Talitha Benjamin

Memorização dos cachos: o que é e como usá-la seu favor

Pode parecer meio absurdo, mas você sabia que o seu cabelo tem memória? É verdade! Ele registra os movimentos de estímulo realizados na hora da aplicação de produtos e, por essa razão, a memorização dos cachos é importantíssima para garantir aquela definição incrível que vai durar por muito tempo.

Geralmente, o cabelo cacheado é tratado como se tivesse uma curvatura mais “reta” e os movimentos realizados na aplicação de máscaras, condicionadores e cremes são rígidos e puxam o cabelo para baixo, esticando os fios. No entanto, esse tipo de movimento é o exato oposto do que é necessário para estimular os diferentes tipos de cachos.

Quer saber como funciona a “memória” e como ativá-la no seu cabelo cacheado? Confira abaixo!

Como definir os cachos através da memorização

Memorização de cachos

Uma finalização de qualidade garantirá a melhor definição para os cachos, já que estimular a curvatura é a melhor forma de ativar a memória dos fios. Ou seja: quanto mais movimentos de estímulo você realizar nos cachos, mais fácil será para obtê-los e mais definidos eles ficarão!

A técnica de definição mais famosa é a fitagem, favorita pelas cacheadas e crespas por garantir um resultado incrível e fácil de reproduzir. Ela consiste em aplicar um creme de pentear ou finalizador nos fios (tomando cuidado com a quantidade), separá-los em “fitas” e, em seguida, massageá-los com a ponta dos dedos, amassando bem o cabelo para ativar os cachos.

Para os cabelos em transição capilar, a definição perfeita é algo bem mais difícil de se conquistar devido ao estado fragilizado do cabelo, que se divide em duas texturas. Nestes casos, o bigudinho também pode ajudar a ativar a curvatura dos fios. Essa texturização é realizada com acessórios que ajudam a ativar a curvatura natural.

Produtos para usar como memorizador de cachos

Além das técnicas que estimulam a memória do cabelo usando apenas os movimentos das mãos, você também pode usar os produtos para cabelos cacheados e crespos como seus aliados. A dica é investir no Creme para Pentear Definição Máxima da Salon Line, que proporciona cachos super curvados, além de desembaraço total e controlo do frizz.

Se quiser ainda mais definição, você ainda pode apostar na misturinha desse creme com a Gelatina #todecacho Mais Definição Transição Capilar, que ativa até mesmo os cachos que estão em transição e com diferentes texturas no cabelo. Basta unir a mesma quantidade de cada produto, misturar e aplicar nos fios para garantir cachinhos mega definidos.

O que fazer para retornar aos cachos depois de fazer progressiva

Fazer memorização para voltar o cabelo cacheado

Com o forte movimento de aceitação do cabelo crespo, tem sido cada vez mais normal encontrar mulheres que querem retornar aos cachos depois de investir em técnicas de alisamento, como a escova progressiva, por exemplo. Para ter as molinhas de volta, o primeiro passo é parar com a química no cabelo.

O processo de recuperação dos cachos – ou crespos – recebe o nome de transição capilar justamente porque se trata de uma verdadeira mudança para os fios. O tempo de cada transição varia bastante, mas é possível acelerá-la enfrentando o big chop, “grande corte” que vai remover toda a parte alisada do cabelo, deixando apenas a que já forma cachos.

Outra opção para remover os resíduos químicos de forma mais rápida é fazendo lavagens com um shampoo antirresíduos, que acelera a retirada de todas as impurezas do cabelo. Também será necessário investir nos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução não apenas para combater o ressecamento, mas também para devolver nutrientes que promovem aos fios um crescimento saudável.

E, claro, se você deseja que os seus cachinhos vivam livremente, não deixe de estimular a memorização dos cachos nos cuidados diários: nada de esticar o cabelo para baixo ou de apostar em alisamentos ou relaxamentos que alterem a estrutura da curva. Dessa forma, a curvatura dos fios será preservada e os seus cachos permanecerão lindos e bem definidos!

5 comentários neste post

  1. SONIA MARIA AFONSO ARAUJO DE ANDRADE disse:

    Parabéns! Orientação perfeita. Desconhecia a forma de manusear meus cabelos que são crespos.

    1. Caio Costa disse:

      Muito obrigada, Sonia! Agora é colocar essas dicas em prática e arrasar no cabelão!

  2. Joice disse:

    O que fazer para retornar aos cachos depois de fazer progressiva

    1. Caio Costa disse:

      Joice, para a recuperação das molinhas você terá de passar pela transição capilar, que na da mais é do que abster-se do uso de produtos de transformação como, por exemplo: Progressivas, Relaxamentos, Alisamentos, Selagens, Colorações e afins.
      Mas primeiro é importante que você entenda um pouquinho mais sobre o que é a “Transição Capilar”, vem saber mais aqui no nossa blog, acesse: https://todecacho.com.br//?s=Transi%C3%A7%C3%A3o+Capilar. ❤️

  3. Joice disse:

    O que fazer pra recuperar os cachos depois de fazer progressiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *