Thauany Lima

Cansou do sutiã? Descubra os principais mitos populares sobre o uso da peça

Qual menina não lembra do modelo do primeiro sutiã, certo? Essa peça está há tanto tempo na vida das mulheres que algumas praticamente consideram ela uma parte do corpo.
Há quem não goste de sair de casa sem ele, mas também existem as que não acham necessário o uso diário dele. Contudo, os mitos sobre o uso do sutiã atormentam as meninas desde as gerações mais antigas.
Para ajudar a desconstruir algumas lendas sobre a peça, separamos os principais argumentos usados pelas nossas avós, referente ao uso do objeto. Confira!

Não usar sutiã pode deixar os seios flácidos

Um dos primeiros mitos que escutamos quando criança é referente ao mal que a gravidade faz para os nossos seios, o que torna necessário o uso do sutiã.
Essa orientação é totalmente equivocada, já que o utensílio não tem a finalidade de evitar flacidez, apenas sustentar as mamas para prevenir problemas na coluna – isso dependendo do tamanho das mamas.

Dormir de sutiã deixa os seios mais “firmes”

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dr. Carlos Burnett, cirurgião plástico de Nova Jersey (Estados Unidos), não há comprovação que a peça traga firmeza aos seios durante a noite ou o dia, no entanto, causa incômodo durante o sono para a maioria das mulheres.
Quando a mulher está deitada, o objetivo do sutiã – que é sustentar as mamas – acaba sendo dispensável, já que a posição não impacta na gravidade.

Sutiã de bojo e arame pode causar câncer

Esse mito persegue as mulheres desde a década de 90. A origem ainda é desconhecida, mas muitas acreditam que o acessório prejudica a circulação e acumula toxinas nos tecidos corporais desta região.
Não há comprovação sobre a veracidade dessa informação, isso porque não houve especialista que achasse relevante uma investigação mais apurada sobre o assunto.

As mulheres com seios grandes não podem deixar de usar

Esse mito perpetua há décadas, porém, tem um pouco de verdade! As mulheres que sofrem com dores nas costas, causadas pelo volume dos seios, deve usar a peça para dar sustentação a coluna vertebral e evitar problemas mais graves.
Contudo, a regra só se aplica a quem sente incômodo e dores na região, o uso não é necessário em todos os casos.

Todas as mulheres devem usar, sem exceção

Seja por motivos de saúde ou pudor, as mulheres são condenadas a cobrir as mamas há décadas, já que é um órgão visto como “sexual” pela sociedade patriarcal.
Ficar sem sutiã e com os mamilos “acesos” ainda causa desconforto em muitas pessoas, mesmo sendo uma condição natural do corpo feminino.
A obrigatoriedade social sobre o uso do sutiã vem despertando cada vez mais militantes do movimento feministas, que além dessa pauta, exigem a liberdade de escolha e respeito sobre seus corpos.
Diante desse debate sobre sutiã, que tal conhecer um pouco mais os tipos de seios? Descubra as variedades de formatos e qual é o seu tipo de mama.

Cansou do sutiã? Descubra os principais mitos populares sobre o uso da peça
4.7 (93.33%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *