Luiza Olinda

Mechas: qual a melhor técnica para iluminar o visual?

Existem diversas técnicas para deixar os cabelos mais iluminados e com uma cara nova sem ter, necessariamente, que mudar a cor, mas, certamente, as mechas são as melhores opções nesse sentido.
E o melhor é que hoje existem várias formas de fazer mechas no cabelo e conseguir efeitos incríveis. Vem com a gente conhecer algumas delas e descobrir qual é a ideal para o resultado que você deseja.

Luzes

mechas

As luzes são amplamente conhecidas das brasileiras e, por muitos anos, foram uma das poucas opções que as mulheres tinham de iluminar os fios. Nessa técnica, mechas fininhas de cabelo são clareadas, na maioria das vezes com ajuda de uma touca de luzes (aquela que é toda furadinha para você passar alguns fios e descolori-los).
Como as luzes são discretas, quando a técnica é bem-feita, a mulher fica com uma aparência mais natural. O tom do clareamento vai depender da preferência da cliente, mas o ideal é que as luzes não sejam muito mais claras do que o restante dos fios.
Os reflexos, versão em que as luzes são mais grossas e marcadas, foram sucesso nos anos 90, mas a técnica hoje caiu em desuso.

Balaiagem

mechas

A balaiagem é um clássico das mechas e uma técnica bastante democrática, que praticamente todas as mulheres que queiram clarear os fios podem usar. Esse processo se baseia em criar mechas de tons variados de forma que o cabelo fique com mais profundidade.
Aqui, as mechas são mais grossas e vão da raiz até as pontas dos cabelos, e podem variar de 1 a 3 tons com relação ao cabelo natural.
A balaiagem também é uma das melhores opções para quem está pensando em clarear os cabelos por completo, mas ainda não se sente totalmente segura com o visual. Mas quem já é loira também pode usar a técnica para dar uma renovada nos fios e deixar o visual ainda mais interessante e moderno.

Ombre hair

mechas

O ombré hair virou febre nos últimos anos e já é uma das modalidades preferidas para as mulheres iluminarem os cabelos.
A ideia do ombré é criar um efeito degradê em que os cabelos vão sendo clareados do meio para as pontas. Assim o cabelo passa por vários tons bem marcados até chegar nas pontas mais claras.
Tradicionalmente, ele é feito em todo o cabelo, do meio para as pontas, mas é possível usar a técnica do ombré para fazer mechas e criar um efeito mais orgânico e natural. O ombré também pode ser usado por mulheres de todas as cores de cabelo e tons de pele!

Californianas

mechas

As mechas californianas ganharam o coração das mulheres há alguns anos, mas ainda continuam superatuais. A técnica é inspirada nas surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, que de tanto passar parafina em suas pranchas, mais a ação do sol nas praias, acabavam ficando com as pontas dos cabelos mais claras.
Portanto, a intenção é dar um efeito de cabelo queimado de sol e, por isso, as mechas californianas não são muito marcadas e se perdem no meio dos cabelos naturais. O ideal é que o efeito clareie apenas dois ou três tons do cabelo.

Mechas marcadas

mechas

As mechas marcadas não estão nem um pouco preocupadas em parecer naturais, muito pelo contrário. Quem adota essa tendência quer fazer mechas aparentes e que fiquem bem mais claras do que o restante dos cabelos.
Aqui não tem muita regra. Você pode escolher fazer essas mechas no estilo ombré hair e marcá-las apenas do meio para as pontas do cabelo, ou mesmo usar a mesma técnica das luzes, puxando as mechas desde a raiz. O importante aqui é que fique bem claro onde as mechas estão.

Como cuidar de cabelos com mechas

Independente da técnica de mechas que você escolher, clarear os fios normalmente exige descolorir os cabelos. O processo de descoloração é bastante agressivo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois de passar por ele.
Antes, avalie se o seu cabelo está forte e bem nutrido, capriche no cronograma capilar com hidratações, nutrições e reconstruções e faça um teste de toque com uma pequena mecha de cabelo para garantir que ele vai aguentar a descoloração sem se partir.
Depois que tiver feito suas mechas também é preciso manter um cronograma capilar para repor água, nutrientes e lipídios perdidos durante a descoloração.
Se os cabelos ficarem amarelados, é interessante usar shampoo e outros produtos que tenham ação matizadora. Esse tipo de cosmético tira o tom amarelo e deixa os cabelos com aspecto mais claro e natural.
Por fim, proteja sempre os cabelos da ação de fatores externos, como o sol, e do uso prolongado de prancha e modeladores, com protetor térmico e solar.
Seguindo essas dicas você vai ter cabelos com mecha maravilhosos e bem cuidados sempre!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *