Talitha Benjamin

Mitos sobre beleza que precisam acabar imediatamente

Dicas de beleza

Os cuidados com a pele e com a beleza, em geral, existem desde civilizações muito antigas e permanece até os tempos atuais. Inclusive, nunca se falou tanto sobre skincare e nunca houveram tantas opções de produtos e procedimentos para se atingir o resultado estético desejado. Junto com isso, porém, muitos mitos sobre beleza acabaram surgindo.

Muitas sabedorias populares ainda são reproduzidas quando o assunto são as dicas de beleza, como por exemplo, a crença altamente disseminada de que é preciso lavar o cabelo com shampoo duas vezes – quando, na verdade, apenas um cabeleireiro pode dizer a melhor forma de utilizar esse produto depois de analisar cada fio.

Para entender melhor quais são os procedimentos mais praticados que não passam de crendices, trouxemos 6 mitos sobre beleza que precisam acabar imediatamente. Confira!

Pele negra não precisa de protetor solar

Mitos de beleza

Apesar da pele negra possuir uma maior resistência aos danos solares por causa da alta concentração de melanina, a exposição solar em excesso pode, sim, causar danos à ela. O aparecimento de manchas é o principal deles, já que acometa justamente quem a pele mais escura, que também pode desenvolver melasma mais facilmente. A dica é apostar em filtros solares com o FPS mais baixo, mas jamais deixar de usá-los.

Peles oleosas não precisam de cremes de hidratação

Muita gente acha que utilizar cremes hidratantes em peles oleosas vai aumentar a produção de óleo, quando na verdade, acontece o contrário: uma pele ressecada estimula a produção de glândulas sebáceas, responsáveis por produzir mais óleo e entupir os poros, causando as tão temidas acnes e cravos. A dica é investir em fórmulas em gel, que são mais secas e possuem doses perfeitas de hidratante para pele oleosa.

O crescimento de cabelos brancos depende de genética

Tecnicamente não é um mito, já que a genética tem uma grande influência na quantidade de cabelos brancos, mas não é só isso: o estresse causado por alterações hormonais e a falta de vitaminas e minerais também podem acelerar o processo. Outro mito sobre cabelo branco é que arrancar um fio grisalho fará com que todos ao redor dele fiquem brancos também. O que acontecerá na verdade, é apenas a reposição do fio arrancado.

Refrigerante causa celulite

O refrigerante não é o único responsável pelo aparecimento da celulite. Qualquer alimento ou bebida ricos em sódio (incluindo o refrigerante) aumentam a retenção de líquidos, logo, contribuem para o aparecimento da celulite e para o ganho de peso.

Usar maquiagem todo dia faz mal para a pele

Pele perfeita

O uso diário de maquiagem não é exatamente o que faz mal para a sua pele. O que é prejudicial é não tirá-la antes de dormir! Isso porque, durante a noite, a pele precisa estar livre de bloqueios para poder respirar e a make impede que isso aconteça. Além disso, outro erro é só apostar no uso de produtos de beleza diário, esquecendo dos que protegem e hidratam.

Os produtos de beleza devem ser trocados de tempos em tempos pois a pele se acostuma a eles

Na realidade, mudar com frequência os produtos utilizados pode ser estressante para a pele ou para os cabelos, já que nem todo cosmético funcionará bem. Os cuidados com a beleza não precisam ser substituídos e sim adaptados às condições do tempo. Por exemplo: no verão, há a necessidade de proteger-se do sol, quando no inverno, há a questão do ressecamento e das baixas temperaturas. Fique atenta às temperaturas e troque apenas quando for necessário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *