por toda sua extensão e depois finalize com um raspador de língua para que todos os resíduos sejam eliminados.

Os enxaguantes bucais também podem ser ótimos aliados contra o mau hálito. Eles são praticamente um “desinfetante” e, além de deixar o hálito com um cheiro mais agradável, os enxaguantes bucais também fazem com que a boca fique mais tempo livre de bactérias. É importante lembrar que eles devem ser usados após o processo de escovação e não substituí-lo.

Outra dica simples de como acabar com mau hálito é: beba muita água! Quando você ingere água, além de estar se mantendo e mantendo sua boca hidratada, você também está engolindo possíveis excessos de bactérias que ficam na sua língua.

E pode parecer óbvio, mas não custa lembrar: vá ao dentista pelo menos a cada 6 meses. Esse é o tempo recomendado por esses profissionais para a realização de uma limpeza dentária. Manter esse hábito é muito importante, pois é dessa forma que você e seu dentista terão um controle de como anda sua saúde bucal e poderão reverter qualquer problema.

Cuide da sua saúde bucal e se previna contra esse problema desagradável que é o mau hálito!

Leia também