Talitha Benjamin

Memorização dos cachos: o que é e como usá-la seu favor

Pode parecer meio absurdo, mas você sabia que o seu cabelo tem memória? É verdade. Ele registra os movimentos de estímulo realizados na hora da aplicação de produtos e, por essa razão, a memorização dos cachos é importantíssima para garantir aquela definição incrível que vai durar por muito tempo.

Geralmente, o cabelo cacheado é tratado como se tivesse uma curvatura mais reta e, dessa forma, os movimentos realizados na aplicação de máscaras, condicionadores e cremes são movimentos rígidos, retos, que puxam o cabelo para baixo e esticam os fios. No entanto, esse tipo de movimento é o exato oposto do que é necessário para estimular os diferentes tipos de cachos.

Quer saber como funciona a “memória” e como ativá-la no seu cabelo cacheado? Confira abaixo.

Como definir os cachos através da memorização

Memorização de cachos

Uma finalização de qualidade garantirá a melhor definição para os cachos, já que estimular a curvatura é a melhor forma de ativar a memória dos fios. Ou seja: quanto mais movimentos de estímulo você realizar nos cachos, mais fácil será para obtê-los e mais definidos eles ficarão.

A técnica de definição mais famosa é a fitagem, favorita pelas cacheadas e crespas por garantir um resultado incrível e ser super fácil de reproduzir. Ela consiste em aplicar um creme de pentear ou finalizador nos fios (tomando cuidado com a quantidade), separá-los em “fitas” e, em seguida, massageá-los com a ponta dos dedos, amassando bem o cabelo para ativar os cachos.

Para os cabelos em transição capilar, a definição perfeita é algo bem mais difícil de se conquistar devido ao estado fragilizado do cabelo, que se divide em duas texturas. Nestes casos, o bigudinho também pode ajudar a ativar a curvatura dos fios. Essa texturização é realizada com acessórios que ajudam a ativar a curvatura natural.

Trate os cachos com carinho!

cabelo cacheado

Independentemente do tipo de finalização ou texturização escolhida, é importante pensar no cabelo cacheado da forma como ele é: um cabelo com curvatura – pouco ou muito acentuada -, com texturas diferentes, que precisam ser estimuladas e ativadas através dos movimentos com as mãos.

Por isso, se você deseja que os seus cachinhos vivam livremente, estimule a memorização dos cachos nos cuidados diários: nada de esticar o cabelo para baixo ou de apostar em alisamentos ou relaxamentos que alterem a estrutura da curva. Dessa forma, a curvatura dos fios será preservada e os seus cachos permanecerão lindos e bem definidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *