Tayla Pinotti

Mitos e verdades sobre cabelo alisado

cabelo alisado

Escova progressiva, botox capilar, escova marroquina são só alguns dos procedimentos químicos disponíveis nos salões de beleza para quem quer alisar o cabelo.

Eles são responsáveis por modificar a estrutura dos fios, deixando qualquer curvatura ondulada, cacheada ou crespa na forma alisada.

Apesar de já ser comum ver por aí muitas mulheres com o cabelo alisado, ainda existem muitos mitos acerca deste tipo de cabelo.

Por isso, separamos uma lista com mitos e verdades sobre o cabelo alisado. Confira abaixo!

Cabelo alisado é mais fácil de cuidar

Mito. Muitas mulheres decidem alisar os fios porque acreditam que é mais fácil cuidar de um cabelo alisado do que de um cabelo com curvatura, mas isso não é verdade. As técnicas de alisamento deixam os fios fragilizados e, consequentemente, é necessário dobrar os cuidados e tratamentos para manter o cabelo sempre saudável.

O cabelo masculino alisado não precisa dos mesmos cuidados

Mito. Homens também alisam o cabelo, porém muitos acreditam que, por terem um cabelo mais curto, não é necessário cuidar da mesma forma. No entanto, por mais que seja um cabelo alisado curto, os cuidados e tratamentos são indispensáveis.

Reconstrução é o principal tratamento para quem tem cabelo alisado

Verdade. Todos os tratamentos capilares são fundamentais para quem alisa os fios, mas a reconstrução é a mais indicada entre todos. Isso porque ela é responsável por repor a proteína e as propriedades naturais dos fios que acabam sendo perdidas com os procedimentos químicos de alisamento.

O cabelo alisado deve ser lavado com shampoo sem sulfato

Verdade. Alguns ingredientes presentes nos shampoos de limpeza capilar podem ser prejudiciais para os fios, como no caso do sulfato, que funciona como uma espécie de “detergente” que limpa, mas resseca o cabelo. Por isso, o ideal é usar sempre shampoos e condicionadores liberados e específicos para cabelos alisados.

Cabelo alisado não pode ser colorido

Mito. É verdade que quem alisa o cabelo deve evitar carregar os fios com outros procedimentos químicos como a coloração, por exemplo, mas é possível colorir os fios, sim. Para isso, basta optar por tonalizantes, produtos sem amônia que são menos agressivos para os fios.

Não é indicado fazer permanente no cabelo alisado

Verdade. Com o desejo de conquistar uma curvatura de cabelo mais aberta, muitas mulheres alisam o cabelo para depois tentarem apostar no permanente. No entanto, não é indicado fazer esses dois procedimentos no cabelo ao mesmo tempo, principalmente porque o permanente não é compatível com outras químicas. É preciso esperar pelo menos sete meses antes de usar o permanente afro nos cabelos com relaxamento, alisamento ou coloração. Sendo assim, não é indicado usar em cabelos com guanidina, hidróxidos de sódio e lithium, formol, henê ou coloridos. A amônia não é compatível com nenhuma outra química, então, não arrisque!

O cabelo alisado nunca mais voltará a sua forma natural por completo

Mito. As químicas alisantes modificam a estrutura do cabelo, mas isso não quer dizer que um cabelo alisado nunca mais voltará a sua forma natural. É possível voltar a ter fios com curvatura depois de passar por todo o processo de transição capilar, que consiste justamente em parar com os procedimentos químicos e deixar o cabelo crescer até atingir sua forma natural.

Agora você está pronta para decidir entre alisar seu cabelo ou mantê-lo como está. Deixe um comentário nos contando sua decisão? Mal podemos esperar para descobrir.

2 comentários neste post

  1. Silmara Dias disse:

    Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!

  2. Rosimeri disse:

    Dicas preciosas para o nosso cabelo alisado , adorei. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *