Thauany Lima

Como evitar danos à pele e a saúde sem deixar de comer chocolate na páscoa

chocolate da espinha mito ou verdade

Uma das datas mais gostosas do ano é a páscoa, cheias de possibilidades de sabores e formatos diferentes de chocolate. Contudo, nesse período é onde se produz maior oleosidade cutânea, causada pelo consumo excessivo de açúcar e gorduras.
Não foi comprovado que inserir chocolate dá espinha, a Dr. Fernanda Nichelle, médica especialista em estética, explica esse assunto: “Nenhum estudo científico indexado na literatura médica conseguiu provar isto. Ao contrário, ele possui grande quantidade de antioxidantes, devido à alta concentração de alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e polifenóis, o que pode gerar muitos benefícios para a pele e saúde”.
O problema do chocolate é apenas as gorduras e o açúcar, encontrados principalmente nas versões brancas e ao leite, como esclarece a dermatologista Dra. Claudia Marçal: “Alimentos com gorduras, açúcares e hidratos de carbono, como os chocolates ao leite e branco, têm alto índice glicêmico. Muitos estudos sugerem que a alta carga glicêmica na dieta habitual está envolvida com a ocorrência e gravidade da acne em pacientes predispostos”.
Mas o consumo do doce na páscoa não é de todo mal, já que tem o aminoácido triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro, elemento responsável pelo bem-estar e felicidade. Além disso, o chocolate também fornece energia imediata ao corpo, ajudando na execução das tarefas diárias.

serotonina hormônio do bem-estar

Serotonina, o hormônio do bem-estar

Levando em conta a quantidade de benefícios que a guloseima traz ao corpo e, o seu sabor irresistível, separamos algumas dicas para você não deixar de comer chocolate na páscoa com medo de prejudicar a saúde e a pele. Confira!

Tudo em excesso faz mal

É exatamente isso, tudo que é consumido em excesso faz mal a saúde, seja ferro, proteína, vitaminas, entre outros.
O chocolate não é diferente, além de conter cerca de 30% a 50% de açúcar em sua composição (dependendo do tipo), ele também traz grande quantidade gorduras, sendo contraindicado para pessoas acima do peso ou portadoras de diabetes.
Para evitar alguns problemas de saúde após o feriado, o ideal é consumir a guloseima moderadamente que, de acordo com especialistas, 30 gramas ao dia é o ideal. No entanto, é uma realidade longe de ser cumprida na páscoa, certo?

Por isso, a indicação dos experts para o pré e pós-feriado é a seguinte:

  1. Fazer limpeza de pele com uma dermatologista de confiança após a data;
  2. Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete para acne;
  3. Aplicar secativos para restabelecer a saúde da pele inflamada;
  4. Coma peixe no feriado – as vitaminas do alimento ajudam a manter a pele vistosa e a saúde do corpo em perfeito estado;
  5. Consuma bastante líquido, exceto álcool;
  6. Escolha um ovo de páscoa com valor calórico baixo;
  7. Prefira chocolates sem castanhas e avelã, já que são menos gordurosos.

Chocolate amargo é a solução

A Dra. Nichelle indica o chocolate amargo como alternativa saudável no feriado de páscoa, já que ele apresenta 70% de cacau em sua composição. “Geralmente, ele é produzido com as próprias sementes do cacau, sem adição de leite. Por isso, consegue concentrar de forma muito mais expressiva as suas propriedades antioxidantes. Sem dúvidas, é a melhor opção”.

Confira os inúmeros benefícios do chocolate amargo para à saúde:

  1. Ajuda no controle do colesterol (ajuda a aumentar o bom colesterol);
  2. Reduz a pressão arterial (promove a dilatação das artérias);
  3. Diminui o risco ao câncer (os antioxidantes do chocolate evita a oxidação excessiva que aumenta a possibilidade da doença);
  4. Cuida e protege a pele (suas ações antioxidantes protegem a pele da radiação do sol).

As vantagens vão depender da cada um

As gorduras e o açúcar do chocolate dão espinha e causam outros prejuízos ao corpo, principalmente no caso dos diabéticos e de pessoas com excesso de gordura. No entanto, suas vantagens são enormes, tanto que os médicos indicam o consumo do alimento diariamente.
Todas as pessoas podem gozar de algum tipo de chocolate, em alguns casos, sob a orientação de um profissional da saúde. Mas, já está mais que comprovado a felicidade e a sensação de prazer que o chocolate traz.
Por isso, aproveite a páscoa da melhor maneira possível, sem agredir o organismo ou ficar com arrependimento no dia posterior.
Faça a escolha certa do produto e siga as dicas de como manter a pele incrível nesse período do ano, ok?

Como evitar danos à pele e a saúde sem deixar de comer chocolate na páscoa
5 (100%) 4 vote[s]

1 comentário neste post

  1. Muito obrigado pelas informações, me ajudaram bastante! Agora vou acompanhar mais os posts, já mostrei aqui para minha esposa ela ficou surpresa também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *