Tayla Pinotti

Mitos e verdades sobre o cabelo branco

cabelo branco

Arrancar um fio de cabelo branco faz outros fios crescerem nessa cor? Cabelos brancos aparecem só depois dos 30 anos de idade? Estresse causa o aparecimento de fios brancos?

Essas e outras perguntas são comuns quando se fala sobre cabelo branco, afinal, ainda há muita desinformação sobre o assunto que, na maioria das vezes, é tratado como um tabu.

Para desmistificar algumas questões acerca do tema, veja abaixo a lista com mitos e verdades sobre o cabelo branco.

Arrancar um fio branco faz outros fios crescerem nessa cor

Mito. Essa é uma teoria que não tem nenhum embasamento científico, o que significa que, se você arrancar um fio de cabelo branco, não vão aparecer outros vários no mesmo lugar.

Cabelos brancos aparecem só depois dos 30 anos de idade

Mito. Cabelos brancos costumam aparecer a partir dos 35 anos, mas a genética, o estresse excessivo e até mesmo uma má alimentação podem contribuir para o aparecimento precoce deles.

O cabelo branco pode ficar amarelado com o tempo

Verdade. Essa alteração de cor acontece por causa da oxidação natural dos fios e também pode ser acelerada se o cabelo entrar em contato com produtos químicos ou com água de piscina com cloro. A dica para evitar e prevenir o amarelamento é fazer a matização usando shampoos ou máscaras com pigmento violeta.

Mulheres têm mais cabelos brancos do que homens

Mito. O sexo não tem influência nenhuma na pigmentação dos fios. O que acontece é que mulheres costumam ter o cabelo mais comprido e isso dá a impressão de que elas têm mais cabelos brancos.

O cabelo branco é mais ressecado

Verdade. Devido à perda de melanina, os fios brancos acabam ficando com aparência ressecada e com mais frizz. Por este motivo, é fundamental investir em tratamentos como hidratação e nutrição, além de não dispensar o uso de um bom protetor térmico antes de usar ferramentas de calor como secador, prancha e modelador de cachos.

Cabelos brancos são mais rebeldes do que os fios com pigmentação

Verdade. Por terem menos carga de proteínas, os fios brancos tendem a ser mais irregulares e difíceis de arrumar. Além disso, eles podem ser mais “arrepiados” e quebradiços.

Cabelo branco é sinal de desleixo

Mito. Um movimento de aceitação dos cabelos grisalhos está ganhando força entre homens e mulheres que estão cansados de negar sua própria natureza. Por muito tempo, ter fios brancos foi considerado desleixo, mas agora aceitar madeixas brancas sem apostar em tinturas é sinônimo de resistência. Clique e confira como adorar o cabelo crespo grisalho.

3 comentários neste post

  1. Amei o post <3. Parabéns! Amei de verdade <3

  2. Conceiçao pessoa disse:

    Amei os mitos e verdades !! Parabéns

    1. Caio Costa disse:

      Conceição, é ótimo conhecer mais sobre os cabelos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *