Luiza Olinda

Mechas platinadas: como fazer

mechas platinadas
Muitas mulheres sonham em ter o cabelo platinado e pode ser usado de diferentes formas: ombre hair, com cores fantasia, pintando-se o cabelo inteiro e também fazendo algumas mechas platinadas.
Esse último estilo é ideal para quem quer platinar os cabelos sem ter que abrir mão da cor atual em sua totalidade ou pretende adotar um platinado mais suave e natural.
Veja essas inspirações belíssimas de cabelos platinados que separamos para você!
modelo de mecha platinada
mecha platina curta
mecha platinada médio
Curtiu? Está decidida a platinar os cabelos? Então continue lendo porque, na sequência, vamos ver o passo a passo para você conseguir suas mechas platinadas, mantendo seu cabelo saudável e lindo!

Como fazer mechas platinadas: preparação

O processo de platinar o cabelo envolve a descoloração dos fios. Quando descolorimos o cabelo estamos retirando todo o seu pigmento e esse procedimento pode enfraquecer as madeixas.
Para garantir que seus cabelos estejam fortes para passar por esse processo é muito importante manter um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução como rotina. E se perceber que os fios estão quebradiços e sem vida, o ideal é adiar a descoloração por um tempo, cuidar dos cabelos e esperar que eles estejam recuperados e saudáveis para então platinar.
O processo de descoloração envolve o uso de duas substâncias, a água oxigenada (que abre a cutícula, permitindo que o produto atinja todo o fio) e o descolorante (que é, de fato, o que deixa os cabelos mais claros). O ideal é que você misture os dois de acordo com a proporção indicada na embalagem do pó descolorante.
Na hora de escolher a água oxigenada é preciso prestar atenção na volumagem do produto, que costuma variar entre 10 e 40 volumes. Quanto mais alta a volumagem, mais o cabelo deve ficar claro. Em contrapartida, o volume maior também agride mais os fios, então é necessário levar isso em consideração na hora de escolher a água oxigenada. Tá aí mais um motivo para cuidar bem dos seus cabelos antes de investir na descoloração.
Vale lembrar também que antes de começar o processo para valer, é necessário fazer um teste de toque, aplicando uma pequena quantidade de produto no cabelo, de preferência perto da nuca. Deixe o tempo indicado na embalagem e lave.
Repare se você sente algum tipo de desconforto, como coceira no local, e se os cabelos ficaram muito elásticos ou mesmo quebraram. Se correr tudo bem você pode começar a fazer as mechas, caso contrário, realmente é melhor cuidar dos cabelos antes de iniciar esse processo.

Como fazer mechas platinadas com touca

Se você quiser mechas mais finas e um efeito mais natural, uma das melhores técnicas é usar a touca, aquela que os cabeleireiros utilizam para fazer as luzes. A touca é feita de uma espécie de silicone e tem pequenos furinhos, pelos quais você pode passar o cabelo. Assim, apenas a parte que estiver fora da touca recebe o produto e as mechas ficam mais delicadas e uniformes.
Depois de passar o cabelo pelas aberturas da touca, vá aplicando cuidadosamente a mistura de água oxigenada e descolorante, de forma a cobrir todas as mechas. Tome o cuidado de erguer o cabelo para descolorir bem a parte debaixo dos fios também.
Quando atingir o tempo necessário e perceber que os cabelos estão bem claros é hora de retirar a touca e lavar bem os cabelos. Para garantir um efeito platinado é recomendável usar um shampoo matizador, que retira o tom amarelado dos fios e os deixa mais próximos do branco ou cinza. Também é importante hidratar os cabelos logo depois do procedimento.
Se mesmo assim não atingir a cor desejada, provavelmente será necessário usar um tonalizante de tom pérola ou cinza.

Mechas platinadas sem toca

Quem quer um efeito mais marcado nos cabelos com mechas grossas não precisa usar a touca para platinar os fios. Aqui o ideal é você mesma separar a quantidade desejada de cabelo e ir aplicando o produto pouco a pouco.
É preciso tomar cuidado redobrado para que os fios que estão sendo descoloridos não entrem em contato com o restante do cabelo. Para isso, é importante que você aplique o descolorante e em seguida envolva a mecha com papel prateado. Empacotando os fios dessa forma, você pode diminuir as chances de acabar manchando o restante do cabelo.
Também é necessário lavar as mechas platinadas uma a uma. Se você soltar todas as mechas de uma vez para retirar o produto, o produto vai entrar em contato com o cabelo que não foi descolorido e pode alterar sua cor.
Neste processo, também é importante finalizar com shampoo matizador e máscara de hidratação para que os cabelos não fiquem com aspecto amarelado e também recebam de volta os nutrientes perdidos durante a descoloração.
Com esse passo a passo você consegue conquistar suas mechas platinadas em casa, mas se sentir alguma insegurança procure um cabeleireiro para ajudá-la com o processo. O mais importante é cuidar e respeitar o cabelo para ter fios platinados e com saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *